Neste glossário apresentamos algumas das principais ideias debatidas pelo movimento do Altruísmo Eficaz.

Altruísmo Eficaz (em inglês, effective altruism): filosofia e movimento social dedicado a descobrir como ajudar os outros, tendo o maior impacto possível, fazendo uso da razão e de evidências. Leia também Orientação de carreira para a promoção do Altruísmo Eficaz. Relacionado: Construção do Altruísmo Eficaz.

Principais temas:

Por Ordem Alfabética

Abordagem de portfólio (em inglês, portfolio approach): A abordagem de portfólio dá um maior valor à experimentação e ao aprendizado na escolha de carreiras. Se uma pessoa seguir um caminho inexplorado para causar impacto (tal como uma escolha de carreira incomum), todos os outros na comunidade saberão se esse caminho foi bem-sucedido ou não. Também pode dar um valor muito maior à especialização: uma comunidade de três pessoas pode precisar apenas de generalistas, mas uma comunidade de milhares precisará de pessoas com habilidades especializadas específicas. A abordagem de portfólio também torna mais fácil ver como você poderá ter um impacto com sua carreira. Se você considerar apenas o que pode alcançar pessoalmente, é fácil sentir-se impotente diante de enormes problemas internacionais, tal como aquecimento global e patógenos modificados. Mas se, em vez disso, você se perguntar: “Faríamos progressos nas ameaças pandêmicas se houver centenas de pessoas motivadas e inteligentes trabalhando nisso?” Parece claro que a resposta é sim (adaptado de MACASKILL, What we Owe the Future). Relacionado: Carreiras, Coordenação altruística, Metodologia ACB.

Ajuda externa (em inglês, foreign aid): Transferência de capital, bens ou serviços de um país ou organismo internacional para o governo ou população de outro país. Relacionado: Melhoria de tomada de decisão institucional, Pobreza global, Saúde global.

Alarme de Incêndio: veja Sinal de advertência.

Alimento resiliente (em inglês, resilient food): Soluções de alimentos resilientes são os alimentos, métodos ou intervenções de produção de alimentos que permitiriam uma disponibilidade de alimento significativa face a um choque alimentar global catastrófico. Sinônimos: Alimento alternativo, Alimento de emergência.

Alinhamento da IA (em inglês, AI alignment): pesquisa sobre como “alinhar” os sistemas de Inteligência Artificial (IA) aos objetivos humanos e morais. Relacionado: Inteligência Artificial, Segurança de IA.

Alternativas para produtos animais (em inglês, research into animal product alternatives): Criar alternativas mais atraentes à carne, laticínios e ovos pode ajudar a encorajar mais pessoas a reduzir o consumo destes produtos, e assim reduzir o sofrimento causado pela pecuária industrial. Relacionado: Carne artificial.

Altruísmo entusiasmado vs. obrigatório (em inglês, excited vs. obligatory altruism): Pontos de vista contrastantes a respeito dos motivos para se engajar no altruísmo eficaz. De acordo com o altruísmo obrigatório, devemos agir altruisticamente porque essa é uma exigência moral e não ser altruísta seria moralmente errado. Por outro lado, o altruísmo entusiasmado afirma que ser capaz de fazer uma diferença mais significativa na vida de outras pessoas é uma oportunidade empolgante. Nessa abordagem, a ênfase recai sobre o fato de as ações altruísticas poderem ter um impacto altamente positivo sobre outras pessoas, bem como melhorar a vida do próprio altruísta. Leia também o texto: Altruísmo empolgado. Relacionado: Motivação Altruística, Ética.

Altruísmo imparcial (em inglês, impartial altruism): crença de que todas as pessoas têm o mesmo valor. É claro que é justo ter uma preocupação especial pela própria família, amigos e a própria vida. Mas, ao tentar fazer o maior bem possível, buscamos dar um peso igual aos interesses de todas as pessoas, independente de onde ou quando elas vivam. Isso significa focar nos grupos que são mais negligenciados, o que normalmente significa focar naqueles que não têm tanto poder para proteger seus próprios interesses. Relacionado: Neutralidade de causas

Altruísmo paciente (em inglês, patient altruism): Veja: Filantropia paciente.

Ano de vida ajustado (em inglês, adjusted life-years): Medida de valor de um ano de vida ajustado de maneira relevante para uma estimativa moral ou médica. Relacionado: Esperança de vida corrigida pela incapacidade – EVCI (em inglês, DALY -Disability Adjusted Life Years), Ano de vida ajustado pela qualidade (em inglês, Quality Adjusted Life Years – QALY), Carga Global de Doenças, Custo-eficácia, Ética, Curtoprazismo.

Ano de vida ajustado pela qualidade (em inglês, Quality Adjusted Life Years – QALY): métrica que combina duração de vida e qualidade de vida em um único número. Ela é composta por duas variáveis: o primeiro a quantidade de tempo que a pessoa costuma viver, conforme seu estado de saúde. A outra variável é como as pessoas se sentem naquele estado de saúde. A forma como se sentem em perfeito estado de saúde equivale a um valor de 1 (ou 100%). A morte recebe uma utilidade de 0 (ou 0%), e em algumas circunstâncias é possível acumular números negativos para refletir um estado de saúde considerado “pior que estar morto”. Relacionado: Esperança de vida corrigida pela incapacidade – EVCI (em inglês, DALY), Ano de vida ajustado, Carga Global de Doenças.

Antropia (em inglês, anthropics): estudo dos efeitos da nossa seleção de observações (observation selection effects). Explicando: trata-se de quando a evidência apresentada foi pré-filtrada pela condição de que houvesse algum observador devidamente posicionado para “receber” a evidência. Sinônimos: Princípio antrópico, Viés antrópico, Suposição de autoamostragem (Self-Sampling Assumption). Relacionado: Sombra antrópica, Viés cognitivo. Obs.: não confundir com o sentido dado em outras áreas, por ex., em geografia e ecologia, antropia é o estudo da ação do ser humano sobre o meio ambiente.

Aposta altruística (em inglês, altruistic wager): argumento que procura estabelecer o seguinte: um agente deve agir como se uma conclusão fosse verdadeira porque, dado o que sabemos, essa parece ser a decisão correta a partir de uma perspectiva ética, mesmo que de fato a conclusão pareça provavelmente não ser verdadeira. Relacionado: Ética.

Aprimoramento cognitivo (em inglês, cognitive enhancement): Ampliação ou extensão das capacidades mentais essenciais por meio de aperfeiçoamento ou aumento dos sistemas interno ou externo de processamento de informação.

Aprisionamento de valores (em inglês, value lock-in): estado no qual os valores que determinam o futuro no longo prazo da vida originada na Terra não podem mais ser alterados. Relacionado: Momentos de plasticidade, Mudanças de valores.

Aptidão pessoal (em inglês, personal fit): Uma tentativa de mensurar as chances de uma pessoa se destacar em um trabalho específico. Formalmente, pode ser definida como a razão entre a produtividade da pessoa no trabalho e a produtividade média de outros candidatos que provavelmente poderiam assumir essa mesma função.

Aquecimento Global (em inglês, global warming): No sentido mais importante para o altruísmo eficaz, refere-se a mudanças em larga escala nos padrões climáticos que resultam de emissões de gases do efeito estufa, tais como dióxido de carbono e metano, principalmente devido ao consumo de combustíveis fósseis. O aquecimento global pode resultar — e até certo ponto já está resultando — em aumento dos desastres naturais, aumento da insegurança hídrica e alimentar, ampla extinção das espécies e perda de habitat. Sinônimos: Mudanças Climáticas (climate change). Relacionado: Orientação de carreira para o problema do Aquecimento Global, Tópicos do blog sobre Aquecimento Global.

Argumento da simulação (em inglês, simulation argument): Argumento de que estariamos vivendo em uma simulação. O argumento simplificado é esse: se a humanidade vier a alcançar um estágio no qual poderá fazer simulações suficientemente realistas de sua própria história e então decidir executar tais simulações, então é quase certo que estariamos vivendo essa simulação. Sinônimos: Hipótese da Simulação, Simulismo.

Argumento do juízo final (em inglês, doomsday argument): argumento que defende que em breve a espécie humana será extinta, porque, de outra forma, a geração atual de seres humanos estará entre as primeiras a viver, o que é, por princípio, muito improvável. Relacionado: Longoprazismo.

Arma de destruição em massa (em inglês, weapon of mass destruction – WMD): arma cujo poder de destruição excede em muito o poder dos armamentos convencionais. As armas de destruição em massa modernas são armas nucleares, biológicas ou químicas. Relacionado: Inverno nuclear.

Arma autônoma (em inglês, autonomous weapon): sistema de armas que, ao ser ativado, pode selecionar e atacar alvos sem qualquer intervenção de um operador humano.

Arquitetura da escolha (em inglês, nudge): tentar direcionar a decisão das pessoas para os melhores resultados sociais, sem desrespeitar sua liberdade de escolha. Uma tradução mais informal seria “empurrãozinho”. Relacionado: Desenvolvimento randomista, Viés Cognitivo.

Assalto de Pascal (em inglês, pascal’s mugging): Exercício intelectual destinado a discutir um problema da teoria do valor esperado. Um agente racional deve escolher ações cujos resultados, quando ponderados por sua probabilidade, tenham maior utilidade. Mas alguns resultados muito improváveis ​​podem ter utilidades muito grandes, e essas utilidades podem crescer mais rápido do que a probabilidade diminui. Portanto, o agente deve se concentrar mais em casos muito improváveis ​​com recompensas implausivelmente altas; isso leva primeiro a escolhas contra-intuitivas e, em seguida, à incoerência, pois a utilidade de cada escolha se torna ilimitada. Relacionado: Racionalidade.

Ativismo moral (em inglês, moral advocacy): conjunto de atividades destinadas a promover valores morais considerados benéficos.

Auto-aperfeiçoamento recursivo (em inglês, recursive self-improvement): refere-se à propriedade de melhorar a própria capacidade de melhorar a si mesmo. É uma abordagem à Inteligência Artificial Geral que permite a um sistema fazer ajustes na sua própria funcionalidade resultando num melhor desempenho. O sistema poderia então retroalimentar-se com cada ciclo atingindo níveis cada vez mais elevados de inteligência. Um agente pode se autoaperfeiçoar e obter uma sucessão linear de melhorias, contudo, se for capaz de melhorar sua capacidade de fazer autoaperfeiçoamentos, então cada etapa produzirá exponencialmente mais melhorias do que a anterior. (Leia mais aqui). Relacionado: Inteligência Artificial, Explosão da Inteligência.

Automação (em inglês, automation): uso de máquinas em tarefas anteriormente desempenhadas por humanos.

Auxílio e Paternalismo: uma objeção a ajuda por ONGs internacionais é que elas seriam paternalistas. Seus programas pressupõem que agências internacionais de desenvolvimento e doadores de países de alta renda conseguem entender e resolver os problemas de indivíduos em países em desenvolvimento melhor do que estes indivíduos ou seus governos. Uma abordagem interessante para evitar esse problema é optar por transferências de dinheiro diretamente aos mais pobres. Relacionado: Pobreza Global

Avaliação de impacto (em inglês, impact assessment): Processo estruturado para avaliar o impacto de uma intervenção. A avaliação de impacto pode focar no impacto estimado de uma intervenção (ex-ante ou avaliação de impacto prospectiva) ou no seu impacto real (ex-post ou avaliação de impacto retrospectiva). Relacionado: Metodologia ITN, Custo-efetividade, Avaliação de Organizações, Priorização de Causas

Avaliação de organizações (em inglês, charity evaluation): Verificação das organizações filantrópicas para definir se devem receber financiamento. Normalmente inclui uma série de cálculos quantitativos de custo-efetividade e outras considerações, tais como a qualidade de sua equipe, sua teoria de mudança e sua capacidade de absorver mais financiamento (veja Espaço para mais Financiamento). Relacionado: Priorização de causas, Custo-efetividade, Avaliação de impacto, Certificado de impacto.

Avaliação de risco (em inglês, risk assessment): estimativa da probabilidade de um resultado adverso a partir da exposição a um risco específico. A avaliação de riscos faz parte do campo mais amplo da Gestão de riscos (risk management), que busca identificar, avaliar, monitorar e mitigar riscos.

Aversão ao risco (em inglês, risk aversion): preferência por recompensas menos arriscadas sobre recompensas mais arriscadas com o mesmo valor esperado.

Axiologia (em inglês, axiology): Ramo da ética normativa que se ocupa com o tipo de coisas e resultados moralmente bons ou intrinsecamente valiosos. Sinônimos: Teoria do bem, Teoria do valor (em um sentido mais especializado do termo). Relacionado: Ética.

Bem-estar (em inglês, wellbeing ou welfare): aquilo que é bom para uma pessoa, ou o que faz sua vida transcorrer bem ou que é do interesse de uma pessoa. É geralmente aceito que todas as visões morais plausíveis consideram o bem-estar como tendo valor intrínseco, com algumas visões – visões bem-estaristas – sustentando que nada além do bem-estar é intrinsecamente valioso. Relacionado: Bem-estar animal, Bem-estar dos animais selvagens, Bem-estarismo, Economia do bem-estar.

Bem-estar animal (em inglês, animal welfare): Animais atualmente compõem a vasta maioria dos seres sencientes. O número de animais mortos para o consumo chega a 2,8 trilhões por ano, e há muito mais animais no meio selvagem (Reese 2016). Embora muitos especialistas concordem que animais demonstram alguns sinais de senciência, ainda é uma questão em aberto quais deles são sencientes, e como deveríamos comparar o bem-estar entre as espécies. No entanto, o bem-estar dos animais é potencialmente uma questão de enorme importância. Relacionado: Senciência, Bem-estar, Alternativas para produtos animais, Bem-estar dos animais de fazenda, Bem-estar dos animais selvagens, Bem-estar dos crustáceos, Bem-estar dos invertebrados, Bem-estar dos peixes, Campanhas corporativas pelo bem-estar animal, Campanhas corporativas livres de gaiolas, Carne artificial, Criação intensiva de Animais, Expansão do Círculo Moral, Frangos, Lógica da despensa, Mudança de dieta, Problema da substituição por animais pequenos, Problema do comedor de carne.

Bem-estar de animais de fazenda (em inglês, farmed animal welfare): causa que foca no bem-estar de animais não humanos na pecuária industrial.

Bem-estar dos animais selvagens (em inglês, wild-animal welfare): Bem-estar de animais não humanos em condições naturais. Relacionado: Sofrimento dos animais selvagens, Bem-estar.

Bem-estar dos crustáceos (em inglês, crustacean welfare): estudo das intervenções destinadas a melhorar o bem-estar dos crustáceos.

Bem-estar dos invertebrados (em inglês, invertebrate welfare): estudo das intervenções destinadas a melhorar o bem-estar dos peixes.

Bem-estar dos peixes (em inglês, fish welfare): estudo das intervenções destinadas a melhorar o bem-estar dos peixes.

Bem-estar subjetivo (em inglês, subjective wellbeing): Medida autorreportada do bem-estar de uma pessoa. Relacionado: Ano de vida ajustado, Bem-estar, Consequencialismo.

Bem-estarismo (em inglês, welfarism): Ponto de vista axiológico que entende que apenas o bem-estar tem valor intrínseco. Relacionado: Consequencialismo, Utilitarismo, Bem-estar.

Bens públicos (em inglês, public goods): Bens ou serviços que estão abertos para uso de todos os membros de uma sociedade se forem oferecidos para todos. Bens públicos são não excludentes e não rivais, ou seja, são bens que, se forem oferecidos, nenhum membro da sociedade pode ser excluído do seu consumo, e para os quais o consumo por um membro não reduz a quantidade disponível para outros.

  • São bens públicos globais aqueles que a reserva de beneficiários alcança todo o globo.
  • São bens públicos globais intergeracionais. aqueles que a reserva de beneficiários alcança múltiplas gerações. Um exemplo de um bem público global intergeracional é a proteção contra riscos existenciais.

Sinônimos: bem social, bem coletivo.

Bilhões silenciosos: Veja Pessoas futuras.

Bioética (em inglês, bioethics): ramo da ética aplicada que estuda questões oriundas da medicina e das ciências da vida. Relacionado: Ética, Equidade de vacinas, Estudos de infecção humana controlada, Seleção embrionária iterada.

Biologia do bem-estar (em inglês, welfare biology): aplicação da biologia do bem-estar para identificar intervenções que afetam o bem-estar de animais silvestres.

Biossegurança (em inglês, biosecurity): procedimentos, práticas e outras medidas usadas para gerir os riscos de agentes biológicos (p. ex.: vírus, bactérias) ou seus produtos (p. ex.: toxinas). Leia também a Orientação de carreira para o problema da Biossegurança. Relacionado: Biovigilância, Ganho de Função, Prontidão para Pandemias.

Biotecnologia (em inglês, biotechnology): uso de organismos vivos e seus derivados para desenvolver produtos na medicina, na indústria e em outras áreas. Relacionado: Biossegurança, Biovigilância, Bioética.

Biovigilância (em inglês, biosurveillance): no contexto da biossegurança, é a detecção e o monitoramento de agentes biológicos para evitar ameaças biológicas. Relacionado: Biossegurança.

Busca da verdade (em inglês, open truthseeking): em vez de começar pelo compromisso com uma causa, comunidade ou abordagem, é importante pensar em diversas maneiras diferentes de ajudar, e tentar encontrar as melhores. Isso significa investir um tempo substancial em fazer deliberações e reflexões sobre as próprias crenças, estar sempre aberto e curioso por novas evidências e argumentos e estar pronto para mudar os pontos de vista muito radicalmente.

O altruísmo eficaz pode ser comparado ao método científico. A ciência é o uso de evidências e razão em busca da verdade — mesmo se os resultados sejam pouco intuitivos ou mesmo contrários ao que diz a tradição. A ciência é o uso de evidências e razão em busca da verdade — mesmo se os resultados sejam pouco intuitivos ou contrários ao que diz a tradição. O método científico baseia-se em ideias simples — isto é, que se deve testar nossas crenças — mas leva a uma imagem radicalmente diferente do mundo (p. ex.: a mecânica quântica). Da mesma forma, o altruísmo eficaz baseia-se em ideias simples — de que devemos tratar as pessoas igualmente e que é melhor ajudar mais pessoas do que menos — mas também leva a uma imagem não convencional e sempre em evolução do fazer o bem.

Cálculo no verso do envelope (em inglês, back-of-the-envelope calculation BOTEC): Sinônimo: conta de padaria, de boteco. Veja: Estimativa de Fermi.

Campanhas corporativas pelo bem-estar animal (em inglês, corporate animal welfare campaigns): campanhas que tentam convencer varejistas, restaurantes, fabricantes, serviços de alimentação, catering etc. a se comprometerem a usar apenas produtos animais de maior bem-estar. As empresas que não concordam em assumir tal compromisso quando solicitadas são alvo de campanhas nas mídias sociais, protestos e publicidade negativa que expõem a crueldade por trás dos produtos que a empresa usa ou produz. Para evitar a publicidade negativa, a empresa possivelmente concordará em assumir compromissos sem a necessidade da campanha pública. Até agora, o pedido mais comum foi parar de usar ovos provenientes de galinhas mantidas em gaiolas (veja abaixo).

Campanhas corporativas livres de gaiolas (em inglês, corporate cage free campaigns): Esforços para convencer as empresas da indústria de alimentos a deixar de usar gaiolas para confinar galinhas poedeiras (destinadas à produção de ovos). Os chamados “ovos livres de gaiola” são aqueles no qual as galinhas não estão presas no confinamento. Idealmente, as galinhas devem ter acesso a ninhos, poleiros entre outros itens de enriquecimento ambiental que proporcionam a ave manifestar seus comportamentos naturais da espécie, como ciscar, tomar banho de sol e areia, empoleirar, etc. Relacionado: Frangos, Bem-estar animal, Senciência.

Capital de carreira (em inglês, career capital): conjunto de recursos que aumenta o impacto futuro da carreira de uma pessoa. Consiste em habilidades, contatos, credenciais e tempo de experiência.

Captura antrópica (em inglês, anthropic capture): Método de controle de capacidade no qual uma inteligência artificial avançada pensa que pode estar em uma simulação e, dessa forma, tenta se comportar de maneira que possa ser recompensada pelos simuladores. Relacionado: Inteligência Artificial.

Carga Global de Doenças ou Fardo Global de Doenças (em inglês, Global Burden of Disease – GBD): A carga global de doenças é a carga coletiva de doenças produzida por todas as doenças pelo mundo. Relacionado: Ano de vida ajustado, Esperança de vida corrigida pela incapacidade – EVCI.

Carne limpa (em inglês, cultivated meat): carne produzida por cultura de células in vitro de células animais, em vez de animais abatidos. Ou seja, é uma carne que nunca foi parte de um animal vivo completo. A carne cultivada é produzida baseada em muitas das mesmas técnicas de engenharia de tecidos tradicionalmente usadas na medicina regenerativa. Sinônimos: Carne criada, Carne de cultura, Carne cultivada, Carne artificial ou Carne de laboratório. Recomendamos evitar o uso das duas últimas expressões para não dificultar a aceitação popular. Relacionado: Alternativas para produtos animais.

Carreiras: é a “jornada” metafórica de um indivíduo através do trabalho, do aprendizado, e de outros aspectos da vida, ainda que geralmente seja usada em referência ao primeiro aspecto. Uma pessoa trabalhará, em média 80.000 horas em vidas, por isso o projeto recebe esse nome. O projeto também busca orientá-lo sobre como usar essas horas para ajudar a resolver os problemas mais urgentes do mundo. Sabemos também que o senso de propósito é um fator chave para a satisfação pessoal, o que corrobora a ideia de que você deve buscar fazer o bem por meio de sua carreira e que isso o tornará uma pessoa mais feliz. Se você é novo neste site e gostaria de saber mais sobre como melhor tomar decisões de carreira, baseado em evidências científicas, recomendamos que você comece lendo o nosso Guia de Carreiras. Relacionado: Impacto no trabalho, Abordagem de portfólio, Aptidão pessoal, Capital de Carreira, Condições de apoio para satisfação na carreira, Escolha de carreira, Estrutura de carreira, Manter suas opções abertas, Metodologia ACB, Metodologia ITN, Priorização de Causas, Repetição espaçada, Substituibilidade.

Catástrofe existencial (em inglês, existential catastrophe): Evento que destrói o potencial da humanidade no longo prazo. Relacionado: Riscos-x, Longoprazismo.

Catástrofe existencial infernal (em inglês, hellish existential catastrophe): Catátrofe que não apenas destrói o potencial da humanidade no longo prazo mas também cria um valor negativo em uma escala astronômica. Sinônimo: Catástrofe hiperexistencial. Relacionado: Catástrofe existencial, Riscos-S, Hedonium.

Causa X (em inglês, Cause X): possível área ou causa atualmente negligenciada pela comunidade do altruísmo eficaz, normalmente devido a alguma forma de cegueira moral ou descuido básico, mas ainda mais importante do que todas as causas atualmente priorizadas por ela. Relacionado: Priorização de causas.

Cefaleia em salvas (em inglês, cluster headache): Distúrbio neurológico caracterizado por dores graves e recorrentes em um lado da cabeça. Tem sido descrito como “provavelmente uma das condições mais dolorosas conhecidas pela humanidade”.

Certificado de impacto (em inglês, certificate of impact): instrumento proposto por Paul Christiano que estaria no centro de um modelo de financiamento. Certificados de impacto tentam aproveitar os benefícios do sistema de preços nos contextos altruístas, nos quais os preços, em geral, estão indisponíveis. Nesse modelo, o trabalho altruísta recebe parte ou todo seu financiamento após a conclusão, e não antes. Depois que um indivíduo ou organização concluir o trabalho que tenha tido impacto social positivo, ele poderá solicitar um certificado de impacto. Eles poderão então também vender este certificado para outra organização ou indivíduo. Após a venda, o novo detentor do certificado pode reivindicar o crédito pelo impacto do projeto, e a organização que realizou o projeto deve reconhecer que vendeu seu impacto. Este modelo foi proposto e testado por alguns membros da comunidade do Altruísmo Eficaz. Eles argumentam que esse modelo é melhor do que financiar projetos incompletos, pois permite pagamentos por resultados e não por esforço, o que criar melhores incentivos para aqueles que executam o projeto a fazer um bom trabalho. Eles também argumentam que conceder certificados de impacto pode ser mais simples e claro do que pré-financiar projetos. Relacionado: Avaliação de impacto, Avaliação de Organizações, Estudos Aleatórios Controlados, Eficiência do mercado da filantropia, Mercados para o Altruísmo.

Ceticismo em relação à IA (em inglês, AI skepticism): ceticismo sobre argumentos de que a inteligência artificial avançada representa um risco catastrófico ou existencial. Por exemplo, neste texto, Steven Pinker demonstra ceticismo quanto aos riscos apresentados pela IA. Relacionado: Inteligência Artificial.

Ceticismo para com a ajuda externa (em inglês, foreign aid skepticism): Ceticismo sobre o impacto de programas de ajuda estrangeira. Este texto, busca refutar os principais argumentos a favor dessa posição. Relacionado: Ajuda externa, Efetividade do auxílio, Doação eficaz.

Cidades modelo (em inglês, charter cities): unidades políticas semiautônomas dentro de um Estado atual e que tenham significativa autoridade administrativa e regulatória.

Ciência ambiental (em inglês, environmental science): área acadêmica interdisciplinar que estuda os problemas ambientais e os impactos humanos sobre o meio ambiente. Relacionado: Aquecimento global, Perda de biodiversidade.

Cláusula de lucro inesperado (em inglês, windfall clause): Mecanismo pelo qual as empresas de IA poderiam se comprometer a doar uma quantia significativa de algum eventual lucro extremamente grande.

Cognição animal (em inglês, animal cognition): Estudo das capacidades cognitivas de animais não humanos. Relacionado: senciência.

Colapso civilizacional (em inglês, civilizational collapse): Redução drástica no tamanho da população humana, ou na complexidade política, econômica ou social, praticamente em todo o mundo, por um longo período de tempo. Sinônimos: Colapso social ou Colapso societal.

Colapso do movimento (em inglês, movement collapse): Processo pelo qual movimentos sociais ou intelectuais, inclusive o movimento do altruísmo eficaz, podem ser extintos ou perder seu potencial.

Colonização espacial (em inglês, space colonization): estabelecimento de assentamentos humanos autossuficientes fora da Terra. O contexto longoprazista tende, especialmente, a focar na possibilidade de uma colonização interestelar, no estabelecimento de assentamentos fora do sistema solar. Relacionado: Governança espacial, Colonização interestelar.

Colonização interestelar (em inglês, space colonization): Estabelecimento de assentamentos fora do sistema solar. Relacionado: Governança espacial, Colonização espacial.

Comércio acausal (em inglês, acausal trade): Forma especulativa de cooperação entre agentes que não podem afetar intencionalmente ou se comunicar um com outro, mas podem prever as decisões um do outro com precisão suficiente para agir de forma que um beneficie o outro. Relacionado: Cooperação moral, Comércio moral, Coordenação altruística.

Comércio justo (em inglês, fair trade): comércio que cumpre com determinados padrões sociais, econômicos ou ambientais relacionados aos salários e condições para aqueles envolvidos na produção ou distribuição de bens, bem como ao movimento social destinado a garantir que esses padrões sejam alcançados. Relacionado: Ética do consumo pessoal.

Comércio moral (em inglês, moral trade): Processo pelo qual pessoas ou grupos com pontos de vista morais diferentes concordam em adotar uma ação ou trocar recursos a fim de chegar a resultados que sejam melhores a partir de uma perspectiva de todos os envolvidos.

Comparações interpessoais de bem-estar (em inglês, interpersonal comparisons of wellbeing): Comparações que envolvem níveis de bem-estar de pessoas diferentes. Por vezes, tais comparações são pressupostas em avaliações de resultados sociais e em explicações do comportamento humano. Sinônimo: Comparações interpessoais de utilidade.

Compensação moral (em inglês, moral offsetting): Prática de desfazer injustiças cometidas em uma área ao doar para organizações que trabalham nessas áreas ou estão envolvidas em outros atos relevantes de altruísmo. Sinônimo: Compensação ética.

Compromissos antecipados de mercado – CAM (em inglês, advance market commitment – AMC): é um contrato vinculante que é normalmente oferecido por um governo ou outra entidade financeirapara garantir um mercado viável para um produto, desde que ele tenha sido desenvolvido com sucesso. Foi usado com sucesso no desenvolvimento de uma vacina para COVID-19. Sinônimos: compromisso adiantado de mercado ou compromisso avançado de mercado. (No link há uma explicação detalhada de como funciona o mecanismo e como ele compara a patentes, financiamento antecipado ou patentes). Veja também: Formação de mercados.

Compromisso em doar (em inglês, donation pledge): Compromisso por meio do qual a pessoa se propõe a doar regularmente uma determinada quantia ou percentual ao longo de um período de tempo específico. Por exemplo, a Giving What We Can, organização criada pela comunidade do Altruísmo Eficaz, sugere que você assuma o compromisso de doar pelo menos 10% de sua renda por ano ao longo de sua vida. Sinônimo: Promessa de doar. Relacionado: Altruísmo Eficaz.

Computação quântica (em inglês, quantum computing): Uso de processos físicos de mecânica quântica para fazer cálculos de modos que ainda são impossíveis para os computadores atuais. Relacionado: Governança computacional, Inteligência artificial.

Computronium: Estrutura de recursos físicos otimizados para uso como um substrato computacional.

Comunidade de racionalidade (em inglês, rationality community): comunidade social e intelectual interessada em temas como o altruísmo eficaz, epistemologia bayesiana, viéses cognitivos, risco existencial e em outras ideias relacionadas à racionalidade epistêmica e instrumental, centrada no website LessWrong e mais bem representada nos textos de Eliezer Yudkowsky e Scott Alexander (Astral Codex Ten). Sinônimos: Comunidade racionalista, Movimento racional; Movimento racionalista. Relacionado: Racionalidade.

Conclusão repugnante (em inglês, repugnant Conclusion): A conclusão repugnante é um argumento formulado por Derek Parfit no seu livro Reasons and Persons, que afirma que, para qualquer população com uma utilidade média positiva, há uma outra população possível maior, cuja utilidade total é maior mas cuja utilidade média é positiva, mas menor. Concluindo que o máximo de utilidade de uma população é o estado de uma população muito grande na qual a utilidade média é positiva mas próxima de zero. Embora diversas propostas de solução tenham sido sugeridas, nenhuma é considerada muito satisfatória. Mais aqui. Relacionado: Ética, Visão total, Utilitarismo.

Condições de apoio para satisfação na carreira (em inglês, supportive conditions): ingredientes que contribuem para a satisfação com o trabalho, para além de seu impacto e seu capital de carreira. Há diversos elementos que já foram elencados por pesquisadores como sendo importantes para a satisfação no trabalho, por exemplo: o relacionamento com colegas e chefia, o salário e os benefícios, oportunidades de promoção, reconhecimento, a natureza do trabalho, condições ambientais, falta ou excesso de comunicação, etc. Relacionado: Carrreira.

Conflito entre grandes potências (em inglês, great power conflict): confronto militar entre nações que podem projetar suas influências em uma escala global. Relacionado: Risco catastrófico global, Segurança nuclear, Melhoria da tomada de decisão institucional.

Conjectura da completude tecnológica (em inglês, technological completion conjecture): hipótese de que toda a capacidade tecnológica possível e permitida pela lei da física será obtida, contanto que os esforços de desenvolvimento científico e tecnológico não sejam interrompidos. Relacionado: Estagnação tecnológica, Macroestratégia, Progresso diferencial.

Consequencialismo: (em inglês, consequentialism): teoria normativa segundo a qual a adequação de um ato é determinada unicamente pelo efeito positivo de suas consequências.

  • Consequencialismo simplista: perspectiva segundo a qual, para estar de acordo com o consequencialismo, um agente deve estar sempre motivado para agir conforme o consequencialismo exige.
  • Consequencialismo sofisticado: perspectiva segundo a qual um agente consequencialista deve adotar qualquer conjunto de motivações, inclusive as não consequencialistas, que o levem a agir da maneira exigida pelo consequencialismo.

Relacionado: Utilitarismo, Bem-estarismo, Prioritarismo, Ética.

Conservação (em inglês, conservation): Preservação a longo prazo dos bens que seriam difíceis de repor ou substituir. Mais comumente, diz respeito às espécies ameaçadas e à biodiversidade, mas essa categoria também pode envolver a preservação de informações, culturas ou artefatos importantes. Relacionado: Aquecimento global, Ciência ambiental, Perda de biodiversidade.

Construção de campo de pesquisa e atuação (em inglês, field building): influenciar os atuais campos de pesquisa ou de ativismo, ou então desenvolver novos campos, por meio de ativismo, criação de organizações ou financiamento de pesquisas e de pessoas para trabalharem nessas áreas. Relacionado: Programas de treinamento em pesquisa.

Construção do movimento / Construção do Altruísmo Eficaz (em inglês, building effective altruism): conjunto de intervenções destinadas a ampliar, moldar ou aperfeiçoar o altruísmo eficaz como uma comunidade intelectual. Relacionado: Altruísmo Eficaz, Valor do crescimento do movimento.

Construir (suas) opções (em inglês, building options): Uma coisa a se considerar em sua carreira é “construir opções”, investindo em si mesmo. Em muitos campos, o pico de produtividade das pessoas ocorre entre os 40 e os 50 anos. Portanto, investir em capital de carreira, nas habilidades e redes de contato de que você precisa para ter um grande impacto é uma prioridade no início de sua carreira. Relacionado: Carreiras, Metodologia ACB. Relacionado: Explorar (suas) opções.

Consideração crucial (em inglês, crucial consideration): consideração que justifica uma reavaliação decisiva de uma causa ou intervenção. Relacionado: Convicção, Ponto crucial, Resiliência de crença. Leia também esse texto de Nick Bostrom: Considerações Cruciais e Conselhos sobre Filantropia.

Consultoria (em inglês, consultancy): prática profissional que oferece aconselhamento especializado em uma área ou assunto específico.

Consumo de produtos animais: Um modo de reduzir o sofrimento animal, especialmente em fazendas industriais, é reduzir o seu próprio consumo de produtos animais. Além do seu impacto direto sobre a produção de alimentos, virar vegetariano ou vegano pode também encorajar outros a fazer escolhas semelhantes, e no fim das contas ajudar a mudar normas sociais. Relacionado: Mudança de dieta.

Contenção da IA (em inglês, AI boxing): método de controle de capacidade que consiste em construir um ambiente para um poderoso sistema de IA a fim de minimizar suas interações com o mundo exterior. Relacionado: Inteligência Artificial, Alinhamento da IA.

Contingência de valores (em inglês, contingency of values): a contingência representa até que ponto um estado de coisas depende de um pequeno número de ações específicas. Se algo é muito contingente, essa mudança não teria ocorrido por muito tempo, ou nunca. Relacionado: Mudança de valores, Metodologia SPC.

Contrafactual (raciocínio contrafactual, pensar contrafactualmente, etc. – em inglês, counterfactual reasoning): raciocínio que envolve cenários que ocorrerão se um agente escolher determinada ação, ou que teriam ocorrido se um agente tivesse escolhido uma ação diferente da escolhida. Relacionado: Substitutibilidade.

Controle do Tabagismo (em inglês, tobacco control): Projetos que objetivam reduzir as taxas de uso de tabaco por meio de uma série de estratégias. O fumo representa um grande prejuízo à saúde humana – sendo responsável por cerca de 6% de todos os danos à saúde no mundo (medido em DALY), de acordo com as melhores estimativas. Isso é mais que HIV e a malária juntos. O tabaco mata cerca de metade de seus usuários. São mais de 1 bilhão de fumantes em todo o mundo, 80% deles vivendo em países de renda média ou baixa. Leia também a Orientação de carreira para o problema do Fumo.

Convicção (em inglês, credence): Grau em que uma pessoa acredita em uma proposição: quão provável ela entende que seja, dadas as evidências. Relacionado: Consideração crucial, Ponto crucial, Resiliência de crença, Desconhecimento, Previsões, Teoria da decisão, Valor da informação, Valor esperado.

Cooperação moral (em inglês, moral cooperation): processo em que grupos com pontos de vista morais diferentes atuam juntos para alcançar benefícios mútuos. Relacionado: Coordenação altruística, Cordenação filantrópica,

Coordenação altruística (em inglês, altruistic coordination): estudo sobre como as pessoas altruístas devem agir quando o impacto das decisões de cada pessoa depende das ações de outros altruístas. Relacionado: Valor do crescimento do movimento.

Coordenação filantrópica (em inglês, philanthropic coordination): prática de doadores trabalharem juntos para tornar suas doações individuais mais eficazes. Relacionado: Coordenação altruística, Rendimentos decrescentes, Teoria dos jogos, Cooperação moral, Espaço para mais financiamento.

Corrida de IA (em inglês, AI race): competição entre equipes rivais para ser a primeira a desenvolver uma inteligência artificial avançada. Relacionado: Inteligência Artificial.

Cosmopolitarianismo (em inglês, cosmopolitanism): Ponto de vista que dá aos interesses de pessoas de outras nacionalidades peso equivalente ao de seus compatriotas. Dado que as pessoas nos países mais pobres são mais propensas (quando comparado as pessoas nos países mais ricos) a enfrentar problemas graves que poderiam ser resolvidos a baixo custo, geralmente é uma boa heurística geral focar a atenção em ajudar os lugares mais empobrecidos do mundo, em vez de procurar oportunidades em seu país ou comunidade local (supondo que a pessoa não seja de um país pobre). Relacionado: Expansão do Círculo moral.

Crescimento econômico (em inglês, economic growth): O crescimento econômico é a expansão da renda ajustada pela inflação ao longo do tempo, geralmente devido ao crescimento da população, investimento ou inovação. Relacionado: Desenvolvimento transformador, Desenvolvimento randomista, Política macroeconômica, Pobreza global, Curtoprazismo.

Criação Intensiva de Animais (em inglês, Intensive animal farming ou industrial livestock production): Mais de 60 bilhões de animais terrestres são mortos a cada ano. A maioria esmagadora destes animais é criada em fazendas “industriais”, onde as condições podem envolver “confinamento intenso, inibição de comportamentos naturais, questões de saúde não tratadas e inúmeros outros casos de sofrimento”. Embora seja difícil quantificar o bem-estar deles, diversas considerações sugerem que as vidas de ao menos muitos destes animais são negativas no geral. Sinônimos: Pecuária Industrial (factory farming), Pecuária Intensiva​, Fazendas industriais. Leia também: Bois, Frangos e uma tentativa de objetivamente mensurar seu sofrimento e Comer carne é um dano líquido? uma colaboração entre um comedor de carne e um vegetariano e também nossa Orientação de carreira para o problema da criação intensiva de animais. Relacionado: Alternativas para produtos animais, Bem-estar animal, Carne artificial, Mudança de dieta, Senciência.

Criônica (em inglês, cryonics): Prática de usar temperaturas abaixo de zero para preservar os corpos de pessoas que morreram de uma doença incurável, com o objetivo de recuperar sua boa saúde após o alcance de avanços suficientes na tecnologia médica. Obs.: Criogenia é outra coisa.

Crise dos mísseis de Cuba (em inglês, cuban missile crisis): confronto entre os Estados Unidos e a União Soviética em outubro de 1962 a respeito da presença, em Cuba, de mísseis soviéticos com potencial nuclear. Arthur Schlesinger, o historiador e ex-assessor do ex-presidente americano John F. Kennedy, o considerou “o confronto mais perigoso na história da humanidade”. Relacionado: Arma de destruição em massa, Inverno nuclear, Melhoria da tomada de decisão institucional.

Curtoprazismo ou Curtotermismo (em inglês, neartermism ou short-termism): posição oposta a do longotermismo, ou seja, de que deveríamos focar muito mais no sofrimento de pessoas ou seres atuais das pessoas futuras. Já a organização Open Philanthropy propôs chamar esse campo de Saúde e bem-estar global (global health and wellbeing). Cabe observar que, apesar de teses a princípio opostas, há posições que defendem a convergência de ambas. Relacionado: Longoprazismo, Efeitos indiretos a longo prazo, Pobreza global, Saúde global, Saúde Mental, Crescimento econômico, Bem-estar animal, Fumo, Planejamento familiar, Imigração, Reforma urbana, Melhoria de tomada de decisão institucional, Pesquisa de prioridades globais, Avaliação de impacto, Avalição de organizações, Certificado de impacto, Custo-eficácia, Deficiência de micronutrientes, Desenvolvimento randomista, Doenças tropicais negligenciadas, Estudos Aleatórios Controlados, Investimento socialmente responsável, Investimento de impacto, Espaço para mais financiamento, Ano de vida ajustado, Carga global de doenças, Equidade de Vacinas.

Custo-eficácia ou Custo-efetividade (em inglês, cost-effectiveness): o benefício que uma causa ou organização proporciona por custo unitário (por real ou dólar gasto, por exemplo). Custo-eficácia é uma das questões mais importantes moralmente na saúde global e demais problemas globais. Esta alegação será surpreendente para muitos, uma vez que as conversas sobre a ética da saúde global geralmente se concentram em questões morais mais tradicionais, tais como justiça, igualdade e liberdade. Embora estas questões também sejam importantes, elas são muitas vezes ofuscadas pelo custo-eficácia (entenda neste artigo).

  • Custo-benefício, análise de: (em inglês, cost-benefit-analysis CBA): a análise de custo-benefício (ACB) é o conjunto de métodos para avaliar os custos e benefícios sociais de arranjos sociais alternativos. Ao contrário da análise de custo-efetividade (abaixo), ela expressa os benefícios em valores monetários.
  • Custo-efetividade, análise de (em inglês, cost-effectiveness-analysis CEA): a análise de custo-efetividade (ACE) é um tipo de análise econômica que permite a comparação dos custos relativos e efeitos entre diversas intervenções rivais. Ao contrário da análise custo-benefício (acima), ela não expressa esses efeitos em valores monetários.

Relacionado: Ética, Priorização de causas, Avaliação de impacto, Avalição de organizações, Certificado de impacto.

Custo irrecuperável (em inglês, sunk cost ou retrospective cost): termo usado nas ciências econômicas e nos processo de tomada de decisão. São recursos (tempo, dinheiro, etc.) que foram usados e que não podem ser recuperados significativamente. Sinônimos: Custos afundados, Custos incorridos.

Viés do Custo irrecuperável ou a Falácia do Custo irrecuperável (em inglês, sunk cost bias ou sunk cost fallacy): Como vimos acima, o custo irrecuperável é, portanto, uma quantia (ou tempo, etc) que foi paga no passado e que não é mais relevante para as decisões sobre o futuro – ou ao menos não deveria ser, pensando racionalmente. O viés do custo irrecuperável é, portanto, a tendência de continuar fazendo algo que não faz mais sentido, apenas pelo quanto você já pagou por aquilo. Leia mais sobre aqui e aqui. Veja o conceito aplicado à carreiras aqui.

Dano acidental (em inglês, accidental harm): dano que resulta de efeitos imprevistos de tentativas de fazer o bem.

Decolagem da IA (em inglês, AI TakeOff): Período de transição hipotético durante o qual uma inteligência artificial avançada adquire uma capacidade intelectual super-humana. Relacionado: Inteligência Artificial (IA), Superinteligência.

Defasagem cultural (em inglês, cultural lag): no contexto do altruísmo eficaz, é a tese de que a cultura tende a estar atrasada em relação à tecnologia, e que essa defasagem é a raiz de muitos dos problemas mais urgentes no mundo. Relacionado: Evolução cultural, Mudanças de valores, Persistência cultural, Progresso diferencial.

Deferência epistêmica (em inglês, epistemic deference): fenômeno social onde uma pessoa atualiza suas crenças em reação às crenças de outras pessoas. Por vezes isso ocorre mesmo que a pessoa não entenda essas crenças como sendo particularmente persuasivas ou até mesmo ignore totalmente o embasamento e motivação dessas crenças. Relacionado: Epistemologia.

Defesa em profundidade (em inglês, defense in depth): Uso de múltiplas camadas de defesa para proteger contra uma ameaça externa.

Deficiência de micronutrientes (em inglês, micronutrient deficiency): Vitaminas e minerais necessários em pequenas quantidades para o crescimento e o desenvolvimento normais. A deficiência em micronutrientes afeta mais de dois bilhões de humanos em todo o mundo, e a saúde física das pessoas (p.ex. deficiência de ferro provoca anemia) e a função cognitiva (p. ex. a deficiência de iodo afeta negativamente o desenvolvimento mental e reduz o QI).

A suplementação de micronutrientes pode ser uma das ações mais custo-eficazes para ajudar as pessoas mais pobres do mundo, principalmente as crianças. Por exemplo, a GiveWell recomenda, atualmente (2023), a ação de suplementação de vitamina A pela ONG Helen Keller International.

Muitos animais de criação também parecem ter deficiência de alguns micronutrientes, pois suas dietas são otimizadas para produção de alimentos e não para a sua saúde em geral. Relacionado: Saúde global, Pobreza global.

Deontologia: (em inglês, deontology): Grupo de pontos de vista morais que focam em regras ou proibições de ações. Os deontologistas afirmam que essas regras têm uma importância moral que independe dos seus efeitos sobre o bem (consequencialismo) ou nosso caráter (ética das virtudes).

Desafios humanos (em inglês, human challenge trials): Veja Estudos de infecção humana controlada.

Desconhecidos desconhecidos ou Incógnitas desconhecidas (em inglês, unknown unknowns): devemos ter em mente que pode haver considerações a respeito de um determinado tema das quais nem sequer estamos cientes que elas existem. Relacionado: Desconhecimento.

Desconhecimento (em inglês, cluelessness): Incerteza radical sobre os efeitos das nossas ações no longo prazo. Sinônimos: Falta de noção.

Desconto temporal (em inglês, temporal discounting ou time discounting, algumas vezes apenas discounting): desconto do valor de um bem quanto mais distante no tempo estiver a sua possibilidade de realização. Os membros da comunidade do altruísmo eficaz frequentemente argumentam contra uma alta taxa de desconto (discount rate) de tempo e, portanto, a favor de um desconto menor do bem-estar futuro. Isso contribuiu para que algumas pessoas se concentrassem em questões relacionadas ao futuro de longo prazo. Sinônimo: Desconto de tempo. Relacionado: Preferência temporal.

Desenvolvimento global (em inglês, global health and development): Área de pesquisa e prática focada no desenvolvimento econômico e humano de diferentes países no mundo. Sinônimo: Desenvolvimento internacional. Relacionado: Desenvolvimento randomista, Pobreza global, Saúde global.

Desenvolvimento randomista (em inglês, randomista development): forma de economia do desenvolvimento que avalia e promove intervenções que podem ser testadas por Estudos Aleatórios Controlados. É exemplificado pela GiveWell (que trabalha principalmente na saúde) e pelo movimento randomista na economia (que trabalha principalmente no desenvolvimento econômico). Para uma crítica a esse modelo assista a esse vídeo. Relacionado: Crescimento econômico, RCT.

Desenvolvimento tecnológico diferencial: veja progresso diferencial.

Desenvolvimento transformador (em inglês, transformative-development): Desenvolvimento pelo menos tão significativo quanto as revoluções agrícola ou industrial. Relacionado: Crescimento Econômico, Inteligência Artificial transformadora.

Desflorestação (em inglês, deforestation ou forest clearance): eliminação total ou parcial de qualquer tipo de cobertura vegetal. Atualmente é causado em sua maior parte por atividades humana e é considerado um dos maiores problemas ambientais. O desmatamento tem impacto na perda de biodiversidade, aquecimento global, desastres naturais, aumento da pobreza e, pouco lembrado fora dos círculos especializados, surgimento de novas pandemias, por levar ao contato humano espécies antes isoladas. Sinônimos: Desflorestamento, Desmatamento.

Design de mecanismo (em inglês, mechanism design): Área que aplica a economia e a teoria dos jogos para esboçar estruturas e mecanismos de incentivo para alcançar objetivos sociais específicos.

Desinvestimento (em inglês, divestment): Processo de reduzir investimento em uma empresa ou indústria. Relacionado: Investimento de impacto.

Desparasitação (em inglês, deworming): aplicação de anti-helmínticos para tratar humanos acometidos por parasitas. Relacionado: Pobreza Global.

Desperdício astronômico (em inglês, astronomical waste): Potencial perda de valor resultante do atraso na exploração eficiente dos recursos do universo.

Distopia (em inglês, dystopia): civilização desprovida de praticamente todo valor. Uma época ou estado imaginário em que se vive sob condições de extrema opressão, desespero ou privação. Sinônimos: Antiutopia, Cacotopia, Utopia negativa. Apesar da palavra ser o antônimo de utopia, muitos argumentam que é a busca por sociedades utópicas que leva a situações distópicas.

Distribuição em massa de mosquiteiros com inseticida de longa duração (em inglês, mass distribution of long-lasting insecticide-treated nets (LLINs): veja Malária.

Diversificação filantrópica (em inglês, philanthropic diversification): Prática da alocação de doações para múltiplas organizações ao invés de para uma única com o maior valor esperado.

Doação eficaz (em inglês, effective giving): Ramo do altruísmo eficaz focado em doações para organizações que alcancem o maior bem possível. Para alcançar esse objetivo, há uma série de considerações possíveis de serem feitas: a custo-eficácia, a importância, negligência e tratabilidade do problema (Metodologia-ITN), se há espaço para mais financiamento, entre outras. Relacionado: Diversificação filantrópica, Doações públicas, Eficiência do mercado de filantropia, Equiparação de doações, Financiamento quadrático, Ganhar para doar, Ganhos marginais ao doar, Governança sem fins lucrativos, Momento certo de doar, Resposta emergencial.

Doações públicas (em inglês, public giving): Prática de fazer doações publicamente. As doações públicas têm o potencial de estimular outras pessoas a doar mais e de inlfuenciar para quais organizações elas irão doar. Relacionado: Doação eficaz, Altruísmo Eficaz.

Doenças tropicais negligenciadas (em inglês, neglected tropical diseases – NTD): Conjunto de doenças prevalentes em países em desenvolvimento. As doenças incluídas por este termo variam, mas a Organização Mundial da Saúde reconhece dezenove doenças, inclusive infecções virais, bacterianas e de vermes parasitas (tais como helmintíases transmitidas pelo solo). Relacionado: Saúde global, Pobreza global, Curtotermismo, Estudos Aleatórios Controlados.

Dor e sofrimento (em inglês, pain and suffering): dado que o Altruísmo Eficaz tende a se concentrar no número de pessoas afetadas por um problema, pode passar desapercebido quando um problema afeta relativamente poucas pessoas mas é extremamente ruim para aqueles que afeta. Estudar fenômenos ou problemas que são notáveis por causar dor e sofrimento especialmente intensos pode ir contra essa tendência e trabalhar em tais problemas poderia levar a um alto impacto geral.

Economia da inteligência artificial (em inglês, economics of artificial intelligence): Estudo das implicações de sistemas cada vez mais poderosos de IA para o crescimento econômico e o mercado de trabalho. Relacionado: Inteligência Artificial.

Economia do Bem-estar (em inglês, welfare economics): Ramo da economia que busca avaliar políticas em termos dos seus efeitos no bem-estar. Relacionado: Bem-estar.

Efeito Califórnia (em inglês, California effect): Mudança de regulamentações — tal como as leis antitruste, ambientais, de privacidade de dados e de inteligência artificial – em direção a padrões mais rigorosos.

Efeito transbordamento (em inglês, spillover effect): efeitos de uma atividade que se espalha além do que foi inicialmente planejado. Evento que ocorre por causa de outro evento em um contexto aparentemente não relacionado. O conceito é muito usado na economia para se referir as externalidades da atividade econômica, ao desenvolvimento de um país por estar próximo a outro que se desenvolveu antes, entre outros.

Efeitos indiretos a longo prazo (em inglês, indirect long-term effects): Efeitos no futuro a longo prazo de intervenções destinadas ao curto prazo. Sinônimos: Efeitos em cascata (cascading effects), Efeito ondular (flow-through ou ripple effects). Relacionado: Curtoprazismo, Longoprazismo, Efeito transbordamento.

Efetividade do Auxílio: Há certa controvérsia sobre se, e em que medida, programas de auxílio internacional de fato ajudam os mais pobres. Alguns críticos, como Dambisa Moyo e William Easterly, defendem que tais programas têm sido extremamente custosos e em grande parte ineficazes. Este texto, analisa os méritos destas posições. Relacionado: Ajuda externa, Ceticismo para com a ajuda externa, Doação eficaz.

Eficiência do mercado de filantropia (em inglês, market efficiency of philanthropy): Medida da dificuldade de encontrar mais oportunidades custo eficazes de doar do que o setor filantrópico identificou até o momento.

Emulação do cérebro como um todo (em inglês, whole brain emulation): modelagem minuciosa da estrutura computacional do cérebro humano. Sinônimo: Carregamento cerebral. Relacionado: Pessoa digital.

Engenharia Climática (em inglês, climate engineering): Intervenção intencional de larga escala no sistema climático da Terra. Sinônimos: Geoengenharia; Terraformação; Intervenção climática. Relacionado: Aquecimento Global.

Epistemologia (em inglês, epistemology): Estudo sobre como as pessoas devem formar crenças sobre a natureza do mundo. No sentido filosófico, crenças e convicções são atitudes puramente avaliativas:dizem respeito apenas sobre a maneira como pensamos que o mundo é. Uma pessoa pode acreditar que vai chover, por exemplo, embora torça para que não. Relacionado: Convicções, Deferência Epistêmica, Epistemologia Bayesiana, Racionalidade, Teoria da decisão.

Epistemologia Bayesiana (em inglês, bayesian epistemology): Epistemologia mais ampla documentada pelo teorema de Bayes. Sinônimo: Bayesianismo.

Equidade de vacinas (em inglês, vaccine equity): debate sobre a desigualdade global na distribuição de vacinas, que ficou clara durante a pandemia quando os países mais ricos conseguindo garantir mais vacinas antes dos países mais pobres. Relacionado: Cosmopolitarianismo , Saúde Global, Saúde e bem-estar global, Estudos de infecção humana controlada – EIHC.

Equiparação de doações (em inglês, donation matching, match fundings, matched giving ou matching funds): Iniciativa pela qual um grande financiador se compromete a “equivaler” as doações feitas pelas demais pessoas, de acordo com uma proporção predeterminada. Ou seja, para cada real que uma pessoa doar, esse financiador, que pode ser uma empresa, pessoa ou outro tipo de instituição, poderá duplicar, triplicar (ou mais) o valor da doação. Exemplo de sucesso em que esse tipo de campanha ocorreu no Brasil foi o Matchfunding do benfeitoria (Campanha Enfrente). Sinônimos: Cofinanciamento, Doação combinada, Financiamento Coletivo Turbinado, Financiamento Misto. Relacionado: Financiamento quadrático.

Equipe vermelha (em inglês, red teaming): Grupo independente que desafia uma organização ou movimento para com isso melhorá-lo. Relacionado: Exercícios de Mesa.

Era dos perigos (em inglês, time of perils): Período hipotético da história humana durante o qual o risco existencial é especialmente alto. Há uma hipótese de que estamos vivendo, atualmente, uma dessas eras (hipótese da era dos perigos). Relacionado: Segurança existencial, Hipótese da vulnerabilidade mundial, Extinção humana, Riscos existênciais, Longotermismo.

Escolha de carreira (em inglês, career choice): Estudo das considerações éticas e práticas que embasam a escolha de uma carreira de alto impacto. Relacionado: Estrutura de carreira, Ética, Carreiras.

Espaço para mais financiamento (em inglês, room for more funding): Medida da capacidade de uma organização absorver doações extras. Essa é uma métrica muito usada pela GiveWell, por exemplo. Sinônimo: lacunas de financiamento (em inglês, funding gaps).

Especismo (em inglês, speciesism): Discriminação em favor de uma espécie, normalmente a espécie humana, em relação a outras, normalmente no contexto de exploração ou maus-tratos de animais não humanos.

Esperança de vida corrigida pela incapacidade – EVCI (em inglês, Disability Adjusted Life Years – DALY): também chamada de esperança de vida saudável, indica o número de anos que determinado indivíduo pode esperar viver de forma saudável, sem limitações ou incapacidades. Trata-se de um método mais preciso que apenas a esperança de vida, ao levar em conta fatores de qualidade de vida que não são contabilizados naquela. Para o seu cálculo são tidos em conta não apenas dados de mortalidade, mas os impactos de limitações físicas e de institucionalização de longo prazo. Relacionado: Ano de vida ajustado (em inglês, adjusted life-years), Ano de vida ajustado pela qualidade (em inglês, Quality Adjusted Life Years – QALY), Carga Global de Doenças.

Estagnação tecnológica (em inglês, technological stagnation): Hipótese de que há uma desaceleração significativa no progresso científico, tecnológico e econômico em décadas recentes. Sinônimos: Grande estagnação, Estagnação secular (ainda que essa seja geralmente usada mais no âmbito econômico). Leia também esse texto a respeito. Relacionado: Conjectura da completude tecnológica.

Estimativa de Fermi (em inglês, Fermi estimation): Cálculo que procura estar certo dentro de uma determinada ordem de grandeza, priorizando a obtenção de uma resposta boa o suficiente para ser útil. A estimativa de Fermi normalmente se aproxima de uma resposta fazendo várias pressuposições simplificadas e decompondo o problema em pequenas unidades mais simples. É uma maneira de obter uma resposta útil sem investir uma grande quantidade de tempo pensando no problema ou conduzindo a pesquisa necessária para se obter um valor preciso. Sinônimo: Cálculo no verso do envelope (back-of-the-envelope calculation) – no Português do Brasil, uma expressão aproximada seria a popular “conta de padaria“.

Estimativas de riscos existenciais (em inglês, estimation of existential risk): se refere ao conjunto de métodos para avaliar a probabilidade de extinção humana e outras catástrofes existenciais. Relacionado: Risco existencial

Estrutura de carreira (em inglês, career framework): Modelo desenvolvido pela 80.000 Horas para avaliar as carreiras em termos do seu impacto social. A versão padrão do modelo abrange quatro fatores primários: capital de carreira, impacto da função, condições de apoio, aptidão pessoal. Os três primeiros fatores são somatórios, e interagem multiplicativamente com o quarto fator. Relacionado: escolha de carreira.

Estudos Aleatórios Controlados – EACs (em inglês, randomized controlled trials – RCTs): Forma de experimento de avaliação de impacto na qual a população que recebe o programa ou a intervenção política é escolhida aleatoriamente a partir de uma população elegível, e um grupo controle também é escolhido aleatoriamente a partir da mesma população elegível. Sinônimos: Estudos randomizados controlados. Relacionado: Desenvolvimento Randomista, Meta-análises, Revisão Sistemática.

Estudos de infecção humana controlada – EIHC (em inglês, controlled human infection model – CHIM e também chamados de Human challenge studies ou Human challenge trials): Ensaios clínicos que envolvem a exposição deliberada de voluntários interessados a doenças infecciosas. Os ensaios dos desafios humanos têm sido usados para diversas doenças, inclusive influenza, febre tifoide, cólera, malária e, mais recentemente, COVID-19. Relacionado: Equidade de vacinas, Prontidão para Pandemias.

Estudos de paz e de conflitos (em inglês, peace and conflict studies): Estudo interdisciplinar das causas da paz e dos conflitos. Relacionado: Guerra nuclear, Melhoria da tomada de decisão institucional.

Estudos sobre o progresso (em inglês, progress studies): Movimento intelectual focado em descobrir porque o progresso ocorre e como fazer com que ele ocorra mais rapidamente. Sinônimo: Progressologia. Relacionado: Crescimento econômico, Progresso diferencial, Evolução cultural, Racionalidade.

Ética: disciplina filosófica que estuda os fundamentos da ação moral, procurando justificar a moralidade de uma ação e distinguir as ações morais das ações imorais e amorais. A Ética procura responder a essas principais questões: “Como devemos viver?” “Como devemos agir?“. Relacionado: Exigências da moralidade, Expansão do Círculo Moral, Ética normativa, Ética aplicada, Metaética, Axiologia, Consequencialismo, Deontologia, Ética das virtudes, Utilitarismo, Conclusão repugnante, Prioritarismo, Ética populacional, Visão total, Psicologia moral, Bioética, Ética da IA, Ética infinita, Ética do risco existencial, Aposta altruística, Ética do consumo pessoal, Senciênca, Ética focada no sofrimento, Custo-eficácia, Escolha de carreira, Altruísmo empolgado vs obrigatório, Incerteza moral, Incerteza normativa.

Ética aplicada (em inglês, applied ethics): estudo sobre como os agentes devem agir em contextos específicos. Junto com a metaética e a ética normativa, é um dos três ramos principais da filosofia moral. Relacionado: Ética.

Ética da IA (em inglês, AI Ethics): Estudo das questões éticas que decorrem da criação de inteligências artificiais. Relacionado: Inteligência Artificial, Ética.

Ética da IA de curto prazo (em inglês, near term ai ethics): A ética de IA de curto prazo é um ramo da ética de IA que estuda questões morais decorrentes de assuntos que a sociedade já enfrenta ou enfrentará muito em breve. Exemplos incluem preocupações sobre privacidade de dados, viés algorítmico, carros autônomos e armas autônomas. Relacionado: Inteligência Artificial, Ética.

Ética das virtudes (em inglês, virtue ethics): Entendimento de que a moralidade das nossas ações provém do seu relacionamento com as virtudes e do nosso caráter moral. Relacionado: Ética.

Ética do consumo pessoal (em inglês, ethics of personal consumption): ética que se ocupa das questões decorrentes das nossas escolhas de consumo. Relacionado: Ética, Ética aplicada, Comércio justo.

Ética do risco existencial (em inglês, ethics of existential risk): Estudo de questões éticas relacionadas aos riscos existenciais, incluindo questões sobre o quão ruim seria uma catástrofe existencial, o quão bom seria reduzir os riscos existenciais e como isso difere quando aplicado a riscos existenciais específicos. Relacionado: Ética, Riscos existenciais.

Ética focada no sofrimento (em inglês, suffering-focused ethics): visão ética normativa que dá mais importância moral ao alívio do sofrimento. O utilitarismo negativo é um exemplo de um ponto de vista ético focado no sofrimento, embora outros pontos de vista nesta família também deem um valor intrínseco a coisas que não o sofrimento, inclusive os estados hedônicos positivos bem como os estados não hedônicos. Relacionado: Ética, Consequencialismo, Utilitarismo, Prioritarismo, Riscos-s.

Ética infinita (em inglês, infinite ethics): Ramo da filosofia moral que estuda as implicações éticas de viver em um universo infinito. Relacionado: Ética, Longoprazismo.

Ética normativa (em inglês, normative ethics): estudo das teorias e princípios morais gerais. Junto com a metaética e a ética aplicada, é uma das três áreas principais da filosofia moral. Relacionado: Ética.

Ética populacional (em inglês, population ethics): Ramo da ética normativa que busca justificar e articular princípios para fazer escolhas entre alternativas que envolvem pessoas diferentes. Essas diferenças podem consistir em mudanças tanto no número de pessoas afetadas quanto nas identidades dessas pessoas. Relacionado: Ética, Prioritarismo, Visão total, Visão centrada na pessoa, Conclusão repugnante.

Evolução cultural (em inglês, cultural evolution): Processo pelo qual informações não genéticas são transmitidas de uma geração de humanos para a próxima.

Exercícios de mesa (em inglês, tabletop exercises): Encontros informais nos quais os membros de uma equipe de emergência discutem, normalmente com o auxílio de um facilitador, seus papéis específicos e as respostas adequadas durante uma situação de emergência. Sinônimos: Exercícios de Simulação de emergência. Relacionado: Equipe vermelha, Previsões, Previsões de IA, Melhoria da tomada de decisão institucional.

Exigências da moralidade (em inglês, demandingness of morality): Aquilo que nos é demandado moralmente. As exigências da moralidade são os custos (tempo, dinheiro, emocional, etc.) em que incorre uma pessoa para cumprir determinadas exigências morais. Segundo alguns autores, há um limite para o quanto a moralidade pode exigir de nós, e qualquer teoria ou princípio moral que exceda esse limite poderá, por isso, ser rejeitada. Relacionado: Altruísmo entusiástico vs. obrigatório, Motivação altruística, Utilitarismo, Ética.

Expansão do Círculo Moral (em inglês, moral circle expansion): a expansão do círculo moral é a tentativa de expandir os limites percebidos da categoria de “pacientes morais”. Pacientes morais é um termo da filosofia que significa a condição de merecer consideração moral. Por exemplo, alguns podem argumentar que apenas humanos merecem consideração moral enquanto outros argumentam que animais também são pacientes morais. Leia também esse texto clássico sobre o assunto, de Peter Singer. Relacionado: Senciência, Pacientes morais, Bem-estar animal, Ética.

Explosão da inteligência (em inglês, intelligence explosion): Evento hipotético no qual uma inteligência artificial suficientemente avançada rapidamente alcançará uma capacidade intelectual sobrehumana por meio de um processo de auto-aperfeiçoamento recursivo. Sinônimos: Singularidade tecnológica ou apenas Singularidade. Relacionado: Inteligência Artificial, Conjectura da completude tecnologica, Futurologia, Estagnação tecnológica.

Uma máquina ultrainteligente poderia projetar ainda melhor máquinas; haveria então, inquestionavelmente, uma “explosão de inteligência”, e a inteligência do homem ficaria para trás. Assim, a primeira máquina ultrainteligente é a última invenção que o homem precisará fazer.” Alan Turing

Extinção humana (em inglês, human extinction): Destruição de todos os membros da espécie Homo sapiens. Relacionado: Riscos-x, Longotermismo, Era dos perigos.

Extraterrestres: Veja Inteligência extraterrestre.

Fabricação atomicamente precisa (em inglês, atomically precise manufacturing): tecnologia proposta para montar, molécula por molécula, com precisão atômica, uma grande variedade de estruturas macroscópicas.

Fator de risco existencial (em inglês, existential risk factor): Risco que aumenta a probabilidade de uma catástrofe existencial. Por outro lado, um fator de segurança existencial é aquele que reduz a probabilidade de uma catástrofe existencial. Relacionado: Riscos existenciais.

Fazendas industriais (em inglês, factory farming): Sinônimos: Pecuária Intensiva​, Pecuária Industrial, Criação Intensiva de Animais.

Filantropia paciente (em inglês, patient altruism): Ponto de vista de que é possível ter um grande impacto positivo ao investir recursos financeiros atuais e gastá-los no futuro do que gastá-los agora. Sinônimos: Altruísmo paciente, Longotermismo paciente. Relacionado: Momento certo de doar, Altruísmo paciente, Longotermismo, Doação eficaz.

Filosofia da mente (em inglês, philosophy of mind): é o estudo filosófico dos fenômenos psicológicos, incluindo investigações sobre a natureza da mente e dos estados mentais em geral. A filosofia da mente envolve o estudo da natureza dos estados mentais e da consciência. Relacionado: Axiologia, Bem-estar subjetivo, Senciência, Valência.

Financiamento quadrático (em inglês, quadratic funding): imagine um projeto que recebesse uma única doação de 1000 reais e que então fosse equiparado com 1000 reais de um fundo de equiparação. Entretanto, se esse mesmo que recebesse 1000 doações de 1 real ele teria seu valor aumentado em 1 milhão de euros! Esse seria o financiamento quadrático. Esse texto argumenta que esse pode ser um método para financiar bens públicos. Os bens públicos poderiam ser financiados pela multidão usando um fundo de equiparação que complementaria as contribuições de um doador na proporção não apenas do montante total doado, mas também do número de indivíduos que contribuíram. Relacionado: Equiparação de doações, Votação quadrática.

Formação de mercados (em inglês, market shaping): no contexto da saúde global compreende intervenções para criar mercados que funcionem bem através da melhoria de resultados específicos do mercado (por exemplo, a disponibilidade de produtos) com o objetivo final de melhorar a saúde pública. As intervenções de formação de mercado tendem a ser catalíticas, limitadas no tempo e têm um forte foco em influenciar as interações entre compradores e fornecedores. As intervenções de modelação do mercado são utilizadas para enfrentar diversas deficiências do mercado. Uma estrutura comumente usada para avaliar deficiências em diversas características do mercado é alguma variação dos “cinco As”: affordability, availability, assured quality, appropriate design e awareness (acessibilidade, disponibilidade, qualidade garantida, design apropriado e conscientização). Essas intervenções podem ser categorizadas pelo principal tipo de alavanca que utilizam: reduzir os custos de transação (por exemplo, compras conjuntas), aumentar as informações de mercado (por exemplo, previsão estratégica de demanda), equilibrar os riscos do fornecedor e do comprador (por exemplo, compromissos antecipados de mercado). (Leia mais aqui). Em 2011, a Gavi, the Vaccine Alliance acrescentou “moldar o mercado de vacinas e outros materiais de imunização” aos seus objetivos estratégicos (Fonte).

Frangos (em inglês, chickens): poderá parecer estranho, mas talvez alguém da comunidade do Altruísmo Eficaz, principalmente se estiver envolvido na causa animal, tentará lhe convencer a parar de comer frangos. Esse texto lhe explicará o raciocínio por trás da sugestão em se abandonar o consumo de frango. Pode parecer surpreendente mas abandonar o consumo de carne de frango pode ser algo como se tornar 98% vegetariano, ao menos numa perspectiva consequencialista. Outro ponto comum de debate diz respeito ao sofrimento envolvido no consumo de ovos, principalmente aqueles que não são livres de gaiola. Relacionado: Campanhas corporativas livres de gaiolas, Bem-estar animal, Senciência.

Frutos mais fáceis de colher ou oportunidades “mais a mão” (em inglês, low hanging fruit): expressão bastante usada na lingua inglesa que significa aquilo que pode ser obtido por meios mais fáceis, mais óbvios ou mais disponíveis de algum outro modo.

Fumo: Veja: Controle do Tabagismo.

Futuro de longo prazo (em inglês, long term future): Estratégia que foca em possíveis maneiras pelas quais o futuro da humanidade pode se desenrolar ao longo de um horizonte temporal.

Futurologia (em inglês, futurology): a tentativa de prever, com uma abordagem científica, o futuro mais ou menos remoto da humanidade, tendo como objetivo abordar os vários cenários possíveis do futuro. Também pode ser definido como o estudo do avanço social e tecnológico, geralmente com o objetivo de explorar como as pessoas viverão no futuro. Pode ser considerada uma subárea das ciências sociais e uma extensão do campo da história. O uso de Previsões e exploração sistemática de alternativas são as principais metodologias aplicadas. Relacionado: Previsões.

Futuros prósperos (em inglês, flourishing futures): Futuros (altamente) positivos. Expressão usada para descrever formas que o futuro a longo prazo poderia assumir que seriam extremamente boas. Sinônimo: Futuros ideais. Relacionado: Utopia, Hedonium.

Ganhar para doar (em inglês, earn to give ou earning to give): busca por uma carreira lucrativa com a finalidade de doar uma parte significativa da renda a organizações custo-eficazes. Esse texto aborda como o ganhar para doar pode levar a mudanças sistêmicas. Relacionado: Doação eficaz.

Ganho de função (em inglês, gain of function): pesquisa em que os patógenos são manipulados para mudar suas capacidades, geralmente para torná-los mais mortais. Leia mais nessa reportagem que traduzimos. Sinônimo: patógenos modificados (engineered pathogens). Relacionado: Biossegurança.

Ganhos marginais ao doar (em inglês, marginal charity): Ideia de que as pessoas podem ter um maior ganho social por unidade de perda privada alterando suas escolhas marginalmente em uma direção pró-social. Relacionado: Doação eficaz, Momento certo de doar.

Gargalos do altruísmo eficaz (em inglês, constraints on effective altruism): A comunidade do altruísmo eficaz requer diversos recursos cuja oferta é limitada, tais como talento, financiamento, empreendedorismo, análise de perfil, tolerância ao risco e capacidade de coordenação. Esses recursos podem ser vistos como sendo os gargalos do altruísmo eficaz, na medida em que limitam a capacidade da comunidade em alcançar seus objetivos.

Genética dirigida (em inglês, gene drives): trata-se de um processo natural e também uma tecnologia de engenharia genética que propaga um conjunto específico de genes em uma população. Enquanto tecnologia trata-se de mecanismos pelo qual uma variante genética desejada poderá ser espalhada por uma população mais rapidamente do que a herança mendeliana tradicional. Relacionado: Biossegurança, Ganho de Função.

Governança da computação (em inglês, compute governance): subárea da governança de IA envolvida com o controle e a gestão do acesso aos recursos computacionais. Relacionado: Inteligência Artificial, Governança da IA, Melhoria de tomada de decisão institucional.

Governança da IA (em inglês, governance of AI): Estudo das normas, políticas e instituições que podem ajudar a humanidade a navegar na transição para um mundo com inteligência artificial avançada.

Governança de IA significa criar normas, políticas, leis, processos e instituições (não limitado a instituições governamentais) locais e globais que afetarão os resultados sociais provenientes da implementação de sistemas de IA.

Governança longotermista da IA: é um subconjunto do trabalho de Governança da IA, motivado pela preocupação com os impactos de IAs no muito longo prazo. Isso coincide consideravelmente com trabalhos que visam gerir a IA transformadora (IAT).

Relacionado: Inteligência Artificial, Governança da computação, Melhoria de tomada de decisão institucional, Longotermismo.

Governança espacial (em inglês, space governance): Conjunto de regras, princípios e padrões que regem as atividades relacionadas ao espaço sideral. Sinônimo: Direito espacial. Relacionado: Colonização espacial.

Governança global (em inglês, global governance): Sistema de supervisão administrativa e de tomada de decisão destinado a lidar com os problemas que surgem a nível global. Uma função-chave da governança global é oferecer bens públicos globais, como paz, segurança, mercados em funcionamento, mecanismos para solução de conflitos e padrões unificados para o comércio e a indústria. Relacionado: Melhoria da tomada de decisão institucional.

Governança sem fins lucrativos (em inglês, non-profit governance): Forma como as organizações sem fins lucrativos são administradas.

Grande filtro (em inglês, great filter): trata-se de uma possível solução para o paradoxo de Fermi. Trata-se de uma possível barreira para o desenvolvimento de vida extraterrestre. Podem ocorrer mais de um grande filtro, impedindo desde o surgimento da vida a partir da matéria inerte até o desenvolvimento de uma civilização de nível superior. Relacionado: Inteligência extraterrestre

Guerra nuclear (em inglês, nuclear warfare): Conflito militar que envolve a mobilização de armas nucleares. Leia também: Orientação de carreira para o problema da Segurança Nuclear, Reportagem relacionada. Relacionado: Inverno nuclear, Segurança nuclear, Movimento de desarmamento nuclear.

Hedonismo introspectivo (em inglês, introspective hedonism): Ponto de vista de que o valor intrínseco da experiência hedônista pode ser conhecido diretamente pela introspecção.

Hedonium: situação em que a organização dos recursos do universo estaria otimizada para a produção de experiências prazerosas. Relacionado: Futuros prósperos, Utopia, Utilitarismo, Longoprazismo, Pessoas futuras.

Heurística (em inglês, heuristics): procedimento mental que ajuda a encontrar respostas adequadas, embora várias vezes imperfeitas, para perguntas difíceis. Pode ser definida como uma estratégia que simplifica ou ignora parte da informação com o objetivo de tornar a escolha mais fácil e rápida. Relacionado: Racionalidade.

Heurística da evolução (em inglês, evolution heuristic): Método, proposto por Nick Bostrom e Andres Sandberg, para avaliar possíveis formas de aprimoramento humano. Sinônimo (neste contexto): Sabedoria da natureza.

Hipótese da vulnerabilidade mundial ou Hipótese do mundo vulnerável (em inglês, vulnerable world hypothesis): hipótese de que exista um certo nível de tecnologia no qual há uma alta probabilidade que a civilização será destruída a menos que medidas preventivas extremas sejam adotadas.

Igual consideração de interesses (em inglês, equal consideration of interests): Ponto de vista segundo o qual os interesses de cada paciente moral têm a mesma importância. Relacionado: Ética.

Imigração (em inglês, immigration): há diversos argumentos favoráveis a uma maior imigração sendo o argumento econômico provavelmente o mais forte deles. Clemens estima que fronteiras totalmente abertas poderiam trazer ganhos de 67% a 122% no PIB mundial, conforme seu celebre artigo “a nota de 1 trilhão de dólares jogada na rua“. Pensando em fundamentos morais, há quem argumente que a restrição à imigração é apenas mais uma forma de discriminação, tal como pela raça ou gênero. Há também bons argumentos contrários a maior imigração, por exemplo maiores custos de assistência social nos países receptores, problemas culturais e a chamada “fuga de cérebros”, ou seja, a imigração de profissionais qualificados, a qual em tese poderia prejudicar o desenvolvimento justamente dos países mais pobres. Relacionado: Reforma da Imigração.

Impacto no trabalho (em inglês, role impact): considerações sobre como o trabalho em uma determinada função, papel ou carreira permite que uma pessoa tenha um impacto positivo no mundo. Relacionado: Carreiras.

Importância (em inglês, importance): Valor obtido em se resolver um problema. Junto com a Tratabilidade e a Negligência, a importância é um dos três fatores na Metodologia ITN (Importância, Tratabilidade, Negligência). A Metodologia SPC pode ser considerada uma maneira de se avaliar a Importância de uma causa, principalmente em termos longoprazistas. Sinônimos: Escala ou simplesmente Tamanho do Problema.

Imposto de alinhamento (em inglês, alignment tax): Custo adicional para se criar uma IA alinhada, em relação a uma IA não alinhada. Sinônimo: imposto de segurança. Relacionado: Inteligência Artificial, Alinhamento de IA.

Impressões independentes (em inglês, independent impressions): Crença formada por um processo que vise excluir a deferência epistêmica às crenças de outras pessoas. Sua impressão independente sobre algo é, basicamente, o que você acreditaria sobre essa coisa se não estivesse atualizando suas crenças à luz da discordância com outras pessoas – ou seja, se você não estivesse levando em conta seu conhecimento sobre o que outras pessoas acreditam e o quão confiáveis ​​são seus julgamentos sobre o tema. Recomendamos a leitura deste curto texto a respeito. Relacionado: Equipe vermelha, Racionalidade.

Incerteza do modelo (em inglês, model uncertainty): Incerteza que envolve o próprio modelo, inclusive as estimativas de incerteza interna do modelo.

Incerteza moral (em inglês, moral uncertainty): Incerteza a respeito de como agir dada a falta de certeza em qualquer teoria moral, bem como o estudo sobre a forma como devemos agir frente a essa incerteza. Relacionado: Ética.

Incerteza na teoria da decisão (em inglês, decision theoretic uncertainty): incerteza em torno da teoria da decisão correta. Tipo de incerteza normativa. Relacionado: Teoria da decisão.

Incerteza normativa (em inglês, normative uncertainty): Incerteza a respeito de como agir dada a falta de certeza em qualquer teoria normativa, bem como o estudo sobre a forma como devemos agir frente a essa incerteza. Relacionado: Ética, Incerteza moral, Incerteza na teoria da decisão, Desconhecimento.

Incógnitas desconhecidas: Veja desconhecidos desconhecidos.

Incubação de organização (em inglês, charity incubation): Oferecimento de diversos tipos de apoio para a criação de uma nova organização não governamental. Relacionado: Avaliação de impacto, Avaliação de Organizações.

Infohazard: Veja: Risco de informação.

Infraestrutura comunitária (em inglês, community infrastructure): Produtos, ferramentas, serviços ou mecanismos potenciais ou reais de toda a comunidade que permitam a coordenação dentro dela. Isso pode incluir ferramentas de construção ou sites como wikis, fóruns, ferramentas e plataformas, eventos off-line, como conferências, casas comunitárias e redes regionais, entre outros. Relacionado: Altruísmo Eficaz, Coordenação altruística, Mercados para o Altruísmo.

Insensibilidade do alcance ou Insensibilidade de escopo (em inglês, scope insensibility): Veja: Negligência do alcance ou Negligência de escopo.

Inteligência Artificial (IA): Conjunto de competências intelectuais características de seres humanos demonstradas por máquinas. Também é a área de pesquisa destinada a criar máquinas com essas capacidades. Relacionado: Alinhamento da IA, Captura Antrópica, Ceticismo em relação à IA, Computação quântica, Contenção da IA, Corrida de IA, Economia da IA, Ética da IA, Governança da IA, Imposto de alinhamento, IA Geral, IA transformadora, Interpretabilidade de IA, Inverno da IA, Método de controle de capacidade, Motivação básica da IA, Normatividade indireta, Profusão de infraestrutura, Riscos da IA, Risco computacional, Segurança da IA, Serviços abrangentes de IA, Riscos existenciais, Tese da ortogonalidade, Longotermismo.

Leia também: Orientação de carreira para o problema da Inteligência Artificial, Tópicos do blog sobre IA.

Inteligência Artificial cooperativa (em inglês, cooperative AI): Subárea da inteligência artificial que visa aperfeiçoar a capacidade dos sistemas de IA de produzir cooperação entre humanos, máquinas e instituições. Relacionado: Cooperação moral, Segurança da IA.

Inteligência Artificial Geral (em inglês, artificial general intelligence – AGI):IA que não apenas demonstra ter uma alta habilidade em uma ampla variedade de domínios específicos, mas também generaliza entre esses domínios e demonstra outras habilidades com uma abrangência mais ampla, em vez de mais especializada.

Inteligência Artificial transformadora – IAT (em inglês, transformative artificial intelligence – TAI): Inteligência artificial que constitui um desenvolvimento transformador, por exemplo, um desenvolvimento pelo menos tão significativo quanto foram as revoluções agrícola ou industrial. Relacionado: Inteligência Artificial, Desenvolvimento transformador.

Inteligência Coletiva (em inglês, collective intelligence): Veja Sabedoria das multidões.

Inteligência de máquina de alto nível (em inglês, high-level machine intelligence – HLMI): por vezes definida como uma inteligência que possa realizar a maioria das profissões humanas ao menos tão bem quanto um ser humano típico – essa acaba sendo também uma das definições para Inteligência Artificial. Por isso, também pode ser usada como sinônimo para Inteligência Artificial.

Inteligência extraterrestre (em inglês, extraterrestrial intelligence): Hipotética vida inteligente que não se originou da Terra. Relacionado: Paradoxo de Fermi.

Interpretabilidade de IA (em inglês, AI interpretability): é a capacidade dos processos de decisão e do funcionamento interno dos sistemas de IA e de aprendizado de máquina de serem compreendidos por humanos ou outros observadores externos. Relacionado: Inteligência Artificial.

Interfaces computador-cérebro (ICC) (em inglês, brain-computer interfaces – BCI): Tecnologias que permitem que o cérebro interaja diretamente com um computador externo ou com um dispositivo robótico.

Intervenções amplas vs. especializadas (em inglês, broad vs narrow interventions): intervenções amplas são aquelas que focam em benefícios imprevisíveis de efeitos cascata, enquanto as especializadas (ou direcionadas) focam nos efeitos mais específicos num futuro distante, ou destinam-se a uma classe relativamente especializada de possíveis efeitos cascata. Relacionado: Longoprazismo.

Intuição de neutralidade (em inglês, intuition of neutrality): Ponto de vista, na ética da população, de que adicionar uma pessoa a uma população é, por si só, eticamente neutro.

Inverno da IA (em inglês, AI winter): período de financiamento e interesse reduzidos em pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial. Relacionado: Inteligência Artificial.

Inverno nuclear (em inglês, nuclear winter): Efeito do esfriamento climático global grave e prolongado provocado pela poeira estratosférica de tempestades de fogo após uma guerra nuclear em larga escala. Geralmente tal fenômeno é comparado com o do inverno vulcânico (abaixo). Leia também: Orientação de carreira para o problema da Segurança Nuclear, Reportagem relacionada. Relacionado: Guerra nuclear, Inverno vulcânico, Segurança Nuclear.

Inverno vulcânico (em inglês, volcanic winter): diminuição prolongada da temperatura global após grandes volumes de matéria em suspensão serem despejados na atmosfera da Terra por uma intensa erupção vulcânica. Relacionado: Supervulcão.

Investigação operacional (em inglês, operations research – OR): campo de aplicação de análises avançadas para tomar melhores decisões. Ou seja, tomar a melhor decisão possível sob restrições e incertezas. Ramo interdisciplinar da matemática aplicada que faz uso de modelos matemáticos, estatísticos e de algoritmos na ajuda à tomada de decisão. Relacionado: Melhoria da tomada de decisão institucional, Inteligência Artificial, Tecnologia de interesse público.

Investimento associado à missão (em inglês, mission correlated investing): Estratégia de investimento que produz mais dinheiro em mundos nos quais o dinheiro é relativamente mais valioso. Ou seja, são os investimentos com retornos que estão associados com a custo-eficácia relativa de futuras oportunidades de doação.

Investimento de impacto (em inglês, impact investing): Prática de investimento em empresas que visam lucro com a finalidade de gerar tanto retornos financeiros quando impacto social. Relacionado: Altruísmo paciente, Desinvestimento, Investimento socialmente responsável.

Investimento socialmente responsável (em inglês, socially responsible investing): estratégia de investimento que considera retornos tanto financeiros quanto sociais. Pode incluir o impacto investido em empresas que visam lucro com a intenção de fazer o bem, desinvestir em empresas que possam produzir resultados sociais danosos e influenciar as decisões de empresas em direção a resultado sociais melhores por meio de defesa de acionistas. Relacionado: Investimento de impacto, Desinvestimento.

Lacunas de financiamento: Sinônimo: Espaço para mais financiamento.

Lógica da despensa (em inglês, logic of the larder): a “lógica da despensa” é uma objeção comum ao argumento de que pessoas preocupadas com o bem-estar animal deveriam consumir menos ou nenhum produto animal. A afirmação é que, ao reduzir a demanda por carne, ovos ou leite, estas pessoas na realidade fazem com que menos animais venham a existir.

Longa reflexão (em inglês, long reflection): Período de tempo hipotético durante o qual a humanidade decide sobre a melhor forma de alcançar um potencial no longo prazo. Relacionado: Longotermismo.

Longoprazismo ou Longotermismo (em inglês, longtermism): Ponto de vista de que a influência positiva no futuro no longo prazo é uma prioridade moral básica do nosso tempo. Veja também: Tópicos do blog sobre Longotermismo. Relacionado: Argumento da simulação, Curtoprazismo, Efeitos indiretos a longo prazo, Era dos perigos, Ética infinita, Momento de influencia decisiva na história, Riscos-s, Riscos-x, Ética.

Leia também o FAQ do Longotermismo.

Loterias de doadores (em inglês, donor lotteries): Acordo pelo qual diversos doadores potenciais contribuem para uma “conta” comum em troca de uma oportunidade, proporcional ao tamanho da contribuição, de ter o direito de decidir sobre como o valor será gasto.

Macroestratégia (em inglês, macrostrategy): Estudo sobre como as ações atuais podem influenciar o futuro da humanidade no longo prazo. Relacionado: Consideração crucial, Longotermismo, Mudança de trajetória, Riscos existenciais, Pesquisa de prioridades globais.

Malária: A malária é uma das principais causas de morte infantil na África. É transmitida de pessoa para pessoa por mosquitos infectados por protozoários parasitários do género Plasmodium. Envolve sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre. Há evidências que ligam a malária à morte (particularmente em crianças menores de 5 anos), outros indicadores relacionados à deficiência nutricional e baixo peso ao nascer. Acredita-se também que a malária pode causar incapacidade permanente (deficiência auditiva, deficiência visual, epilepsia, etc.)

  • Mosquiteiros (em inglês, nets ou bednets): Mosquiteiros funcionam de duas maneiras: primeiro, como uma simples barreira mecânica que impede que o mosquito chegue até a pessoa. Em segundo lugar, como um mecanismo para matar o mosquito – quando um mosquito pousa em um mosquiteiro, gruda o inseticida em suas patas e isso o derruba – o mosquito então morre. Cada mosquiteiro dura de 3 a 4 anos e protege, em média, duas pessoas. Para cada 100 a 1.000 mosquiteiros que colocamos sobre as camas, uma pessoa, geralmente uma criança, deixa de morrer. De acordo com a GiveWell, essa é uma das intervenções mais custo-eficazes em salvar vidas humanas.
  • Distribuição em massa de mosquiteiros (em inglês, mass distribution of nets ou mass distribution of bednets): Intervenção contra a malária que consiste na distribuição gratuita de mosquiteiros, geralmente visando alcançar a cobertura universal dentro de uma população. É considerado que há cobertura universal quando é distribuído um mosquiteiro para cada 1,8 pessoas no população-alvo)
  • Mosquiteiro tratado com inseticida – MTI (em inglês, insecticide-treated net – ITN): mosquiteiro projetado para bloquear fisicamente os mosquitos, que foi tratado com inseticida, residual e seguro, com o objetivo de matar e repelir os mosquitos que transmitem a malária.
  • Mosquiteiros tratados com inseticida de longa duração (em inglês, long-lasting insecticide-treated nets – LLINs): mosquiteiro projetado para permanecer eficaz por vários anos, sem retratamento.
  • Quimioprevenção sazonal da malária (em inglês, seasonal malaria chemoprevention): consiste em dar às crianças com menos de 5 anos de idade tratamentos completos de forma intermitente durante a estação da malária. Consiste na administração de um máximo de quatro administrações de tratamento de SP [sulfadoxina-pirimetamina] + AQ [amodiaquina] em intervalos mensais, para crianças de 3 a 59 meses em áreas de transmissão altamente sazonal da malária. Sete Estudos Aleatórios Controlados forneceram fortes evidências de que esse programa reduz os casos de malária na população tratada. Um estudo randomizado controlado fornece evidências que consideramos convincentes de que o SMC também reduz os casos de incidência de malária na população não tratada.

Relacionado: Pobreza global, Saúde global.

Maldição do otimizador (em inglês, optimizer’s curse): Fenômeno que leva um agente a otimizar a respeito de um conjunto de opções com valor incerto para sistematicamente superestimar o valor da opção escolhida.

Maldição do unilateralismo (em inglês, unilateralist’s curse): Imagine uma situação em que muitos agentes altruístas têm o poder de causar um estado de coisas cujo valor líquido seja negativo mas que isso é desconhecido desses agentes. Nessa situação, a probabilidade de que esse estado de coisas se realize aumenta conforme aumenta o número de agentes que decide agir com base em seu próprio julgamento. Relacionado: Coordenação altruística.

Manter suas opções abertas (em inglês, keep options open): orientação de carreira de que, idealmente, você não deve escolher uma opção de alta especialização e comprometimento logo no início da carreira, optando, ao invés disso, por seguir caminhos que permitam a experimentação e que mantenham outras opções em aberto. Relacionado: Carreiras, Metodologia ACB.

Megaprojetos (em inglês, megaprojects): Projetos que venham a movimentar $100 milhões ou mais em financiamentos por ano.

Melhoria da tomada de decisão institucional (em inglês, improving institutional decision making): área que foca no aumento da qualidade técnica e no alinhamento do altruísmo eficaz nas decisões tomadas pelos organismos mais importantes de tomada de decisão do mundo. Leia também a Orientação de carreira para o problema de Melhoria da tomada de decisão institucional. Sinônimo: Melhoria do Processo Decisório das Instituições. Relacionado: Teoria da decisão.

Mentalidade de batedor ou mentalidade de reconhecimento ou mentalidade de explorador (em inglês, scout mindset): mentalidade para nos motivarmos a ver as coisas como elas são, não como gostariamos que elas fossem. A mentalidade de batedor enfatiza a curiosidade, a busca imparcial da verdade e o enfrentamento da realidade, mesmo que essa realidade seja inesperada ou indesejada. Isso pode ser contrastado com uma “mentalidade de soldado”, que é a tendência natural de usar o raciocínio motivado para defender as crenças existentes, em vez de estar aberto a mudá-las.

Essa ideia é desenvolvida no livro de Julia Galef, the Scout Mindset (Pt-br: Mindset de Explorador). Você também pode assistir a esse TED Talk de 11 minutos com uma rápida explicação.

Mercado de previsões (em inglês, prediction markets): Futuros de ideias. Mercados para negociar contratos sobre eventos futuros. Sinônimo: Mercados de informações. Relacionado: Previsões.

Mercados para o Altruísmo (em inglês, markets for altruism): mecanismos semelhantes a mercados reais ou potenciais para alocação de recursos em contextos altruístas. Um exemplo disso seria a ideia de Certificados de Impacto. Relacionado: Altruísmo Eficaz, Coordenação altruística, Infraestrutura comunitária.

Meta-análise ou metanálise (em inglês, meta analysis): Trata-se de método estatístico que tem o objetivo de integrar os resultados de vários estudos sobre uma mesma questão de pesquisa. Essa integração de vários estudos é chamada de revisão sistemática. A meta-análise foi especialmente desenvolvida para integrar os resultados de vários estudos sobre uma mesma questão de pesquisa.

A síntese produzida por meta-análise é ponderada, sendo atribuído um peso diferente a cada estudo, de modo que cada um contribua diferentemente para a conclusão final. O método mais utilizado para atribuir peso a cada estudo é o inverso da variância, ou seja, quanto maior a variabilidade, menor a participação do estudo na conclusão final. Devido ao aumento do tamanho das amostras por combinação dos estudos, a síntese produzida por meta-análise sobre um conjunto de estudos com boa validade reduz o nosso grau de incerteza sobre os efeitos benéficos ou indesejáveis das intervenções em saúde, por exemplo. Revisões sistemáticas com meta-análise são a principal diretriz que orienta as práticas baseadas em evidências. (Fonte: Wikipédia). Relacionado: Revisão Sistemática, RCTs.

Metaciência (em inglês, meta science): Uso da metodologia científica para estudar a própria ciência. Sinônimo: Metapesquisa.

Metaética (em inglês, metaethics): Estudo sobre a natureza de propriedades e declarações éticas. Inclui questões sobre o tipo de evidências que podem ser usadas para apoiar ideias morais, se a moralidade é culturalmente relativa e qual poderia ser a natureza dos fatos morais. Relacionado: Ética.

Metagenômica (em inglês, metagenomics): Análise do material genético obtido a partir de uma amostra ambiental.

Método de controle de capacidade (em inglês, capability control method): Método que tenta evitar resultados indesejáveis da inteligência artificial restringindo o que elas podem fazer. Relacionado: Inteligência Artificial, Alinhamento da IA.

Método da seleção de motivações (em inglês, motivation selection method): Método que tenta evitar resultados indesejáveis da inteligência artificial influenciando o que a IA quer fazer. Relacionado: Inteligência Artificial.

Metodologia ACB: Aprenda mais, Construa sua opções e, então, faça o Bem. A ideia é proposta por William MacAskill em seu livro What We Owe the Future. Relacionado: Carreiras.

Metodologia ITN (em inglês, ITN framework): A metodologia ITN parte do princípio de que os problemas mais urgentes tendem a ter uma boa combinação das seguintes qualidades: Importância (grande escala), Tratabilidade (Solucionável) e Negligência. I: qual a magnitude desse problema? Quanto isso afeta a vida das pessoas hoje? Quanto efeito a solução terá a longo prazo? T: Quão fácil seria progredir neste problema? As intervenções já existem para resolver esse problema de forma eficaz, e quão forte é a evidência por trás deles? N: Quantas pessoas e recursos já estão dedicados a resolver este problema? Quanto mais pessoas recursos dedicados, menos faz sentido que você também invista na solução do problema. Relacionado: Metodologia SPC, Importância, Tratabilidade, Negligência.

Metodologia SPC (em inglês, SPC framework): A Metodologia SPC é proposta por William MacAskill em seu novo livro “What We Owe the Future” (O que devemos ao futuro). Ela consiste em três pilares: Significância, Persistência e Contingência. Significância é o valor médio agregado, provocando um determinado estado de coisas. Quão pior é o mundo, a qualquer momento, porque algo ocorreu? A Persistência de um estado de coisas é quanto tempo dura o estado das coisas, uma vez que ele é provocado. A extinção de uma espécie, por exemplo, é, a princípio, até o final dos tempos. Por fim, temos a Contingência. Um termo alternativo seria “não evitabilidade“. A contingência representa até que ponto um estado de coisas depende de um pequeno número de ações específicas. Se algo é muito contingente, essa mudança não teria ocorrido por muito tempo, ou nunca. O conhecimento do cálculo não era muito contingente porque Leibniz o descobriu independentemente apenas alguns anos depois de Newton. Considerar a contingência é crucial porque, se você causar uma mudança no mundo, mas se tratar de uma mudança que simplesmente teria acontecido logo depois, então você não fez uma diferença de longo prazo para o mundo.

A metodologia SPC pode ser entendida como complementar a Metodologia ITN (Importância, Tratabilidade e Negligência). A Metodologia SPC seria uma tentativa de avaliar de modo mais claro o componente Importância da Metodologia ITN.

Obs.: não confundir com a Metodologia SPC de processos da qualidade (Statistical Process Control).

Relacionado: Longotermismo, Momento de influência decisiva na história, Momentos de plasticidade, Mudança de trajetória, Mudanças de valores, Mudanças sistêmicas, Persistência cultural, Progresso diferencial.

Microfinanças (em inglês, microfinance): Categoria de serviços financeiros (tal como crédito, seguros, sistemas de pagamento, poupança e conta corrente) oferecidos a pessoas ou grupos de baixa renda normalmente excluídos do sistema bancário tradicional. Apesar da popularidade alcançada por tais iniciativas, principalmente no começo do século, as análises conduzidas pela GiveWell não apontaram que seja uma solução de alto custo-eficácia.

Modelos (em inglês, models): Representação simplificada de algum aspecto do mundo, que pode ser mais facilmente analisado do que o próprio mundo. Relacionado: Racionalidade.

Modelo de fidelidade (em inglês, fidelity model): Uma consideração quanto a difusão de ideias que é muito comentada nos espaços do AE. Conforme influente artigo, deveriamos prorizar manter intactas as nuances das ideias do Altruísmo Eficaz, a transmissão das ideias com exatidão, adesão ao fato e ao detalhe. Tais considerações levaram ao ceticismo de muitos para com às tentativas de disseminar as ideias do Altruísmo Eficaz na mídia e redes sociais, preferindo, em vez disso, outros mecanismos de disseminação. Também foi usado para argumentar que os esforços de tradução deveriam ser adiados. Leia também (Google translate): O modelo de fidelidade na propagação de ideias, Por que estamos entendendo errado o Modelo de Fidelidade, Por que não devemos nos apressar em traduzir o altruísmo eficaz para outras línguas?

Momento certo de doar (em inglês, timing of philanthropy): seleção de um cronograma ideal para fazer doações filantrópicas. Relacionado: Filantropia paciente.

Momento de influência decisiva na história (em inglês, hinge of history): Momento hipotético na história humana no qual a humanidade tem uma influência desproporcional sobre o futuro no longo prazo. Muitos pensadores, tal como Derek Parfit e William MacAskill acreditam que estamos vivendo um desses momentos (a hipótese de que estamos no século mais importante da história da humanidade). Você pode ler mais sobre isso nessa reportagem. Sinônimo: Momento de grandes desdobramentos. Relacionado: Aprisionamento de valores, Era dos perigos, Momentos de plasticidade, Mudança de trajetória, Mudanças de valores, Mudanças sistêmicas, Persistência cultural, Progresso diferencial.

Momentos de plasticidade (em inglês, moments of plasticity): frequentemente, algum evento pode ter efeitos altamente significativos, persistentes e contingentes se houver um período de plasticidade, onde ideias, eventos ou instituições podem assumir uma de várias formas, seguido por um período de rigidez ou ossificação. A dinâmica é como a do vidro soprado: em um período, o vidro ainda está derretido e maleável; pode ser soprado em uma de muitas formas. Depois que esfria, torna-se rígido e nenhuma mudança adicional é impossível sem derretê-lo novamente. Relacionado: Aprisionamento de valores, Momento de influência decisiva na história, Mudança de trajetória, Mudanças de valores, Mudanças sistêmicas, Persistência cultural, Progresso diferencial.

Motivação altruística (em inglês, altruistic motivation): Estudo daquilo que leva os indivíduos a agir altruisticamente. Relacionado: altruísmo entusiástico vs. obrigatório, Ética.

Motivação básica da IA (em inglês, basic AI drive): Inclinação que praticamente qualquer sistema de IA deve ter por padrão, a menos que explicitamente neutralizada por projetistas humanos. Relacionado: Inteligência Artificial.

Movimento de desarmamento nuclear (em inglês, nuclear disarmament movement): Movimento social que faz campanha para reduzir ou eliminar armas nucleares. Relacionado: Guerra nuclear, Inverno vulcânico, Segurança Nuclear.

Movimento racionalista: Veja Comunidade de racionalidade.

Mudança de trajetória (em inglês, trajectory change): No contexto do longotermismo, é uma mudança persistente no valor total em cada ponto do futuro de longo prazo. Mudanças de trajetória também foram descritas como mudanças leves ou significativas na “trajetória de desenvolvimento do mundo”. Relacionado: Longotermismo, Momentos de plasticidade, Mudanças de valores

Mudanças Climáticas (em inglês, climate change): Sinônimo: Aquecimento Global.

Mudança de dieta (em inglês, dietary change): no contexto da causa animal trata-se de uma maneira de reduzir o sofrimento animal, principalmente aquele causado pela pecuária industrial, reduzindo o consumo de produtos animais ou evitando completamente tais produtos. Relacionado: Alternativas para produtos animais, Bem-estar animal, Carne artificial.

Mudança de valores ou desvio de valores (em inglês, values changes ou value drift): Mudança nos valores de uma pessoa ou comunidade. Mudanças de valores são significativas porque elas têm grande impacto na vida das pessoas e de outros seres. Em uma perspectiva longoprazista, elas são particularmente significativas em comparação com outros tipos de mudanças que podemos fazer. Isso porque seus efeitos são excepcionalmente previsíveis.

Se você promover um meio específico para atingir seus objetivos, tal como uma política específica, você corre o risco de que essa mesma política, no futuro, não seja muito boa em atingir seu objetivo, especialmente se o mundo no futuro for muito diferente de hoje, com um diferente ambiente político, cultural e tecnológico. Por outro lado, se você garantir que as pessoas no futuro adotem um objetivo específico, então você pode confiar nelas para buscar quaisquer estratégias que façam mais sentido, em qualquer ambiente em que estejam e com qualquer informação adicional que tenham. Você pode, portanto, ficar confiante de que tornou mais provável a realização desse objetivo, mesmo que não tenha a menor ideia de como será o mundo quando essas pessoas buscarem alcançá-lo.

Contudo, essa outra explicação do conceito extraída do post “A Qualitative Analysis of Value Drift in EA” pode ser útil, conforme o contexto:

Pelo que sei, “value drift” é uma expressão que foi usada pela primeira vez pela comunidade racionalista, em referência à segurança da IA. Não foi discutido nem estudado fora das comunidades racionalistas ou de Altruísmo Eficaz- pelo menos, não usando o termo “value drift”.

Value drift já foi definido de forma tão ampla quanto “mudanças de valores” ao sentido tão restrito quanto a perda de motivação para fazer coisas altruístas. As pessoas parecem ver a primeira como a definição técnica e a última como o que o termo implica, pois o “value drift” dos valores do AE é frequentemente visto como o desvio de valor mais preocupante para um altruísta eficaz que deseja permanecer um altruísta eficaz, ou altruísta em geral.

Relacionado: Aprisionamento de Valores, Momentos de plasticidade, Mudanças sistêmicas, Persistência cultural, Progresso diferencial.

Mudanças sistêmicas (em inglês, systemic change): mudanças relativas a práticas ou instituições estabelecidas como normativas ou habituais em todo um sistema político, social ou econômico. Uma crítica comum ao Altruísmo Eficaz é que ele optaria por “soluções paliativas” ao invés de mudanças sistêmicas, contudo, a maioria dos altruístas eficazes rejeitaria essa ideia. Esses dois textos abordam a questão: Altruístas eficazes amam mudanças sistêmicas e Ganhar para doar pode levar a mudanças sistêmicas. Relacionado: Melhoria da tomada de decisão institucional, Momentos de plasticidade, Reforma do sistema criminal, Reforma do uso do solo, Reforma eleitoral, Reforma institucional longotermista, Saúde global.

Natalismo (em inglês, natalism): é a ideia de que há boas razões para incentivar uma maior reprodução humana. Sinônimos: Pronatalismo, Posição pró-nascimento. Antônimo: Antinatalismo. Relacionado: Planejamento familiar.

Negligência (em inglês, neglectedness): Quantidade de recursos atualmente alocados para resolver um problema. A negligência é um dos três fatores na Metodologia ITN. Sinônimo: desocupação (em inglês, uncrowdedness).

Negligência do alcance ou Negligência de escopo (em inglês, scope neglect): viés cognitivo que leva as pessoas a valorizarem ou desvalorizarem um assunto de modo a ignorarem o seu tamanho, dando um peso insuficiente ou excessivo. Sinônimo: Insensibilidade do alcance ou Insensibilidade de escopo. Esse texto explica didaticamente o assunto. Relacionado: Viés cognitivo, Importância, Metodologia ITN, Racionalidade.

Neutralidade (em inglês, neutrality): Noção de que devemos ser neutros com relação a algumas características. Por exemplo, defensores de neutralidade de causa argumentam que devemos ser neutros em relação à causa a ser priorizada, e escolher a causa com base em avaliações imparciais de impacto. Categorias de neutralidade incluem a neutralidade de causa, o significado da neutralidade e o risco da neutralidade.

Neutralidade de causas (em inglês, cause neutrality): ponto de vista de que as causas devem ser priorizadas conforme avaliações imparciais de impacto e não de outras considerações, tal como relevância ou vínculo pessoal. Sinônimo: Imparcialidade de causas, Seleção estratégica de causas. Relacionado: Priorização de causas, Causa X.

Normatividade indireta (em inglês, indirect normativity): Abordagem ao problema do alinhamento de IA que tenta especificar valores de IA indiretamente, tais como por referência ao que um agente racional valorizaria sob condições idealizadas, e não por uma especificação direta. Relacionado: Inteligência Artificial.

Nudge: veja Arquitetura da escolha

Ovos livres de gaiola. Veja: Campanhas corporativas livres de gaiolas

Pacientes morais (em inglês, moral patienthood): a condição de merecer consideração moral. Embora normalmente se concorde que humanos típicos são pacientes morais, há um debate sobre a condição de pacientes morais de muitos outros tipos de seres, incluindo embriões humanos, animais não humanos, pessoas futuras e sencientes digitais. Relacionado: senciência.

Paradoxo de Fermi (em inglês, Fermi paradox): a suposta inconsistência entre a falta de evidência de inteligência extraterrestre e as diversas estimativas em favor da sua alta probabilidade. Relacionado: Inteligência extraterrestre, Grande filtro.

Paridade de poder de compra – PPP (em inglês, purchasing power parity): métrica que busca anular as diferenças de preços de um país para o outro, variações na cotação do câmbio etc., comparando no lugar da renda das pessoas em dinheiro o que seria uma mesma cesta de produtos. Por exemplo, o Banco Mundial considera 2 dólares e 15 centavos a linha da pobreza, isso já ajustado pela paridade de poder de compra;
Sabemos que 2 dólares compram mais coisas no Brasil ou na Angola do que nos Estados Unidos, mas não é o caso aqui com essa métrica, pois ela está comparando uma mesma cesta de produtos. Ou seja, estamos comparando produtos que você compra com dois dólares nos Estados Unidos com os mesmos produtos que você compra no Brasil, França ou Quênia. Relacionado: Pobreza Global.

PASTA (acronômico em inglês para Processo para Automatizar o Avanço Científico e Tecnológico – Process for Automating Scientific and Technological Advancement): sistemas de IA que poderiam automatizar todas as atividades humanas para acelerar o avanço científico e tecnológico. Holden Karnofsky argumenta que o PASTA poderia ser suficiente para tornar este o século mais importante da história, por meio do potencial para uma explosão de produtividade, assim como por conta dos riscos que ele traz de IAs desalinhadas). Relacionado: Inteligência Artificial.

Patógenos modificados (em inglês, engineered pathogens): Sinônimo: Ganho de função.

Pecuária industrial (em inglês, factory farming): Sinônimos: Pecuária Intensiva​, Fazendas industriais, Criação Intensiva de Animais.

Pensamento sequencial vs. por agrupamento (em inglês, sequence vs cluster thinking): Abordagens opostas para pensar sobre a tomada de decisão. O pensamento sequencial envolve tomar uma decisão com base em um único modelo de mundo, enquanto o pensamento em grupo envolve abordar uma decisão a partir de múltiplas perspectivas. Relacionado: Racionalidade, Teoria da decisão.

Pensar na margem (em inglês, thinking at the margin): Avaliar o impacto de uma decisão ao considerar os efeitos de gastar uma unidade de recurso adicional. A palavra “marginal” significa aqui “adicional”. O primeiro copo de limonada em um dia quente mata a sede, mas o copo seguinte, talvez nem tanto. Se você pensa na margem, está pensando no que a próxima ação ou ação adicional significa para você. Relacionado: Rendimentos decrescentes, Espaço para mais financiamento, Avaliação de Impacto, Avaliação de Organizações, Racionalidade.

Perda de biodiversidade (em inglês, biodiversity-loss): diminuição da biodiversidade dentro de uma espécie, ecossistema, área geográfica específica, ou da Terra como um todo. Relacionado: Desmatamento.

Perde-e-ganha: Veja: Trade-off.

Persistência cultural (em inglês, cultural persistence): estudo da persistência de traços culturais como costumes, crenças e comportamentos ao longo do tempo. Relacionado: Aprisionamento de Valores, Defasagem cultural, Evolução cultural, Mudanças de valores, Progresso diferencial.

Pesquisa de prioridades globais (em inglês, Global priorities research – GPR): pesquisa sobre questões que podem ajudar a decidir como alocar recursos finitos de maneira mais custo-eficaz. Pode incluir encontrar e priorizar entre diferentes causas, bem como macroestratégia ou pesquisa “fundacional” que informaria a priorização de causas de maneira menos direta (por exemplo, pesquisa sobre o paradoxo de Fermi ou a hipótese de que estamos vivendo um momento de influência decisiva na historia). Leia também a Orientação de carreira para a Pesquisa de Prioridades Globais. Relacionado: Causa X.

Pesquisa de prioridades locais (em inglês, local priorities research): Pesquisa destinada a identificar problemas com altas prioridades dentro de um contexto local, tal como o contexto de um país específico.

Pesquisa em alternativas para produtos animais (em inglês, research into animal product alternatives): Veja: alternativas para produtos animais

Pesquisa sobre consciência (em inglês, consciousness research): pesquisa que trata da qualidade subjetiva da experiência. Relacionado: Axiologia, Filosofia da Mente, Senciência, Valência.

Pesquisa sobre envelhecimento (em inglês, aging research): Pesquisa que visa desacelerar o processo de envelhecimento ou reparar os danos provocados por ele.

Pessoa digital (em inglês, digital person): pessoa que roda em um hardware de computação digital. Relacionado: Senciência.

Pessoas futuras (em inglês, future people): O número de pessoas vivas hoje é insignificante em comparação com o número que pode vir a existir no futuro. Portanto, poderá ser extremamente importante garantir o futuro da civilização humana, desfrutando de uma vida plena e livre de sofrimento. Em seu livro O que devemos ao futuro (What we Owe the Future), MackAskill os chama de os bilhões silenciosos. Isso porque as pessoas futuras não tem como se fazerem ouvidas, ter seus interesses considerados ou se fazerem politicamente representadas exceto por nós, pessoas que hoje existem. Em suas palavras: “Pessoas futuras importam. Pode haver muitas delas. Podemos fazer suas vidas melhores. Esse é o argumento a favor do longotermismo resumido”. Relacionado: longotermismo

Planejamento familiar (em inglês, family planning): uso de contraceptivos para limitar ou reduzir o número de filhos de um casal, e a disponibilização de métodos contraceptivos para esse fim. Relacionado: Pobreza global, Saúde global.

Pobreza Global (em inglês, global poverty): existem duas medidas principais para avaliar a pobreza: a pobreza absoluta, que compara a renda com a quantia necessária para atender às necessidades pessoais básicas, como alimentação, vestuário e abrigo; e a pobreza relativa, quando uma pessoa não consegue atingir um nível mínimo dos padrões de vida, em comparação com outros na mesma época e lugar. A definição de pobreza relativa varia de um país para outro, ou de uma sociedade para outra. Em geral, quando discutimos sobre pobreza global, estamos pensando em métricas de pobreza absoluta. O Banco Mundial usa uma linha de pobreza internacional de US$ 2,15 por dia (ajustado pelo poder de compra local) e estima que cerca de 650 milhões de pessoas – aproximadamente uma em cada doze pessoas – são pobres. A falta de recursos econômicos tem consequências diretas em muitos outros aspectos da vida, incluindo segurança alimentar, acesso a serviços de saúde e água, saúde mental, etc., e por isso impactam a sociedade como um todo, com menor desenvolvimento econômico, por exemplo.

Leia também a Orientação de carreira para o problema da Saúde em países pobres. Relacionado: Auxílio e Paternalismo, Crescimento econômico, Desenvolvimento randomista, Desparasitação, Malária, Fumo, PPP.

Poder computacional do cérebro humano (em inglês, computational power of the human brain): Número de operações por unidade de tempo desempenhadas por um cérebro de um humano adulto comum. Relacionado: Emulação do cérebro como um todo, Pessoa digital.

Política macroeconômica (em inglês, macroeconomic policy): conjunto de regras e regulamentos governamentais que se ocupam em influenciar as operações da economia como um todo. Relacionado: Crescimento econômico.

Poluição atmosférica (em inglês, air pollution): contaminação do ar pela presença, na atmosfera, de substâncias danosas à saúde de humanos e de outros seres vivos.

Ponto crucial (em inglês, crux): Pontos essenciais necessários para uma pessoa manter um ponto de vista a respeito de algum assunto e qualquer crença da qual esse ponto de vista dependa, tal que, se a pessoa deixa de acreditar naquilo, ela não compartilha mais desse ponto de vista. Sinônimo: Cerne. Relacionado: Convicção, Consideração crucial, Resiliência de crença.

Ponto de vista interno vs. Externo (em inglês, inside vs outside view): Abordagens alternativas de Previsão. Enquanto o ponto de vista interno tenta fazer previsões com base em um entendimento dos detalhes de um problema, o ponto de vista externo (também chamada de Previsão de classe de referência) olha para situações passadas semelhantes e prevê com base naqueles resultados. Relacionado: Previsões.

Preferência temporal: Em economia, “preferência temporal” é a verdade constante e fundamental de que os indivíduos preferem que suas necessidades sejam satisfeitas no intervalo de tempo mais curto possível. Relacionado: Desconto temporal.

Preparação para desastres (em inglês, disaster preparedness): A preparação geral para desastres parece ser um planejamento robustamente bom em uma perspectiva longotermista. Isso pode incluir coisas como aumentar os estoques de alimentos; construir bunkers para proteger mais pessoas das piores catástrofes; desenvolver formas de produção de alimentos não dependentes da luz solar em caso de inverno nuclear; construir cofres de sementes que poderiam ser usadas para reiniciar a agricultura; e construir cofres de informações com instruções para criar as tecnologias necessárias para reconstruir a civilização. Relacionado: Alimento resiliente, Prontidão para pandemias.

Preparação para pandemias: Veja: Prontidão para pandemias.

Previsões (em inglês, forecasting): Arte e ciência de tentar prever o futuro. Previsões podem nos ajudar a ter uma noção melhor do que acontecerá no futuro, para que possamos nos preparar adequadamente. Relacionado: Mercado de previsões, Convicções, Futurologia, Melhoria da tomada de decisão institucional, Previsões de IA, Previsões de longo alcance, Sabedoria das Multidões.

Previsões de IA (em inglês, AI forecasting): Processo de tentar prever uma série de resultados relacionados à IA, tais como o momento em que a IA em nível humano surgirá (linha do tempo de IA) e que impactos ela provocará.

Previsões de longo alcance (em inglês, long range forecasting): Previsão cujo alcance envolva horizontes de longo prazo. Referem-se a eventos daqui a dez anos ou mais, embora não exista uma definição unânime.

Prioritarismo (em inglês, prioritarianism): Ponto de vista na ética normativa de que aumentar o bem-estar das pessoas é intrinsicamente mais valioso quanto pior as pessoas estiverem. Relacionado: Ética, Visão total, Conclusão repugnante, Utilitarismo, Consequencialismo.

Problema da substituição por animais pequenos (em inglês, small animal replacement problem): O problema da substituição de pequenos animais é a preocupação de que certas mudanças na dieta destinadas a causar menos danos aos animais possam, de fato, causar mais danos – especificamente, mudanças que resultem na ingestão de animais menores em vez dos maiores. Por exemplo, quando muitas pessoas veem os problemas com a pecuária industrial, a primeira carne a desaparecer de seus pratos costuma ser a carne vermelha, especificamente bovina. Infelizmente, se essa pessoa aumentar o consumo de frango ou peixe, mesmo que moderadamente, isso pode ter um resultado líquido negativo ao bem-estar dos animais. Relacionado: Bem-estar animal.

Priorização de Causas (em inglês, cause prioritization): Suponha que você esteja pensando em seguir carreira cientifica e deseja saber deve se tornar um pesquisador em energia solar ou em doenças. Qual dessas áreas é mais eficaz para focar? A priorização de causas pode ajudar a pensar qual o problema mais relevante para escolher se dedicar.

Problema do comedor de carne (em inglês, the meat-eater problem): Salvar vidas humanas e tornar humanos mais prósperos parecem ser coisas obviamente boas em termos de efeitos diretos. No entanto, humanos consomem produtos animais, e estes produtos animais podem causar considerável sofrimento animal. Trata-se, portanto, da preocupação de que algumas intervenções destinadas a ajudar os humanos possam aumentar o consumo de produtos animais e, consequentemente, aumentar o sofrimento de animais de criação. Isso pode ocorrer seja aumentando a renda real ou a população humana. Sendo assim, melhorar as vidas humanas pode, em tese, levar a efeitos negativos que superam os efeitos positivos diretos, na perspectiva do bem-estar animal. Relacionado: Bem-estar animal.

Profusão de infraestrutura (em inglês, infrastructure profusion): Modo maligno de falha de IA que envolve a transformação de grandes partes do universo acessível em infraestrutura a serviço de algum objetivo que impede a realização do potencial da humanidade no longo prazo. Veja também Paperclip Maximizer ou jogue esse didático joguinho 😉 Relacionado: Inteligência Artificial.

Programas de treinamento em pesquisa (em inglês, research training programs): Programas destinados a ajudarem os participantes a testarem sua adequação para o trabalho e formarem suas habilidades em uma pesquisa específica ou campo relacionado. Esses programas costumam ser chamados de estágios ou bolsas de pesquisa.

Progresso diferencial (em inglês, differential progress): Avanço do tipo de progresso que diminui os riscos e o atraso do tipo de progresso que aumenta os riscos. Sinônimo: desenvolvimento tecnológico diferencial (em inglês, differential technological development). A expressão “progresso intelectual diferencial” às vezes é usada como sinônimo de progresso diferencial, embora também possa ser usado de forma mais restritiva, excluindo formas não intelectuais de progresso. Relacionado: Crescimento econômico, Dano acidental, Defasagem cultural, Momentos de plasticidade, Progresso cientifico, Riscos existenciais, Hipótese da vulnerabilidade mundial.

Progressologia: Veja Estudos sobre o progresso.

Prontidão para pandemias (em inglês, pandemic preparedness): conjunto de medidas para preparar melhor a humanidade para futuras pandemias. Relacionado: Biossegurança, Biovigilância. Leia também Tópicos do blog sobre Pandemia.

Psicologia moral (em inglês, moral psychology): Área de estudo na interseção entre a filosofia e a psicologia que abrange áreas como raciocínio, desenvolvimento moral, motivação moral e origens evolucionárias da moralidade. Relacionado: Ética.

Raciocínio motivado (em inglês, motivated reasoning): tendência para raciocinar de maneira que apoie qualquer conclusão que desejamos que seja verdadeira. Leia mais sobre nessa entrevista. Relacionado: Teoria da decisão.

Racionalidade (em inglês, rationality): a qualidade ou estado de ser sensato, com base em fatos ou razões. A racionalidade implica a conformidade de crenças com as razões para crer, das ações com as razões para agir. Uma decisão racional também pode ser entendida como aquela que não é apenas fundamentada, mas também é a ideal para alcançar um objetivo ou resolver um problema. Relacionado: Comunidade de racionalidade, Consideração crucial, Convicções, Deferência Epistêmica, Desconhecimento, Epistemologia, Epistemologia Bayesiana, Heurística, Impressões independentes, Incerteza na teoria da decisão, Incógnitas desconhecidas, Investigação operacional, Melhoria da tomada de decisão institucional, Modelos, Ponto crucial, Previsões, Racionalidade instrumental vs. epistêmica, Resiliência de crença, Sabedoria das multidões, Teoria da decisão, Teste de reversão, Transparência de raciocínio, Valor da informação, Viés Cognitivo, Viés do status quo, Negligência do alcance.

Racionalidade instrumental vs. epistêmica (em inglês, instrumental vs epistemic rationality): A racionalidade instrumental (Sinônimo: Racionalidade prática) ocupa-se com o que fazer, enquanto a racionalidade epistêmica (Sinônimo: racionalidade teórica) se ocupa com em que acreditar. Relacionado: Racionalidade, Epistemologia.

RCT – Randomized Controlled Trials: veja Estudos Aleatórios Controlados.

Reforma da Imigração ou Reforma das leis de Imigração (em inglês, immigration reform). Conjunto de intervenções destinadas a melhorar a política de imigração. Relacionado: Imigração.

Resiliência de crença (em inglês, credal resilience): Medida do grau no qual se estima que uma crença mude em reação a novas evidências. Relacionado: Convicção, Consideração crucial, Ponto crucial, Desconhecimento, Previsões, Sabedoria das multidões, Teoria da decisão, Valor da informação, Valor esperado.

Recursos do universo (em inglês, universe’s resources): Capital de recursos físicos no universo atualmente acessíveis à humanidade. Sinônimo: Dotação cósmica da humanidade (em inglês, humanity’s cosmic endowment).

Reforma do sistema criminal (em inglês, criminal justice reform): Conjunto de intervenções destinadas a aperfeiçoar o sistema de justiça criminal de diversas maneiras. Sinônimo: Reforma da justiça criminal.

Reforma do Uso do Solo (em inglês, land use reform): Legislações locais frequentemente proíbem a construção de edificações residenciais de alta densidade, o que leva a aumento de preços, especialmente em grandes áreas urbanas de alta renda. Este aumento transfere renda dos inquilinos para os proprietários e afastam as pessoas dos centros de atividade econômica, o que reduz sua habilidade de conseguir empregos ou ganhar maiores salários, em geral de forma bastante intensa. Se você acredita que crescimento econômico, aumento de salários e avanço tecnológico em países desenvolvidos são objetivos de grande valor, esta é uma das mudanças de políticas mais promissoras para o aumento da produtividade. Sinônimo: Reforma urbana. Leia a Orientação de carreira para o problema da Reforma do Uso do Solo e também Tópicos do blog sobre Urbanismo.

Reforma eleitoral (em inglês, electoral reform): Mudança nos sistemas eleitorais, inclusive nos sistemas de votação, para alinhar melhor as políticas públicas com as preferências sociais. Leia também Votar é importante? Relacionado: Melhoria da tomada de decisão institucional, Reforma institucional longotermista, Votação quadrática.

Reforma institucional longotermista (em inglês, longtermist institutional reform): Pesquisa sobre como as instituições podem representar da melhor forma possível os interesses das gerações futuras no processo político. Relacionado: Longotermismo, Melhoria da tomada de decisão institucional, Reforma institucional longotermista.

Reforma urbana. Veja: Reforma do uso do solo

Regressão à média (em inglês, regression toward the mean): Em estatística, a regressão à média é o fenómeno onde, caso se apresente uma variável extrema em sua primeira medição, ela tenderá a ser mais próxima da média em sua segunda medição e, paradoxalmente, se for uma medição extrema na sua segunda medição, ela tenderá a ter sido mais próxima da média em sua primeira medição.

Há uma grande probabilidade de um acontecimento extraordinário ser somente acaso. A regressão à média define que em qualquer série de eventos aleatórios, há uma grande probabilidade de um acontecimento extraordinário ser seguido, em virtude puramente do acaso, por um acontecimento mais corriqueiro. Sinônimo: Retorno à média.

Renda Básica Universal – RBU (em inglês, Universal Basic Income – UBI): programa governamental de pagamento periódico em dinheiro entregue sem restrições a todos os adultos e suficiente para pagar pelas necessidades básicas de uma pessoa. Relacionado: Transferências de Dinheiro.

Rendimentos decrescentes ou Rendimentos marginais decrescentes (em inglês, diminishing returns): conceito da economia que propõe a redução da produção marginal de um processo de produção à medida que um fator é ampliado enquanto os demais fatores se mantêm constantes.

Isso também vale para as organizações de filantropia e qualquer problema em geral: um projeto que não recebia nada e então recebe 100mil representa, é claro, o mesmo gasto em adicionar mais 100mil a um projeto que já contava com 500mil, passando a 600mil. No entanto, a teoria dos retornos marginais decrescentes sugere que, em termos de quantidade de bem que será alcançado, o primeiro projeto provavelmente obterá mais resultados. Sinônimos: Retornos decrescentes, Rendimentos decrescentes em escala.

Resposta emergencial (em inglês, emergency response): conjunto de ações adotadas durante e imediatamente após a ocorrência de desastres. Via de regra, a comunidade do Altruísmo Eficaz não recomenda doar para esse tipo de ações, ainda que possa haver exceções. Ainda que sejam iniciativas louváveis, cabe observar que tais desastres, como incêndios e inundações, costumam atrair grande atenção midiática e mobilização da sociedade em ajudar as vítimas. Por conta disso, pode ser considerada um tipo de situação pouco negligenciada e, por isso, sua doação provavelmente terá maior impacto se direcionada para outros problemas. Relacionado: Doação eficaz, Metodologia-ITN.

Retornos decrescentes ou Retornos marginais decrescentes: Veja Rendimentos decrescentes.

Revisão sistemática ou Revisão sistemática da literatura ou Estudos de revisão sistemática ou Revisão bibliográfica sistemática (em inglês, systematic reviews): é a investigação científica que reúne estudos relevantes sobre uma determinada questão. O principal objetivo das revisões sistemáticas é reduzir ao mínimo a chance de erro do tipo I, ou erro sistemático, eliminando estudos com alto risco de viés e reduzindo o viés de publicação.

Algumas revisões podem incluir meta-análise a fim de aumentar o poder estatístico. Quando a revisão sistemática não inclui meta-análise, isto é, os estudos primários são integrados de forma sintetizada, mas sua integração não é combinada estatisticamente, a revisão comumente é chamada de revisão sistemática qualitativa. Relacionado: Meta-análise, RCTs.

Risco catastrófico global (em inglês, global catastrophic risk – GCR): evento que apresenta um risco de grande dano em escala global. Relacionado: Riscos-s, Riscos-x.

Relacionado: Longotermismo, Riscos de sofrimento astronômico (Riscos-s), Riscos existenciais (Riscos-x).

Repetição espaçada (em inglês, spaced repetition): trata-se de uma técnica de aprendizado baseada em evidências científicas. A técnica envolve o agendamento de sessões de estudo para a retenção eficiente, no longo prazo, do material aprendido. Também geralmente se faz uso de flashcards (cartões de memorização): flashcards recém-introduzidos e mais difíceis são mostrados com maior frequência, enquanto os mais antigos e menos difíceis são mostrados com menor frequência, explorando assim o efeito de espaçamento. Relacionado: Carreiras.

Resiliência civilizacional (em inglês, civilizational resillience): Capacidade da humanidade de resistir ou se recuperar de um colapso civilizacional. Relacionado: Colapso Civilizacional.

Risco computacional (em inglês, computation hazard): risco decorrente de um grande poder computacional. Sinônimo: Risco metacomputacional. Relacionado: Inteligência Artificial.

Risco da informação (em inglês, information hazard ou infohazard): Risco decorrente da divulgação de informações verdadeiras. Apesar de verdadeiras, tais informações podem ser potencialmente danosas ou mesmo catastróficas. Por exemplo, a internet junto a popularização de certas tecnologias pode tornar a habilidade de criação de uma arma nuclear razoavelmente acessível, o que antes seria impensável. Sinônimo: Perigo informacional, Risco informacional. Relacionado: Riscos catastróficos.

Riscos da IA (em inglês, AI risks): risco decorrente da criação de inteligência artificial avançada. Os desenvolvimentos em IA têm o potencial de permitir o desenvolvimento de todo o mundo de maneiras até então inimagináveis. Esses desenvolvimentos também podem dar à humanidade ferramentas para lidar com diversos riscos graves. Contudo, a IA também apresenta seus próprios riscos. Os sistemas de IA às vezes se comportam de maneiras que surpreendem as pessoas. Vale também observar que a IA pode representar um risco sem ser senciente, ganhar consciência ou ter qualquer má intenção para com à humanidade.

Risco da situação vs. risco da transição (em inglês, state vs step risk): Risco de situação é o risco associado a estar em uma situação específica, enquanto o risco de transição é aquele decorrente de uma mudança para uma nova situação. Nick Bostrom parece ter sido o primeiro a fazer a distinção no seu livro Superinteligência, embora algumas menções a ela antecedam à publicação do livro. Relacionado: Risco existencial.

Riscos de atores malévolos (em inglês, risks from malevolent actors): Riscos apresentados por indivíduos com traços de personalidade narcisistas, psicopatas, sádicos ou outros socialmente prejudiciais.

Riscos-s ou riscos de sofrimento astronômico (em inglês, s-risks): A tecnologia futura provavelmente dará à humanidade um poder sem precedentes, potencialmente nos permitindo transformar todo o universo. Mas se esse poder recém-descoberto for usado de forma irresponsável, poderá levar ao sofrimento em uma escala astronômica. Tais riscos de sofrimento astronômico também são chamados de riscos de sofrimento ou, abreviadamente, riscos-s. Relacionado: Totalitarismo.

Riscos-x ou riscos existenciais (em inglês, x-risks): risco de que ocorra uma catástrofe existencial, ou seja, que ameaça a destruição do potencial da humanidade no longo prazo.

  • Risco existencial antropogênico (em inglês, anthropogenic existential risk): risco existencial decorrente da atividade humana intencional ou involuntária e não de processos naturais subjacentes.
  • Risco existencial composto (em inglês, compound existential risk): Risco existencial decorrente de dois ou mais eventos distintos. Sinônimos: Risco existencial combinado, Risco existencial intermediário.
  • Risco existencial da pesquisa física básica (em inglês, existential risks from fundamental physics research): riscos especulativos de uma potencial catástrofe existencial a partir de determinados tipos de pesquisa em partículas físicas.
  • Risco existencial desconhecido (em inglês, unknown existential risk): Risco que ainda não foi identificado.
  • Risco existencial natural (em inglês, natural existential risk): risco decorrente de processos naturais e não da atividade humana, intencional ou involuntária.

Relacionado: Longotermismo, Riscos-s, Bens públicos globais intergeracionais, Catástrofe existencial, Era dos perigos, Estimativas de riscos existenciais, Ética do risco existencial, Progresso diferencial, Sombra antrópica, Fator de Risco Existencial, Segurança existencial, Sinal de advertência, Tiro de Advertência, Risco da situação vs. risco da transição, Vigilância, Inteligencia artificial, Biossegurança, Aquecimento global, Segurança nuclear.

Sabedoria da natureza (em inglês, wisdom of nature): Veja Heurística da evolução.

Sabedoria das multidões (em inglês, wisdom of crowds): tendência de que a informação produzida por grupos resulte em decisões quase sempre melhores do que as que poderiam ser feitas por qualquer membro do grupo individualmente, inclusive especialistas. Sinônimo: Inteligência coletiva. Relacionado: Previsões, Superinteligência coletiva.

Saúde e bem-estar global (em inglês, global health and wellbeing): nome que foi proposto pela organização Open Philanthropy para a área dentro do altruísmo eficaz concentrada em fazer o bem no curto prazo, em oposição ao longoprazismo (essa abordagem também é chamada de curtoprazismo).

Saúde global (em inglês, global health): Área de pesquisa e prática focada na melhoria da saúde e no alcance de equidade em saúde para pessoas em todo o mundo. Relacionado: Pobreza global, Deficiência de micronutrientes, Doenças tropicais negligenciadas, Equidade de vacinas, Malária, Planejamento familiar, WASH.

Saúde mental (em inglês, mental health): Os problemas de saúde mental causam uma quantidade enorme de sofrimento em escala global e podem ser um alvo promissor. Problemas de saúde mental são condições como a depressão, ansiedade e esquizofrenia. Não está claro exatamente qual porcentagem de DALY em todo o mundo eles representam. Embora algumas pesquisas tenham indicado que representam cerca de 7% da carga global de DALY, outros pesquisadores sugeriram que 7% pode estar subestimado e que o número real pode ser quase o dobro disso.

Algumas pessoas se preocupam em tornar todos mais felizes e satisfeitos com suas vidas, além de tratar distúrbios médicos específicos. Alguns membros da comunidade de altruísmo eficaz argumentaram que as intervenções destinadas a aumentar a felicidade podem ser mais econômicas do que as intervenções globais contra a pobreza. Os problemas de saúde mental são normalmente negligenciados, especialmente no mundo em desenvolvimento, e há muito poucas organizações trabalhando na área. A Giving What We Can conduziu uma avaliação da Basic Needs, que implementa projetos comunitários de saúde mental, concluindo que era promissora, mas não tão econômica quanto as organizações recomendadas pela GiveWell. Relacionado: Bem-estar subjetivo, Dor e Sofrimento.

Século mais importante da história da humanidade: Veja Momento de influência decisiva na história.

Segurança alimentar (em inglês, food security): Medida do grau em que os indivíduos têm acesso a alimentos. Relacionado: Pobreza global, Saúde global.

Segurança da informação (em inglês, information security): Conjunto de métodos destinados a proteger a confidencialidade, a disponibilidade e a integridade da informação. Relacionado: Riscos Existenciais, Guerra nuclear, Risco da IA.

Segurança de IA (em inglês, AI safety): Estudo sobre as maneiras de reduzir os riscos impostos pela inteligência artificial. Relacionado: Inteligência Artificial, Alinhamento da IA.

Segurança existencial (em inglês, existential security): Estado estável de risco existencial insignificante. Relacionado: Riscos-x, Longotermismo, Catástrofe existencial, Era dos perigos, Progresso diferencial, Sombra antrópica, Fator de Risco Existencial.

Segurança nuclear (em inglês, nuclear security): conjunto de procedimentos, práticas e outras medidas usadas para administrar os riscos impostos por armas nucleares e outros materiais nucleares. Leia também: Orientação de carreira para o problema da Segurança Nuclear, Reportagem relacionada. Relacionado: Inverno nuclear, Guerra Nuclear, Movimento de desarmamento nuclear.

Seleção embrionária iterada (em inglês, iterated embryo selection – IES): Tecnologia reprodutiva que envolve ciclos repetidos de sequenciamento e seleção de embriões in vitro. Como reúne múltiplas gerações de seleção em uma fração de um período de maturação humana, ela poderia, teoricamente, aumentar os traços hereditários em diversos desvios padrão, em um período de tempo relativamente curto. Se aplicado à capacidade cognitiva, a tecnologia tem o potencial de constituir um caminho para a superinteligência. Relacionado: bioética.

Seleção estratégica de causas (em inglês, strategic cause selection): Sinônimo: Neutralidade de causas.

Senciência (em inglês, sentience): Capacidade de sentir ou ter uma experiência consciente. Por vezes, o termo é usado de forma mais especializada para se referir à capacidade de sentir prazer ou dor. De forma geral, se aceita que ter essa capacidade é uma condição necessária para ser considerado um paciente moral.

  • Senciência animal: Estudo das capacidades afetivas de animais não humanos, ou seja, a capacidade de terem experiências subjetivas.
  • Senciência artificial: capacidade de ter experiências subjetivas instanciadas em mentes artificiais, tais como as que surgem da inteligência artificial geral ou de emulação total do cérebro. Sinônimos: Senciência digital, senciência de máquina.

Serviços abrangentes de IA (comprehensive AI services – CAIS): abordagem para entender a superinteligência proposta por Eric Drexler. Nessa abordagem, sistemas avançados de IA são concebidos como “serviços” ou sistemas, com um conjunto de capacidades em expansão, um dos quais é a capacidade opcional da agência. Relacionado: Inteligência Artificial

Sinal de advertência (em inglês, warning sign): evento que aumenta as preocupações a respeito de uma categoria específica de risco existencial. Diferentemente do “Tiro de advertência”, um sinal de advertência não envolve necessariamente a ocorrência de uma catástrofe global. Sinônimo: Alarme de Incêndio (em inglês, fire alarm). Relacionado: Tiro de advertência.

Singleton: No contexto político e dos estudos de futurologia, seria uma ordem mundial na qual existiria apenas uma agência de tomada de decisão no nível mais alto (ao invés de diversos países soberanos). A hipótese de singleton é aquela segundo a qual a vida inteligente originada na Terra possivelmente assumirá a forma de organização singleton. Um singleton poderia assumir a forma de governo mundial, tal como uma democracia global ou totalitarismo global, mas não precisa necessariamente ser nenhum dos dois. O que é necessário para a humanidade constituir um singleton é que ela se comporte, aproximadamente, como um único agente político coerente. Relacionado: Futurologia, Governança global.

Singularidade: Veja: Explosão da Inteligência.

Sofrimento dos animais selvagens (em inglês, wild animal suffering): é o sofrimento de animais não-humanos sob condições naturais. Animais selvagens são mais numerosos que animais em fazendas industriais por várias ordens de grandeza (Tomasik 2016b). Apesar disto, o sofrimento de animais no meio selvagem tem recebido atenção e preocupação muito limitadas. Relacionado: Bem-estar dos animais selvagens.

Sombra antrópica (em inglês, anthropic shadow): Tentamos estimar a ameaça de uma catástrofe, tal como o aquecimento global ou meteoros, por meio de nossas observações, buscando registros na natureza de com que frequência esses fenômenos ocorrem. Mas o que aconteceria se um determinado risco eliminasse todos os observadores humanos? E se tal fenômeno já ocorreu, não deixando registros? Nesse caso, há o desconhecimento da própria ameaça existencial.

Um evento grave o suficiente para destruir todos os observadores atuais e impedir o surgimento de quaisquer observadores futuros necessariamente não deixará vestígios observáveis de sua existência passada. Tal efeito antrópico influenciará qualquer tentativa de estimar o risco de extinção humana com base nas frequências observadas, fazendo com que subestimemos o risco real.

Sendo assim, tentativas de estimar a magnitude de um risco catastrófico ou existencial podem estar enviesadas por implicitamente estarem condicionadas a suposição da existência de observadores humanos. A esse fenômeno chamados de sombra antrópica. Relacionado: Riscos existenciais, Racionalidade.

Spill-over: Veja: Efeito transbordamento.

Substitutibilidade ou Substituibilidade (em inglês, replaceability): No contexto de escolha de carreira, é o grau em que o impacto da função de uma pessoa variaria se aquela posição fosse ocupada pelo próximo candidato mais provável. Substitutibilidade também é, portanto, uma heurística parecida com a do pensamento contrafactual. pode ser o caso, por exemplo, que se você não tomar uma determinada ação, então outra pessoa a tomará em seu lugar. Relacionado: Contrafactual.

Superinteligência (em inglês, superinteligence): Sistema cognitivo cujo desempenho intelectual em todos os domínios relevantes excede em muito o de qualquer humano. Formas de superinteligência incluem a superinteligência de qualidade, a superinteligência de velocidade e a superinteligência coletiva.

Superinteligência Coletiva (em inglês, collective-superintelligence): Sistema composto de um grande número de pequenos intelectos de forma que o desempenho geral do sistema em diversos domínios muito gerais ultrapassa em muito o desempenho de qualquer outro sistema. Relacionado: Sabedoria das multidões.

Superprevisores (em inglês, superforecasters): pessoas muito boas (alta taxa de acerto) em prever eventos futuros. Relacionado: Previsões, Teorema de Bayes.

Supervulcão (em inglês, supervolcano): Vulcão extremamente grande com potencial de produzir uma erupção com grandes efeitos sobre o sistema climático global. Relacionado: Inverno Vulcânico.

Taxa de desconto (em inglês, discount rate): no contexto dos debates do altruísmo eficaz, costuma ser usada no sentido de desconto temporal. Pode também se referir à um desconto em relação à espécie (um desconto maior ou menor na importância de outro ser vivo conforme sua maior ou menor capacidade de senciência, por exemplo) ou então de acordo com a localização (a ideia de que uma pessoa importa menos se estiver mais longe de nós – ideia que o altruísmo eficaz rejeita em seus fundamentos).

Tecnologia de interesse público (em inglês, public interest technology): Área que combina experiência em tecnologia, principalmente em computação, com o bem comum. Pode ser dividida em duas abordagens: A aplicação da computação e tecnologias relacionadas a serviço do bem comum e a aplicação de conhecimentos de computação e suas tecnologias relacionadas na elaboração, implantação e acompanhamento de políticas públicas. Relacionado: Governança da IA, Alinhamento da IA, Investigação operacional.

Tempestades geomagnéticas (em inglês, geomagnetic storms): perturbações temporárias na magnetosfera da Terra, provocadas por ondas ou nuvens de choque de vento solar de campos magnéticos que interagem com o campo magnético da Terra. Relacionado: Risco catastrófico global

Teorema de Bayes ou regra de Bayes ou lei de Bayes (em inglês, bayes’ theorem, bayes’ rule ou bayes’ law): lei de probabilidade que descreve a maneira adequada de incorporar novas evidências em probabilidades anteriores para criar uma estimativa de probabilidades atualizada.
Como Philip Tetlock descobriu ao estudar superprevisores: “muitos (superprevisores) conhecem o teorema de Bayes e podem aplicá-lo se acharem que vale a pena. Mas eles raramente analisam os números de forma tão explícita. O que importa muito mais para os superprevisores do que o teorema de Bayes é o insight central de Bayes, de se aproximar gradualmente da verdade por meio de atualização constante e proporcional ao peso da evidência”.
Sinônimos: Regra de Bayes, Lei de Bayes. Relacionado: Epistemologia Bayesiana, Previsões.

Teoria da decisão (em inglês, decision theory): estudo da tomada de decisão racional sob condições de incerteza empírica. Relacionado: Melhoria da tomada de decisão institucional; Incerteza na Teoria da decisão, Pensamento sequencial vs. por agrupamento.

Teoria da mudança (em inglês, theory of change): conjunto de hipóteses a respeito da forma como um projeto — intervenção humana, organização ou movimento — atingirá seus objetivos.

Teoria do conflito vs. teoria do erro (em inglês, conflict theory vs mistake theory): Estruturas contrastantes para análise das discordâncias políticas. Basicamente, os teóricos do erro tratam a política como um problema a ser resolvido, enquanto os teóricos do conflito tratam a política como uma guerra a ser vencida.

Teoria dos jogos (em inglês, game theory): Estudo da estrutura e das estratégias racionais para ter um bom desempenho em jogos ou interações humanas similares a jogos. Relacionado: Teoria da decisão, Coordenação altruística, Maldição do unilateralismo.

Tese da convergência instrumental (em inglês, instrumental convergence thesis): Suposta sobreposição de objetivos instrumentais a serem e exibidos por uma ampla classe de sistemas de IA, devido a sua utilidade para o alcance de uma ampla variedade de objetivos final possíveis.

Tese da ortogonalidade (em inglês, orthogonality thesis): Ponto de vista de que a inteligência e a motivação não são mutuamente inderdependentes. De acordo com a tese da ortogonalidade, um agente inteligente poderia, a princípio, combinar qualquer nível de habilidade cognitiva com qualquer lista de objetivos finais. Relacionado: Inteligência Artificial.

Teste de reversão (em inglês, reversal test): Heurística visando reduzir o víes do status quo. Relacionado: Racionalidade.

Teste de Turing (em inglês, turing test): O Teste de Turing testa a capacidade de uma máquina exibir comportamento inteligente equivalente ou indistinguível de um ser humano. No exemplo original proposto por Alan Turing, um humano, o juíz, entra em uma conversa, em linguagem natural, com outro humano e uma máquina projetada para produzir respostas indistinguíveis de outro ser humano. Todos os participantes estão separados uns dos outros. Se o juiz não for capaz de distinguir com segurança a máquina do humano, diz-se que a máquina passou no teste. Relacionado: Inteligência Artificial.

Teste de Turing ideológico (em inglês, ideological turing test): é um teste do quanto alguém é capaz de defender pontos de vista políticos, inclusive os quais essa pessoa discorda veementemente, de modo tão claro e persuasivo como se tais argumentos estivessem sendo ditos pelos defensores destas ideias. O teste foi originalmente proposto pro Bryan Caplan em referência ao famoso “Teste de Turing“. Sinônimo: Teste de Turing político. Relacionado: Deferência epistêmica.

Tiro de advertência (em inglês, warning shot): na linguagem comum, um tiro de advertência é um tiro com arma de fogo com o objetivo de intimidar um oponente sem infligir dano. No contexto dos riscos globais, seria uma catástrofe global que reduziria indiretamente o risco existencial, aumentando a preocupação a respeito de catástrofes futuras. Relacionado: Sinal de advertência.

Totalitarismo (em inglês, totalitarianism): O totalitarismo é um sistema abrangente de governo que exerce controle virtualmente completo sobre todos os aspectos da vida individual. O totalitarismo robusto pode ser definido como um tipo de totalitarismo particularmente eficaz em impor sua visão ideológica e prevenir ameaças internas e externas à sua autoridade. Relacionado: Riscos Catastróficos Globais.

Trade-off ou Tradeoff: expressão do inglês que normalmente não é traduzida e muito usada nas ciências econômicas. São aquelas situações quando se abre mão de algum bem ou serviço para se obter outro bem ou serviço, ou quando a resolução de um problema acarreta necessariamente outro. Por vezes, é traduzido como “perde-e-ganha“. O exemplo mais clássico e usado em diversos cursos de graduação é apresentado pelo economista Paul Samuelson e refere-se à decisão de uma economia entre produzir canhões ou manteiga. Quanto mais se gasta em armas (defesa nacional), menos se pode gastar em manteiga (bens de consumo). No entanto, em tese existe a necessidade de se gastar com armas para proteger a produção de manteiga.

Tradeoff entre tempo e dinheiro (em inglês, time-money tradeoffs ou resource tradeoffs): compensações entre recursos, tais como dinheiro, tempo e energia. Sinônimo: Tradeoff entre recursos.

Tradeoff entre explorar e aplicar (em inglês, explore-exploit tradeoff): necessidade de escolher entre continuar a buscar novas informações (explorar) ou agir com as informações já disponíveis (aplicar).

Transferências de Dinheiro (em inglês, cash transfers): As transferências de dinheiro são pagamentos diretos, normalmente por governos ou ONGs, feitos a grupos de pessoas elegíveis, ou seja, que atendem os critérios predeterminados. O Bolsa-família, por exemplo, é um programa de transferência de dinheiro. Um uso importante das transferências de dinheiro defendido pela GiveWell, é que ele pode servir como uma métrica, uma régua mínima para comparar o valor de diferentes causas e então decidir se deve-se ou não financiar determinadas intervenção ou ONG. Afinal, se a intervenção é menos eficaz do que transferir dinheiro diretamente aos mais pobres, a princípio não faz sentido financiá-la.

  • CCT (Conditional Cash Transfer): programas de transferência condicional de renda. Dinheiro é transferido para as pessoas sob certas condições, por exemplo, de que seus filhos frequentem a escola.
  • UCT (Unconditional Cash Transfer): programas de transferência incondicional, ou seja, não depende de que a pessoa faça algo para receber o dinheiro.

Transhumanismo (em inglês, transhumanism): movimento social e intelectual que defende a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias robustas de aperfeiçoamento humano, principalmente tecnologias com o potencial de aumentar radicalmente a vida, melhorar o bem-estar e aumentar a inteligência.

Transparência de raciocínio (em inglês, reasoning transparency): trata-se de, ao compartilhar uma ideia, priorizar compartilhar informações sobre a filosofia e os processos racionais subjacentes a ela ao invés de, digamos, priorizar o convencimento quanto a essa ideia. Deste modo, proriza-se a transparência na transmissão dessa ideia, de maneira que facilite ao recipiente determinar as atualizações a serem feitas em resposta a ela. Relacionado: Racionalidade.

Tratabilidade (em inglês, tractability): grau em que um problema é solucionável com determinado aumento na alocação de recursos para ele. Junto com a importância e a negligência, a tratabilidade é um dos três fatores na Metodologia ITN (Importância, Tratabilidade, Negligência). Sinônimos: Solucionabilidade.

Utilitarismo (em inglês, utilitarianism): teoria que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade. Pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase: Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo). Em Economia, o utilitarismo pode ser entendido como um princípio ético no qual o que determina se uma decisão ou ação é correta, é o benefício intrínseco exercido à coletividade, ou seja, quanto maior o benefício, tanto melhor a decisão ou ação será.

  • Utilitarismo clássico (em inglês, classical utilitarianism): forma de utilitarismo defendida pelos fundadores do utilitarismo, principalmente por Jeremy Bentham. Normalmente entende-se que seja uma forma de ato hedonista total que confere um peso intrínseco igual a estados hedônicos positivos e negativos. As teorias destes pensadores tiveram implicações na área política, legal, econômico, para a emancipação sexual e feminina. Leia mais a respeito neste texto sobre Jeremy Bentham.
  • Utilitarismo negativo (em inglês, negative utilitarianism): versão do utilitarismo cuja conta padrão afirma que um ato é moralmente correto se, e apenas se, ele leva a menos sofrimento do que qualquer uma de suas alternativas.

Relacionado: Consequencialismo, Bem-estar, Prioritarismo, Bem-estarismo, Ética.

Utopia: sociedade imaginária que possuiria qualidades altamente desejáveis ou mesmo perfeitas. Relacionado: Distopia, Futuros prósperos.

Valência (em inglês, valence): É aquilo que faz certas circunstâncias parecerem boas ou ruins, em seus graus variados. Trata-se de uma dimensão essencial compartilhada por todos os estados afetivos. Estado afetivo é qualquer tipo de condição na qual os sentimentos de alguém controlam sua consciência. Por exemplo, pessoas que de repente perceberam que cometeram um erro grave muitas vezes são levadas a um estado afetivo em que o erro é seu único foco e preocupação.

Valor da informação (em inglês, value of information): Valor com que uma informação adicional melhora a decisão do agente, dependendo do quanto essa informação pode mudar a decisão do agente e quanto essa mudança seria para melhor.

Valor de opções (em inglês, option value): Valor de poder adiar uma decisão.

Valor do crescimento do movimento (em inglês, value of movement growth): há um debate sobre o quanto vale a pena crescer o movimento do altruísmo eficaz. A princípio, pode parecer que, para que o movimento de altruísmo eficaz faça o máximo possível, o movimento deve ter como objetivo crescer o máximo possível. No entanto, existem riscos no crescimento rápido que podem ser evitados ​​se optarmos por crescer de forma deliberadamente mais lenta. Por exemplo, o crescimento rápido pode levar a um grande influxo de pessoas com interesses/prioridades específicas que reorientam lentamente todo o movimento a se concentrar nesses interesses/prioridades. Relacionado: Altruísmo Eficaz, Construção do Altruísmo Eficaz.

Valor esperado (em inglês, expected value): O valor esperado de um ato é a soma do valor de cada um de seus possíveis resultados multiplicado por sua probabilidade de ocorrência. Relacionado: Racionalidade, Previsões.

Valor intrínseco vs. Instrumental (em inglês, intrinsic vs instrumental value): o valor intrínseco (Sinônimo: Valor final) é o valor que algo tem por si próprio. O valor instrumental, por outro lado, é o valor que algo tem devido aos seus efeitos sobre outras coisas.

Vantagem estratégica decisiva (em inglês, decisive strategic advantage): Posição de superioridade estratégica suficiente para permitir que um agente alcance uma dominação mundial completa.

Viés Cognitivo (em inglês, cognitive bias): desvio sistemático do raciocínio adequado. Leia também: Colinha para viéses cognitivos. Relacionado: Antropia.

Viés de confirmação (em inglês, confirmation bias): é a tendência de procurar, interpretar, favorecer e recordar informações de uma forma que confirme ou fortaleça as crenças ou hipóteses pessoais prévias. Por exemplo, pode-se testar uma hipótese usando exemplos positivos em vez de negativos, perdendo assim testes de confirmação óbvios.

“Também, durante muitos anos, segui uma regra de ouro, a saber, sempre que um fato publicado, uma nova observação ou pensamento me ocorreu, que se opunha aos meus resultados gerais, fazer um memorando disso imediatamente e sem falta; pois descobri por experiência que tais fatos e pensamentos eram muito mais propensos a escapar da memória do que os favoráveis. Devido a esse hábito, muito poucas objeções foram levantadas contra meus pontos de vista que eu não tivesse pelo menos notado e tentado responder.” -Charles Darwin (autobiografia)

Sinônimos: viés positivo, viés confirmatório, tendência de confirmação.

Viés do status quo (em inglês, status quo bias): Propensão cognitiva que consiste em dar uma preferência indevida ao estado atual das coisas. Relacionado: Racionalidade, Viés cognitivo, Teste de reversão.

Vigilância (em inglês, Surveillance): Monitoramento sistemático da atividade humana para proteção ou controle social. Relacionado: Biovigilância, Governança da IA, Hipótese da vulnerabilidade mundial, Riscos existenciais, Totalitarismo.

Visão centrada na pessoa (em inglês, person affecting views): Na ética populacional, são os pontos de vista que tentam captar a intuição de que um resultado pode ser ruim apenas se for ruim para as pessoas (por ‘pessoas’ entende-se um paciente moral e não necessariamente um ser humano). Derek Parfit faz a distinção entre pontos de vista especializados que afetam as pessoas – que entendem que um resultado pode ser ruim apenas se for ruim para as pessoas que existem nesse resultado -, e pontos de vista amplos que afetam as pessoas – que permitem que um resultado possa ser ruim se algum resultado alcançável diferente beneficiasse mais as pessoas nele. Relacionado: Ética.

Visão total (em inglês, total view): No contexto da ética populacional, é a visão que considera um resultado como sendo melhor do que outro se, e apenas se, ele levar a um bem-estar total maior, Independentemente disso ter sido alcançado com as pessoas nesse novo resultado estando em uma melhor situação ou porque o resultado contém mais pessoas (para esse último ponto veja Conclusão repugnante e Prioritarismo). Relacionado: Ética, Ética populacional, Utilitarismo.

Votação quadrática (em inglês, quadratic voting): procedimento de tomada de decisão no qual cada participante recebe um orçamento igual de créditos de votos, que pode ser usado para votar a favor ou contra uma proposta (como uma candidatura ou assunto). Os participantes podem destinar quantos votos seu orçamento permitir para dada proposta, mas os custos aumentam drasticamente, por exemplo, custa n^2 créditos para depositar n votos em favor de uma proposta. Relacionado: Financiamento quadrático.

WASH (acrônimo para Water, Sanitation, and Hygiene, ou seja, Água, Saneamento e Higiene): o conceito de WASH agrupa o abastecimento de água (acesso a serviços de água potável), saneamento e higiene porque o impacto das deficiências em cada uma dessas áreas se sobrepõe fortemente. O termo é amplamente utilizado por ONGs e agências de ajuda em países em desenvolvimento. Os propósitos de fornecer acesso aos serviços de WASH incluem alcançar ganhos de saúde pública, melhorar a dignidade humana no caso do saneamento, implementar o direito humano à água e ao saneamento, reduzir o ônus da coleta de água potável para as mulheres, reduzir os riscos de violência contra as mulheres, melhorar resultados de educação e saúde em escolas e unidades de saúde e reduzir a poluição da água. O acesso aos serviços WASH também é um componente importante da segurança hídrica. O acesso universal, acessível e sustentável a WASH é uma questão fundamental no desenvolvimento internacional e é o foco das duas primeiras metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6). As metas 6.1 e 6.2 visam água e saneamento equitativos e acessíveis para todos. Em 2017, estimou-se que 2,3 bilhões de pessoas viviam sem instalações de saneamento básico e 844 milhões de pessoas sem acesso a água potável segura e limpa.

Um serviço de água potável gerenciado com segurança é aquele localizado nas instalações, disponível quando necessário e livre de contaminação. O termo fonte de água melhorada refere-se a água encanada nas instalações (conexão de água encanada localizada dentro da residência, lote ou quintal do usuário) e outras fontes de água potável melhoradas (torneiras ou fontanários públicos, poços tubulares ou furos, poços cavados protegidos, nascentes protegidas e captação de água da chuva).

Os sistemas de saneamento são agrupados em vários tipos: A escada dos serviços de saneamento inclui (do mais baixo ao mais alto): defecação ao ar livre, não melhorada, limitada, básica, gerida com segurança: É feita uma distinção entre instalações de saneamento que são partilhadas entre dois ou mais agregados familiares ( um “serviço limitado”) e os que não são compartilhados (um “serviço básico”). A definição de instalações sanitárias melhoradas é: As instalações projetadas para separar higienicamente as excreções do contato humano. No que diz respeito às privadas, é considerado saneamento melhorado um destes: privadas com descarga, ligação a um sistema de esgoto canalizado, ligação a um sistema séptico, latrina de fossa com descarga, latrina de fossa coberta por uma tábua, latrina de fossa melhorada ventilada ou banheiro de compostagem.

Higiene é um conceito amplo. “Higiene refere-se a condições e práticas que ajudam a manter a saúde e prevenir a propagação de doenças.” A higiene pode incluir muitos comportamentos, incluindo lavar as mãos, higiene menstrual e higiene alimentar. No contexto de WASH, a lavagem das mãos com água e sabão é considerada prioridade máxima em todos os contextos e foi escolhida como um indicador para o monitoramento nacional e global do acesso à higiene. “Instalações básicas de higiene” são aquelas onde as pessoas têm à sua disposição uma instalação de lavagem das mãos com água e sabão. As instalações para lavagem das mãos podem consistir em uma pia com água da torneira, baldes com torneiras, torneiras basculantes ou bacias portáteis. (Adaptado da Wikipédia). Caso deseje saber mais sobre esse problema, em uma perspectiva AE, há uma primeira análise disponível no EA Fórum: Se você (de modo geral) acredita na efetividade das ações de desparasitação, o que deveria pensar sobre WASH?

Referências

Maior parte desse conteúdo foi traduzido da EA Forum Topics Wiki. Contudo, alguns dos conteúdos fazem referência a outros conteúdos, tais como o mais antigo EA Concepts, livros referência do altruísmo eficaz, e também contou com conteúdo de elaboração própria.