Carga global de doenças

A carga global de doenças é a carga coletiva de doenças produzida por todas as doenças pelo mundo. A Carga Global de Doenças (CGD) também é um programa de pesquisa colaborativo que coleta informação acerca da mortalidade e incapacitação causadas por diferentes doenças, danos e fatores de risco.

Para quantificar a perda de saúde, a CGD confia primeiramente no ano de vida ajustado para levar em conta as incapacitações (DALY ou Esperança de vida corrigida pela incapacidade EVCI). Esta medida permite comparações ao longo do tempo, entre diversos grupos etários e entre populações.

As descobertas da CGD são regularmente utilizadas para estabelecer a agenda de saúde global, e para tomar decisões concernentes à alocação de recursos escassos. Organizações que empregam a abordagem da importância, tratabilidade e negligencia frequentemente confiam na CGD para avaliar a promessa de lidar com várias doenças.

Intervenções custo-efetivas direcionadas à redução da carga global de doenças incluem programas de controle de maláriadesparasitaçãoprogramas de micronutrientes e outros.

Tradução: Luan Rafael Marques

Revisão: Fernando Moreno

Fonte: https://concepts.effectivealtruism.org/concepts/the-global-burden-of-disease/