A coordenação altruísta é o estudo de como os altruístas individuais devem agir quando o impacto das decisões de cada pessoa depende das ações de outros altruístas. Essa coordenação pode assumir muitas formas, incluindo a coordenação filantrópica; comércio moral; tentativas de considerar vantagens comparativas e substituibilidade em vez de apenas a aptidão pessoal; construção de “capital comunitário”; e adoção de uma “abordagem de portfólio”. 1
Essa coordenação pode ser alcançada por meio de uma discussão real entre os altruístas envolvidos. Alternativamente, um altruísta poderia simplesmente tentar prever aproximadamente como suas ações afetarão as ações de outros altruístas, ou seguir regras práticas destinadas a ajudar na coordenação altruísta.
Os altruístas muitas vezes falham em tentar a coordenação altruísta, tomando ações com base no que seria a melhor ação se outras pessoas com o objetivo de fazer o bem não estivessem respondendo ao que eles fazem. Todd se refere a isso como “pensamento de um jogador”.1 Além disso, mesmo quando uma pessoa tenta uma coordenação altruísta, pode ser difícil trabalhar precisamente como fazê-lo, e a comunicação e a confiança envolvidas em uma boa coordenação podem ser caras para manter. À medida que mais pessoas tentam trabalhar juntas para fazer o bem, parece que alcançar uma coordenação de baixo custo será um problema difícil, mas importante de se resolver.
Leitura adicional
Todd, Benjamin (2018) Fazendo o bem juntos – como coordenar de forma eficaz e evitar o pensamento de um jogador, 80.000 horas, 21 de setembro.
1. Todd, Benjamin (2018) Fazendo o bem juntos – como coordenar de forma eficaz e evitar o pensamento de um jogador, 80.000 horas, 21 de setembro.
Fonte: https://forum.effectivealtruism.org/topics/altruistic-coordination