A escolha de carreira estuda as considerações éticas e práticas relacionadas à escolha de uma carreira de alto impacto.

As pessoas passam mais tempo em seus empregos do que em qualquer outra atividade além do sono – cerca de 80.000 horas ao longo de uma vida normal. 1 Escolher a carreira certa pode, portanto, ser uma das coisas mais impactantes que uma pessoa motivada pelo altruísmo pode fazer. 

Apesar de sua grande importância, a escolha de carreira orientada para o impacto tem recebido pouca atenção.

Uma das primeiras publicações sobre o assunto foi um ensaio juvenil de Karl Marx, em que defendia que deveríamos escolher a carreira “que nos oferece o mais amplo escopo de trabalho para a humanidade”. Tal carreira, afirmou Marx, seria melhor não apenas altruisticamente, mas também para a pessoa que a segue, já que “a experiência aclama como mais feliz o homem que fez o maior número de pessoas felizes”. 2

Na filosofia contemporânea, há uma pequena literatura sobre se é permitido seguir uma carreira não altruísta em vez de uma carreira altruísta, mas quase nenhuma discussão sobre como as diferentes carreiras devem ser classificadas eticamente. 3

A organização 80.000horas é especializada em pesquisa e apoio à escolha de carreira orientada para o impacto e desenvolveu uma estrutura para comparar o impacto social de diferentes carreiras.

Holden Karnofsky identificou quatro estruturas alternativas para tomar decisões de escolha de carreira:

  • caminhos para funções específicas trabalhando em causas específicas;
  • aptidões que um candidato pode desenvolver em uma variedade de funções e causas e aplicar a uma variedade de empregos;
  • causas para as quais um candidato pode contribuir com sua carreira;
  • heurísticas, como “Faça um trabalho em que você pode ser ótimo” ou “Faça um trabalho que construa seu capital de carreira e lhe dê mais opções”. 4

A 80.000 horas foca nos “caminhos”, enquanto Karnofsky se concentrou principalmente na estrutura de aptidão, embora ele aconselhe os candidatos a considerar várias estruturas possíveis para suas carreiras.

Leitura adicional

Cholbi, Michael (2020) A ética da escolha de carreiras e empregos, em Bob Fischer (ed.) College Ethics: a Reader on Moral Issues That Affect You, Oxford: Oxford University Press, pp. 878–889.
Argumenta contra a visão “maximalista” de que somos moralmente obrigados a escolher as carreiras que fazem mais bem.

MacAskill, William (2014) Substituibilidade, escolha de carreira e fazer a diferençaEthical Theory and Moral Practice, vol. 17, pp. 269-283.

Todd, Benjamin (2016) 80.000 horas: encontre uma carreira satisfatória que faça o bem, Oxford: Center for Effective Altruism.

Todd, Benjamin (2021) Planejando uma carreira de alto impacto: um resumo de tudo o que você precisa saber em 7 pontos80.000 horas, 6 de maio.

1. MacAskill, William (2014) Substituibilidade, escolha de carreira e fazer a diferençaEthical Theory and Moral Practice, vol. 17, pp. 269–283, pág. 269.

2. Marx, Karl (1835) Reflexões de um jovem sobre a escolha de uma profissão, em Collected Works, Moscow: Progress Publishers, 1975.

3. MacAskill, substituibilidade, escolha de carreira e fazer a diferença.

4. Karnofsky, Holden (2021) Minhas impressões atuais sobre a escolha de carreira para os veteranosFórum de Altruísmo Eficaz, 4 de junho.

Fonte: https://forum.effectivealtruism.org/topics/career-choice