Termos chave, seus equivalentes em inglês e definições

  • Malária: A malária é uma das principais causas de morte infantil na África. É transmitida de pessoa para pessoa por mosquitos infectados por protozoários parasitários do género Plasmodium. Envolve sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre. Há evidências que ligam a malária à morte (particularmente em crianças menores de 5 anos), outros indicadores relacionados à deficiência nutricional e baixo peso ao nascer. Acredita-se também que a malária pode causar incapacidade permanente (deficiência auditiva, deficiência visual, epilepsia, etc.)
  • Mosquiteiros (em inglês, nets ou bednets): Mosquiteiros funcionam de duas maneiras: primeiro, como uma simples barreira mecânica que impede que o mosquito chegue até a pessoa. Em segundo lugar, como um mecanismo para matar o mosquito – quando um mosquito pousa em um mosquiteiro, gruda o inseticida em suas patas e isso o derruba – o mosquito então morre. Cada mosquiteiro dura de 3 a 4 anos e protege, em média, duas pessoas. Para cada 100 a 1.000 mosquiteiros que colocamos sobre as camas, uma pessoa, geralmente uma criança, deixa de morrer. De acordo com a GiveWell, essa é uma das intervenções mais custo-eficazes em salvar vidas humanas.
  • Distribuição em massa de mosquiteiros (em inglês, mass Distribution of nets ou mass Distribution of bednets): Intervenção contra a malária que consiste na distribuição gratuita de mosquiteiros, geralmente visando alcançar a cobertura universal dentro de uma população. É considerado que há cobertura universal quando é distribuído um mosquiteiro para cada 1,8 pessoas no população-alvo)
  • Mosquiteiro tratado com inseticida – MTI (em inglês, insecticide-treated net ITN): mosquiteiro projetado para bloquear fisicamente os mosquitos, que foi tratado com inseticida, residual e seguro, com o objetivo de matar e repelir os mosquitos que transmitem a malária.
  • Mosquiteiros tratados com inseticida de longa duração (em inglês, long-lasting insecticide-treated nets -LLINs): mosquiteiro projetado para permanecer eficaz por vários anos, sem retratamento.

Do site da Against Malaria Foundation:

O meio mais eficaz de prevenção contra a malária é dormindo sob um mosquiteiro, especificamente um mosquiteiro tratado com inseticida de longa duração (Long-lasting insecticide-treated nets – LLIN).

A malária é transmitida por certos mosquitos quando picam, para se alimentar de sangue. O parasita da malária então passa do mosquito infectado para a pessoa que está sendo picada.

Os mosquitos normalmente picam entre 10 horas da noite e duas da manhã – e essa é uma das coisas mais importantes que temos do nosso lado: se pudermos proteger as pessoas nas áreas afetadas quando elas estão dormindo à noite, temos uma chance muito boa de parar a malária.

O mosquiteiro funciona de duas maneiras:

  • Primeiro, como uma simples barreira mecânica que impede que o mosquito chegue até a pessoa.
  • Em segundo lugar, como um mecanismo para matar o mosquito. Quando um mosquito pousa em um mosquiteiro, gruda o inseticida em suas patas e isso o derruba – o mosquito morre.

Mosquiteiros permanecem sendo eficazes mesmo quando apresentam furos e rasgos. Os mosquitos não fazem uma manobra acrobática e voam direto por um buraco que poderia estar ali, mas pousam no mosquiteiro e então migram em direção a um buraco. Isso significa que os mosquitos grudarão no inseticida e morreram. Mesmo com furos, os mosquiteiros permanecem 99% eficazes.

Cada mosquiteiro custa cerca de US$ 4, dura de 3 a 4 anos e protege, em média, duas pessoas.

As estatísticas são bem conhecidas dada a escala do problema. Para cada 100 a 1.000 mosquiteiros que colocamos sobre as camas, uma pessoa, geralmente uma criança, deixa de morrer.

Do site da GiveWell:

O que é a distribuição LLIN e como ela visa a malária?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as LLINs sejam distribuídas gratuitamente para alcançar a cobertura universal (uma LLIN para cada 1,8 pessoas no população-alvo) daqueles em risco de malária, e que LLINs com um aditivo chamado PBO (butóxido de piperonila) devem ser distribuídas em vez de LLINs padrão em áreas onde os mosquitos exibem certos tipos de resistência a inseticidas. A distribuição de LLINs envolve a a aplicação de questionários para determinar a necessidade de LLINs; entrega das LLINs; e promoção do uso de LLINs.

Fontes:

Porquê mosquiteiros? (againstmalaria.com)

Mass Distribution of Long-Lasting Insecticide-Treated Nets (LLINs) | GiveWell

Mass distribution of long-lasting insecticide-treated nets – EA Forum (effectivealtruism.org)