De Benjamin Todd

dois macacos abraçados
As pessoas gostam de pensar que encontrar a carreira certa é como encontrar o “par perfeito” para a vida. Não é.

Muitas vezes, as pessoas vêm até nós tentando descobrir o que devem fazer nos próximos dez ou vinte anos. Outras dizem que querem descobrir “a carreira certa” para elas.

O problema com tudo isso é que, como vimos, seu plano quase certamente vai mudar:

  1. Você vai mudar, mais do que você pensa.
  2. O mundo vai mudar: muitos setores atuais nem existirão em vinte anos.
  3. Você aprenderá mais sobre o que é melhor para você; é muito difícil prever em que você será bom.

Em certo sentido, não existe uma única “carreira certa para você”. Em vez disso, a melhor opção continuará mudando à medida que o mundo muda e você aprende mais. Muitas pessoas que já aconselhamos jamais teriam previsto o emprego em que acabariam trabalhando.

O planejamento de longo prazo pode ser contraproducente. Há um risco de fixar-se num plano específico e não mudar seus planos conforme a situação muda.

Apesar disso, abrir mão de planejar e de definir metas provavelmente não é acertado também. Como disse Eisenhower: “Planos são inúteis, mas planejar é essencial.”

Ter alguma ideia de onde você gostaria de acabar pode ajudar você a detectar oportunidades muito melhores de antemão. De fato, se você deseja ter um grande impacto positivo, defendemos que planejar é ainda mais importante. Muitas das funções de mais alto impacto requerem capital de carreira especializado em competências técnicas particulares. Da mesma forma, chegar ao topo de muitos campos muitas vezes requer décadas de esforço direcionado. 

Este é o enigma do planejamento: a maioria dos “planos” mudarão radicalmente muito antes de se completarem, mas ainda nos beneficiamos de tê-los.

Dado tudo isso, como você deve fazer um bom plano de carreira? Aqui estão as nossas principais dicas.

Tempo de leitura: 20 minutos. Ou use o nosso modelo de planejamento (em inglês) para fazer o seu próprio plano.

Resumo

A sua carreira deve passar por três estágios:
1. Explore para encontrar as melhores opções de longo prazo para você.
2. Construa capital de carreira em direção a essas opções.
3. Implemente o capital de carreira que você construiu para resolver problemas prementes e barganhar por um emprego que você ache pessoalmente satisfatório.

O seu plano irá mudar, e a maioria das pessoas não consegue prever qual trabalho estará fazendo em 10-20 anos. Mas ainda é útil ter uma visão ampla mais prolongada: 2-5 problemas globais que você possa tentar resolver e 1-5 funções potenciais até as quais você irá se conduzir no longo prazo.   

É ainda mais importante dedicar tempo a encontrar o seu melhor próximo passo concreto: um emprego, oportunidade educacional ou projeto específico a que você se dedicará no(s) próximo(s) 1-3 ano(s) que aumentará o seu impacto ou capital de carreira.  

Gere uma longa lista de ideias para próximos passos:
-Pensando de frente para trás: procure opções que acelerem você em direção à sua visão mais prolongada.
-Pensando de trás para frente: procure as oportunidades bem na sua frente, ainda que você não tenha certeza sobre aonde elas levarão. 

Então crie um plano A/B/Z:
-O Plano A é a principal opção que você gostaria de seguir, ou uma série de caminhos que você deseja tentar.
-O Plano B são as alternativas promissoras próximas para as quais você pode mudar se o Plano A não correr como o pretendido.
-O Plano Z é a sua retirada temporária caso tudo dê errado; ajuda você a se sentir mais confortável ao correr riscos. 

Identifique as incertezas fundamentais no seu plano, e então investigue-as. Se precisar de ajuda para filtrar a sua visão ou os seus próximos passos, você pode usar a nossa ferramenta de decisão.

Finalmente, reserve um tempo para revisar a sua carreira, tipicamente dentro de 6-24 meses. Você pode usar a nossa ferramenta como ajuda.

1. Não “mantenha as suas opções abertas”

Uma resposta muito comum ao enigma do planejamento é tentar “manter as suas opções abertas”.

Há certa sabedoria nessa ideia: se você ganhar capital de carreira transferível, você terá mais opções no futuro. E se você estiver extremamente incerto sobre o que fazer, simplesmente construir capital de carreira transferível e voltar para o seu plano depois é uma estratégia razoável.

Mas, aconselhando milhares de pessoas com as suas carreiras, vimos que essa ideia pode ter sérias armadilhas. Decidir simplesmente “manter as suas opções abertas” pode:

  • Levar você a passar tempo demais trabalhando num emprego prestigioso em termos gerais (como consultoria) em que você sabe que não deseja trabalhar no longo prazo e que simplesmente não é tão relevante assim para as suas metas mais prolongadas.
  • Impedir você de se comprometer, de modo que você acabe seguindo num emprego de meio termo que lhe dê alguma flexibilidade, em vez de optar por algo que possa ser excepcional em termos de capital de carreira, e assim acabar lhe dando melhores opções.
  • Transformando-se numa desculpa para não refletir a fundo sobre o que é o melhor.

Então, o que você deveria fazer em vez disso?

2. Os três estágios fundamentais para uma carreira 

Passe pelos três seguintes estágios:

  1. Explore: aproveite modos de baixo custo para aprender e testar funções e habilidades promissoras mais prolongadas, até se sentir pronto para apostar em uma por alguns anos. (Provavelmente será a maior prioridade nas idades 18-24.) 
  2. Construa capital de carreira: aposte num caminho mais prolongado que possa ir muito bem construindo o capital de carreira — especialmente habilidades — que mais irá acelerar você no caminho que você escolheu, mas com um plano de reserva. (Idade 25–35.)
  3. Implemente: use o capital de carreira que você construiu para resolver problemas prementes e barganhar por um emprego que você ache pessoalmente satisfatório. (Idade 36 para cima.)

E então continue atualizando o seu plano a cada 1–3 anos conforme continua a aprender mais e o mundo muda.

Capital de carreira, exploração e, claro, o impacto do seu trabalho sempre vão ser relevantes para toda decisão de carreira que você encarar, durante a sua carreira. Mas o seu foco deve mudar ao longo do tempo.  

Os estágios duram períodos de tempo diferentes para pessoas diferentes:

  • Se você está especialmente incerto sobre o que fazer no longo prazo, mas sente que está aprendendo bastante sobre onde focar, pode se manter focado na exploração por mais tempo (ou simplesmente construir capital de carreira transferível e descobrir a sua visão depois). (Ou alguém no meio da carreira que fez uma mudança dramática de carreira pode voltar a explorar.)
  • Se você já atingiu os rendimentos decrescentes no capital de carreira, você pode passar para o estágio da implementação mais rápido, e vice-versa.  
  • Se você acha que trabalhar nos problemas que você escolheu é algo especialmente urgente — o que muitas pessoas acham que é o caso da segurança da IA — e as oportunidades que estão por aí atualmente são melhores do que serão em 10 anos, isso é uma razão para saltar para o estágio da implementação mesmo se você estiver menos preparado para ela.

Em seguida, veremos alguns modos que recomendamos para planejar a carreira, levando a sério a incerteza envolvida.

3. Tenha uma visão mais prolongada

Embora o futuro seja muito incerto, achamos que, para a maioria das pessoas, é útil ter pelo menos uma vaga ideia de onde você gostaria de acabar no longo prazo. Essa é a sua visão.

A sua visão deve ser ampla o bastante para não se alterar constantemente, mas estreita o bastante para prover alguma direção.

A sua visão deve incluir:

  1. Uma lista de 2–5 problemas globais em que você mais gostaria de trabalhar no longo prazo, conforme cobrimos na parte 5.
  2. Uma lista de 1–5 funções que você gostaria de visar, conforme introduzidas na parte 6.

A sua função de longo prazo muitas vezes será definida por um conjunto de habilidades amplamente impactantes, como aquelas que listamos aqui, p. ex., construtor de organização ou comunicador. Às vezes, você pode querer especificar mais isso (p. ex., escritor em vez de comunicador) ou pode querer visar um caminho de carreira específico, como economista acadêmico ou advogado.

“Longo prazo” pode ser qualquer coisa de 5 a 25 anos; simplesmente escolha um período de tempo que faça sentido para você. Se você fez os exercícios dos artigos anteriores, você já deve ter feito uma pré-seleção.

Aqui está um exemplo: Megan estudava em Pequim quando alguém sugeriu que desse uma olhada no 80.000 Horas. Depois de ler o nosso guia, ela decidiu que queria trabalhar na redução do risco existencial e, em particular, nos riscos da IA e da guerra nuclear.  

Ela havia passado algum tempo fazendo pesquisa na academia, mas sentia que o trabalho acadêmico na sua área — relações internacionais — tinha pouca probabilidade de lhe fornecer um caminho de carreira de alto impacto. Então, o seu melhor palpite foi seguir um caminho de carreira no governo e na elaboração de políticas. A sua visão, se tudo desse certo, era que ela poderia se tornar uma especialista em relações multilaterais, e então assessorar jogadores-chave em acordos multilaterais em torno da IA.

No entanto, a sua visão pode parecer muito mais incerta do que isso, e tudo bem. Você só precisa de uma ideia bruta para ajudar a detectar oportunidades e guiar a sua exploração.

Como já discutimos, encontrar a melhor carreira para você é um processo passo a passo, de modo que você atualizará a sua visão ao passar de alguns anos: acrescentando e removendo opções da sua lista e tornando os itens mais específicos (p. ex., você pode começar examinado funções de construção de organização, e depois focar em se tornar um especialista em relações públicas.)

Um erro comum é ficar obcecado com qual opção de longo prazo parece a melhor em termos abstratos. Logo, quando você tiver uma ideia aproximada das opções de longo prazo, volte a sua atenção para a geração de ideias para próximos passos concretos.

4. Passe mais tempo planejando os seus próximos passos

Em última análise, a decisão que você precisa tomar é o que fazer em seguida. Pensar sobre a sua visão é útil, mas só porque ajuda a guiar a decisão.

O seu próximo passo pode ser um novo emprego, mas pode também ser um curso ou um novo projeto. Tipicamente, seria algo que pode fazer por alguns anos, embora possa ser de alguns meses até mais de 5 anos. Por exemplo, aceitar um emprego na Oxfam, passar um verão estudando chinês ou começar um blog enquanto continua no seu emprego atual. 

Tentar descobrir se você deve (por exemplo) ser pesquisador (como o Dr. Nalin) ou comunicador (como Rosa Parks) no longo prazo é difícil porque é abstrato 

Muitas vezes, é muito mais fácil descobrir em qual emprego ou programa de pós-graduação concreto entrar. Às vezes, isso torna a decisão bem óbvia: por exemplo, se você não entrar em nenhum bom programa de pós-graduação, isso estará fora de questão.  

Também é possível até ignorar a parte de ter uma visão e somente focar nos próximos passos. Com cada passo, você ganhará idealmente algum capital de carreira, aprenderá mais sobre o que se adéqua melhor a você e aumentará o seu impacto, colocando você numa posição cada vez melhor e tendo um impacto cada vez melhor com o tempo. Assim, você pode construir uma grande carreira passo a passo, ainda que não faça ideia de onde você vai acabar.

Esperamos que esteja aliviado. Mesmo que você não faça ideia do que deseja no longo prazo, você ainda pode construir uma ótima carreira iterativamente. E se de fato tiver algumas boas ideias para a sua visão, isso é um bônus.

Logo, embora recomendemos que a maioria das pessoas passem algum tempo pensando sobre a sua visão de longo prazo, a maioria das pessoas deveriam passar ainda mais tempo identificando e comparando próximos passos concretos.

4.1. Pensando de frente para trás: se você sabe a sua visão de longo prazo, descubra como chegar lá

Para elaborar próximos passos, há duas abordagens amplas.

A primeira é pensar de frente para trás a partir da sua visão: pense em onde você gostaria de chegar e então identifique as rotas mais diretas para chegar lá.

A melhor maneira de fazer isso é perguntar às pessoas na sua área como alguém com a sua formação pode avançar mais rápido. Por exemplo, pergunte: “Se eu quisesse estar em função X em cinco anos, o que eu precisaria fazer?” Ou “Se eu quisesse me tornar excelente em habilidade X, como eu poderia fazer isso?”

Pense em quais tipos de capital de carreira serão os mais importantes. Por exemplo, Bill Clinton sabia que, para ter sucesso na política, ele precisaria saber muito sobre as pessoas; então, mesmo enquanto graduando, ele mantinha uma lista de todo o mundo que ele havia conhecido num bloquinho de notas.

Procure exemplos de pessoas que tenham avançado de modos excepcionalmente rápidos e descubra como elas conseguiram.

Fazemos uma parte dessa análise em nossas revisões de carreiras, mas nada substitui conseguir conselhos pessoais sobre os melhores próximos passos para você.

Se estiver se sentindo incerto sobre uma opção de longo prazo, outra pergunta a considerar é: “Como eu posso eliminar esta opção?” Há algo que você poderia fazer que decisivamente lhe diria se seguir este caminho de longo prazo faz sentido ou não?

4.2. Pensando de trás para frente: olhe para as oportunidades bem na sua frente

Apesar disso, é importante não se apegar a um caminho em particular.

Grandes carreiras, na sua maioria, também envolvem pensar de trás para frente: estar alerta às oportunidades que calham de estar bem na sua frente, ir adiante e seguir com o que está funcionando, ainda que não tenha certeza de até onde isso acabará levando.

Uma razão para isso é a inerente imprevisibilidade do sucesso de carreira.

Outra razão é que próximos passos variam muito em quão promissores eles são, de modo que a variação entre empregos específicos pode superar a variação entre caminhos de carreira amplos. 

Por exemplo, talvez você pense que a política de biorrisco seja mais premente que a política de risco nuclear em média; mas se você achar um emprego na política nuclear com uma quantidade excepcional de responsabilidade, ou que seja excepcionalmente bem adequado para você, ou no qual você trabalhe com um grande mentor, poderia facilmente ser melhor trabalhar na política nuclear.  

Voltando à Megan, quando ela estava descobrindo o que fazer após o mestrado, para pensar de frente para trás, ela considerou maneiras como ela poderia avançar mais rápido num caminho de governo e políticas. Ela colocou opções comuns, como conseguir um emprego num laboratório de ideias, na sua lista de opções.

Mas ela também se deu conta de que a sua posição atual, vivendo e estudando na China, podia abrir algumas oportunidades a mais fora do caminho-padrão. Ela viu um anúncio de um emprego para trabalhar no Departamento de Estado dos EUA em Pequim como analista de mídias sociais chinesas, e ela o conseguiu. Desde então, ela conseguiu encontrar uma função no Departamento de Segurança Interna, em direção à sua visão de trabalhar na redução do risco colocado pelos sistemas de IA.

Quando você estiver pensando de trás para frente, ajuda fazer uma grande lista de empregos interessantes e oportunidades de treinamento, ainda que eles não contribuam de uma maneira óbvia para os seus planos de longo prazo atuais. Aqui estão alguns passos úteis. 

  • Anteriormente no guia, falamos sobre uma lista de próximos passos para ganhar capital de carreira geral; logo, você deve ter algumas ideias a partir disso.
  • Pergunte a amigos, colegas, pessoas que trabalham em problemas prementes e pessoas que você admire sobre quais oportunidades eles conhecem. As melhores oportunidades geralmente se encontram através de pessoas conhecidas.
  • Confira os empregos listados nas nossas vagas (algum deles parece interessante?)
  • Há alguma oportunidade, áreas sobre as quais você pode aprender, projetos paralelos ou pessoas com as quais você se sente especialmente animado no momento?
  • Algo que você está fazendo no momento está indo melhor do que o esperado? Você poderia passar mais tempo nisso?

Muitas oportunidades também só surgem depois que você começa a procurar. Assim, umas das estratégias mais úteis é simplesmente buscar vários empregos específicos e fazer várias candidaturas.

Frequentemente, encontramos pessoas angustiadas com diferentes caminhos de longo prazo, enquanto se elas simplesmente fizessem candidaturas, o próximo passo teria se tornado óbvio. 

Examinaremos como gerenciar o processo de candidatura a empregos no próximo artigo.

5. Tenha opções de reserva: o plano A/B/Z

Tim Cook, o diretor-executivo da Apple, fez um plano de carreira de 25 anos quando se formou na faculdade de administração. Veja o que aconteceu.

Fundadores de start-ups têm uma ampla visão para a empresa, mas enfrentam enormes incertezas nos detalhes de seu produto e estratégia. Para superar isso, eles testam muitas abordagens e gradualmente aprimoram seu plano ao longo do tempo.

Você enfrenta incertezas igualmente grandes em sua carreira; portanto, pode tomar emprestadas algumas das melhores práticas de empreendedorismo e aplicá-las à estratégia de carreira. Essa é a premissa de The Startup of You, um livro do fundador do LinkedIn, Reid Hoffman. Uma das suas dicas é fazer um “plano A/B/Z”, que também achamos útil quando damos conselhos individuais aos nossos leitores.

Escrever um plano A/B/Z ajuda você a pensar em alternativas específicas e planos de reserva, colocando-no numa melhor posição para se adaptar quando a situação se alterar.

5.1. Plano A: o seu cenário ideal

Seu Plano A é o seu melhor palpite sobre a rota que você mais gostaria de seguir.

Isso pode ser uma visão particular em que você vai apostar e o próximo passo implicaria.

Por exemplo: tente se tornar um economista acadêmico que trabalhe em pesquisa de prioridades globais ou política de AI (visão) estudando esses cursos extracurriculares de matemática na graduação (próximo passo).

Se você está mais incerto sobre a sua visão, você também pode planejar tentar vários caminhos de longo prazo, dando alguns próximos passos cuidadosamente ordenados, conforme cobrimos no artigo sobre adequação pessoal.

Ou o seu Plano A pode ser simplesmente construir algum capital de carreira transferível que seja de valor (p. ex., aprender gerenciamento de pessoal, conseguir um diploma de estatística) e então reavaliar o seu plano posteriormente.

5.2. Plano B: alternativas próximas

Estas são opções promissoras para as quais você pode mudar o seu Plano A não funcionar. Escrevê-las de antemão ajuda você a estar pronto para novas oportunidades.

Para descobrir seu Plano B, pergunte-se:

  1. Quais são os modos mais prováveis para seu Plano A não funcionar? Se isso acontecer, o que você fará?
  2. Que outras outras opções existem? Liste quaisquer alternativas próximas ao Plano A, que podem ser outros caminhos de longo prazo promissores, ou diferentes rotas de entrada para os mesmos caminhos.

Então elabore duas ou três alternativas. Por exemplo:

  • Se já está num emprego e se candidatando para programas de mestrado, uma possibilidade é que você não ingresse nos programas desejados. Nesse caso, o seu Plano B pode ser ficar no seu emprego mais um ano e avaliar depois, ou se candidatar para um mestrado em outra disciplina.
  • Se o seu Plano A é trabalhar em elaboração de políticas conseguindo um trabalho no poder executivo, o seu plano B pode ser tentar estágios em laboratórios de ideias ou trabalhar numa campanha política.

5.3. Plano Z: se ****r tudo, esta é a sua retirada temporária

O seu Plano Z é o que você fará se tudo isso der errado.

Em outras palavras, se os seus planos A e B não funcionarem, o que você irá fazer para pagar as contas até se levantar de novo?

Ter um Plano Z não só pode ajudar você a evitar resultados pessoais inaceitáveis, mas também pode ajudá-lo a ficar mais confortável ao correr riscos (saber que ficará bem no fim das contas torna mais fácil ser ambicioso).

O seu Plano Z pode ser muito breve se você estiver confortável com o risco que estiver correndo, ou estiver numa posição segura. Se estiver numa situação em que há muito em jogo (p. ex., você tem dependentes), talvez você queira fazer um planejamento mais cuidadoso. 

Alguns exemplos comuns são dormir no sofá de um amigo enquanto paga as contas ensinando ou trabalhando num café, viver das suas economias, voltar para o seu emprego antigo, voltar a morar com a família ou aceitar um emprego que você ache relativamente pouco exigente.

Pode até ser algo mais aventureiro, como ir ensinar inglês na Ásia, um emprego surpreendentemente em demanda e não competitivo que lhe permite aprender sobre uma nova cultura.  

Então pergunte a si mesmo: “Este Plano Z é aceitável?” Se não for, pode ser que precise revisar o seu Plano A ou priorizar construir a sua rede de seguridade por um tempo.

Opcional: outros modos de reduzir o risco

Às vezes, você precisa correr riscos a fim de ter um grande impacto. Pensar neles de antemão pode tornar isso mais fácil. 

Primeiro, esclareça qual realmente é o pior caso se você seguir um Plano A. É fácil ter medos vagos sobre “fracassar”, e as pesquisas mostram que, quando pensamos em maus eventos, trazemos à mente os seus piores aspectos, enquanto ignoramos todas as coisas que permanecerão inalteradas. Isso levou o ganhador do Prêmio Nobel Daniel Kahneman a dizer:

“Nada na vida é tão importante quanto você pensa que é, enquanto você está pensando.”

Muitas vezes, quando você reflete sobre o pior cenário realista, você percebe que não é tão ruim, e é algo que você poderia superar no longo prazo.
 
Os riscos aos quais você mais deve prestar atenção são aqueles que podem reduzir permanentemente a sua felicidade ou capital de carreira, como esgotar-se, ficar deprimido ou arruinar a sua reputação. Você pode também ter dependentes que confiam em você.

Segundo, há algo que você poderia fazer para garantir que os riscos sérios não ocorram? 

Muitas pessoas pensam em empreendedores que não terminam a faculdade como Bill Gates como pessoas que ousaram correr riscos e tiveram sucesso. Mas Gates trabalhou com vendas tecnológicas por cerca de um ano em meio período como estudante em Harvard, e então negociou um ano de licença dos estudos para começar a Microsoft. Se tivesse fracassado, Gates poderia ter voltado para estudar ciência da computação em Harvard; na realidade, ele quase não correu risco nenhum. Geralmente, pensando um pouquinho, é possível evitar os piores riscos do seu plano.

Terceiro, faça um plano para o que você fará se o pior cenário de fato acontecer. Pense no que você fará para lidar com as coisas e torná-las menos ruins (além de ter um plano de Z de retirada, conforme discutido acima.)

Se ajudar, lembre-se que você provavelmente ainda terá comida, amigos, uma cama quentinha e um quarto com perfeita temperatura, melhores condições do que a maioria das pessoas encararam em toda a história.

Quarto, se neste ponto os riscos ainda forem inaceitáveis, talvez você queira mudar o seu Plano A. Por exemplo, você pode precisar passar mais tempo construindo a sua segurança financeira.

Passar por esses exercícios torna o risco menos assustador e torna você mais propenso a lidar bem com as coisas se o pior acontecer.

6. Defina um ponto de avaliação

Seu plano deve mudar à medida que você aprende mais, mas é muito fácil ficar preso no caminho em que você já está. Não mudar de rumo quando existe uma opção melhor é um dos erros de tomada de decisão mais comuns identificados pelos psicólogos, e isso pode ser causado pela “falácia dos custos irrecuperáveis” ou pelo “viés do status quo”.

Para ajudar a evitar esse erro, você precisa definir um ponto de avaliação. Aqui estão duas opções:

  • Escolha um prazo para revisar o seu plano, tipicamente 6–24 meses. (Prefira prazos mais curtos quando estiver mais incerto e aprendendo muito, e mais longos quando estiver mais decidido.) Perto do ano novo geralmente é um bom momento. Fizemos uma ferramenta de avaliação anual de carreira para facilitar isso.
  • Revise o seu plano na próxima vez que ganhar informação significativa sobre a sua carreira. Por exemplo, publicar vários artigos em grandes periódicos é crucial para o avanço em carreiras acadêmicas, de modo que você pode se comprometer em reavaliar se deseja ser um acadêmico se não publicar certo número de artigos até o fim do seu doutorado.

Quando fizer a avaliação, a questão mais importante é perguntar: o que aprendi desde que eu fiz o plano e o que isso pode implicar sobre quais caminhos de longo prazo e próximos passos são os melhores?

Então vá discutir sobre o seu pensamento com outra pessoa. Outras pessoas são mais capazes de detectar a falácia dos custos irrecuperáveis, e foi demonstrado que ter que justificar o seu pensamento para outra pessoa reduz o seu grau de viés.

Se tiver mais tempo, pode ser de ajuda começar do zero: se estivesse fazendo um plano de carreira hoje, qual visão e próximos passos pareceriam os melhores? Isso pode ajudar você a sair da sua situação atual e ver as coisas com novos olhos.

Aplique isso à sua própria carreira

Unindo todos esses conselhos, aqui estão sete passos para construir um plano de carreira:
1. Em que estágio da carreira você está? Explorando, construindo capital de carreira ou implementando o seu capital de carreira existente? 
2. Qual a sua visão? Se ainda não fez isso, esboce uma pequena lista de melhores palpites de funções de longo prazo para visar e problemas globais para nos quais trabalhar: a sua visão.
3. Agora esclareça: qual é a próxima decisão que você precisa tomar? Então gere uma grande lista de ideias para próximos passos. Você já deve ter algumas ideias a partir do artigo sobre capital de carreira. Incline-se a incluir mais do que menos, incluindo algumas que parecem um exagero.
-Pense de frente para trás: quais passos acelerariam você em direção à sua visão?
-Pense de trás para frente: de que outras oportunidades interessantes você está ciente?
4. Agora, faça um palpite inicial sobre quais 5–10 próximos passos são os mais promissores. Se você estiver tendo dificuldades em filtrá-los, pode utilizar o nosso processo de decisão para ajudar. Olhe a lista de questões para comparar opções em termos de capital de carreira e em termos de adequação pessoal de antes no guia.
5. Então faça um palpite inicial sobre o seu:
Plano A: seu principal plano de longo prazo
Plano B: alternativas próximas
Plano Z: opções de retirada
6. Quais são as suas incertezas fundamentais mais urgentes sobre tudo o que mencionamos acima? Introduzimos a ideia de uma incerteza fundamental no artigo sobre adequação pessoal, mas pode ser aplicada a todos os aspectos do seu plano: visão, estratégia, próximos passos e opções A/B/Z. Quais informações mais alterariam a sua classificação de opções ou o seu Plano A?
7. Como você poderia resolver essas incertezas fundamentais da melhor forma? Se você tiver tempo, vá fazer isso. O ideal é continuar investigando até os seus melhores palpites pararem de mudar.

Neste ponto, muitas vezes o que parece melhor é simplesmente seguir a sua lista de próximos passos, e então reavaliar o seu plano depois que tiver opções concretas sobre a mesa. Falaremos sobre como conseguir empregos no próximo artigo.

Agora também é um bom momento para considerar se inscrever para falar individualmente com a nossa equipe. Ela pode ajudar você a verificar o seu plano, decidir quais próximos passos priorizar e começar a segui-los.

Quando tiver ofertas de trabalho concretas sobre a mesa, você pode usar o nosso processo de decisão de carreira para escolher entre elas. É o mesmo processo que aquele para comparar caminhos de longo prazo, mas também pode ser aplicado a próximos passos.

Finalmente, quando começar no seu trabalho, defina um ponto de avaliação. (Quando fizer a sua avaliação, considere usar a nossa ferramenta de avaliação anual de carreira.)

Pode bem valer a pena passar um fim de semana inteiro planejando a carreira. Se você gostaria de fazer isso, criamos uma planilha de planejamento que cobre todos os exercícios-chave do guia até agora. Se você a preencher, terá um plano de carreira completo. (Tente conseguir que um amigo o faça com você para dar apoio moral e discutir opções.)

PEGUE A NOSSA PLANILHA DE PLANEJAMENTO

Leia em seguida

Parte 11: Todos os melhores conselhos que pudemos encontrar sobre como conseguir um emprego. Ou veja uma visão geral do guia de carreiras inteiro.


NOTA: esta é uma tradução do Guia de Carreiras do 80,000 Hours, tendo maio de 2023 como última atualização. Ela pode não corresponder à versão mais atualizada, que pode ser acessada em: https://80000hours.org/career-guide/career-planning/