Um homem trabalha em seu notebook, ao seu lado, outro homem segura um livro chamado "Job Hunting for Dummies" e diz "Eu não sei por que alguém ainda não me ofereceu um emprego - Eu tenho postado bastante no Twitter!

Quando se trata de conselhos sobre como conseguir um emprego, a maior parte é muito ruim:

  1. O CollegeFeed sugere que você “tenha confiança” como primeira dica de entrevista de emprego, o que é um pouco como sugerir que você deve “ser empregável”.
  2. Muitos conselhos cobrem coisas do tipo “limpe as unhas e tenha um aperto de mãos firme”.
  3. Um dos vídeos de entrevista mais populares no YouTube, com mais 8 milhões de visualizações, faz a observação acertada de que você definitivamente não deveria se sentar até o entrevistador lhe convidar explicitamente.

Quem poderia se recuperar de se sentar alguns segundos mais cedo?

Nos últimos anos, analisamos muitos conselhos ruins para encontrar pérolas que são realmente boas. Também fornecemos treinamento individual para centenas de pessoas que estão se candidatando a empregos, e nós mesmos contratamos cerca de 30 pessoas; então vimos o que funciona para ambos os lados. Aqui, vamos resumir o que aprendemos.

A ideia principal é que conseguir um emprego é convencer alguém de que você tem algo valioso a oferecer. Portanto, você deve se concentrar em fazer aquilo que os empregadores pensam ser mais convincente. Ou seja, em vez de enviar um monte de currículos, foque em obter recomendações e provar que você é capaz de fazer o trabalho. Continue lendo para obter um guia passo a passo.

Tempo de leitura: 25 minutos

Resumo

-Conseguir um emprego é um processo de venda. Pense nele do ponto de vista do empregador e faça o que o empregador achará mais convincente.
-Consiga várias pistas, especialmente pedindo que o apresentem às pessoas.
-Prove que você consegue fazer o trabalho efetivamente fazendo-o. Faça um projeto antes da entrevista, explique como você pode resolver os seus problemas ou busque uma posição relacionada primeiro.
-Quando receber uma oferta, realmente negocie.
-Faça seja lá o que for necessário para se manter motivado, como fazer um compromisso público de se candidatar para uma posição por dia, ou encontre um parceiro de busca de emprego.

1. Introdução

A imagem mostra uma cena de entrevista de emprego, com três pessoas entrevistando a uma outra.
A legenda da imagem diz: "Lembre-se, cada pergunta é um teste, então, quando eles dizem "Como você está?" responda "orientado para metas, obrigado.
No original "Remember, every question is a test so when they say "How are you?" reply "Goal orientated, thank you."
Isso é uma sátira, mas conselhos reais sobre como conseguir um emprego não são muito melhores. De Michael Spicer.

Sejamos francos. Você não tem direito a um emprego, e o processo de contratação raramente é justo. Em vez disso, conseguir um emprego é, no fundo, um processo de vendas. Você precisa persuadir alguém a lhe dar responsabilidades e um salário, até mesmo colocando a reputação do empregador em risco, em troca de resultados.

Listaremos conselhos-chave para cada etapa do processo de “vendas”:

  1. Encontrar oportunidades (pistas).
  2. Convencer os empregadores (conversão).
  3. Negociar.

O tema comum é pensar do ponto de vista do empregador e fazer seja lá o que ele achar mais convincente.

Embora o restante deste guia tenha a ver com qual trabalho é o melhor para você e para o mundo, aqui focamos nos aspectos práticos de como agir para concretizar seus planos. Apenas tenha em mente que não adianta usar a habilidade de vendas para conseguir um emprego no qual você não seria bom; você não ficará satisfeito e, se seu desempenho for pior que o do segundo melhor candidato, você terá um impacto negativo.

Escrevemos este artigo para evitar a situação oposta: vimos muitos candidatos excelentes que querem fazer a diferença não atingindo o seu potencial porque não sabem como se vender.

2. Etapa I: pistas

Uma pista é qualquer oportunidade que pode se transformar num emprego, como uma posição para a qual você pode se candidatar, um amigo que pode conhecer uma oportunidade ou um projeto paralelo pelo qual você pode ser pago.

2.1. Você precisa de várias pistas

Entrevistamos alguém que agora é um dos principais jornalistas da NPR. Mas quando começou, ele se inscreveu em 70 posições e conseguiu apenas uma oferta séria.

Isso ilustra a primeira coisa a saber sobre pistas: você provavelmente precisa de muitas delas. Especialmente no início de sua carreira, pode facilmente precisar de 20 a 100 pistas para encontrar um bom emprego, e ser rejeitado 20 vezes é normal.

Na verdade, a duração média de um período de desemprego nos EUA é de seis meses; portanto, esteja preparado para que sua procura por emprego leve esse tanto de tempo.1

Isso é verdade especialmente quando você se candidata para empregos que são especialmente desejáveis e competitivos, que normalmente são seletivos e portanto requerem mais pistas.

Isso inclui a maioria dos empregos para trabalhar nos problemas mais prementes de que falamos — em parte porque focamos em problemas negligenciados, de modo que não há tantos empregos disponíveis. Por exemplo, se você deseja trabalhar na prevenção de pandemias catastróficas mas só consegue achar 10 pistas, isso (normalmente) não basta para tornar provável que encontre um emprego. Você precisa se candidatar a empregos em outras áreas ou caminhos de carreira até ter pelo menos 30 pistas.

Para agravar o problema, há uma enorme quantidade de sorte envolvida. A maioria dos empregadores não só está procurando competências gerais; está também procurando alguém que se adéque à equipe e à organização específica e às exigências específicas para o emprego. Eles também têm que tomar decisões com muito pouca informação, o que significa que cometerão muitos erros. Você pode ser muito talentoso, mas simplesmente não encontrar um par por pura má sorte. 

Embora a má sorte possa sabotar os melhores candidatos, muitas pessoas têm dificuldades na sua busca por empregos por falta de confiança. Conhecemos muita gente que pensava que jamais conseguiria certo emprego, mas que não só acabou conseguindo, mas também se destacou nele.

Outros são confiantes demais. Conhecemos pessoas cuja opção de reserva era trabalhar numa organização altruísta eficaz, mas cujas funções também eram muito competitivas, de modo que não era realmente uma reserva, absolutamente.

Infelizmente, é difícil saber se você precisa ser menos ou mais confiante. Logo, é importante buscar tanto cargos de reserva quanto cargos de extensão:

  • Cargos de reserva são aqueles que são menos atraentes, mas você acha que tem chance de conseguir. Candidatar-se para eles reduz o risco de não acabar com nada e ter ofertas pode melhorar a sua posição de negociação.
  • Cargos de extensão são aqueles que você acha que não tem chance de conseguir, mas que seria ótimo se conseguisse, de modo que oferecem muita vantagem.

Fazer todas essas candidaturas dá muito trabalho. Ajuda ter em mente que também é um dos melhores meios de avaliar a sua adequação para um caminho de carreira; de fato, candidaturas de emprego são especificamente feitas para avaliar a adequação tão rápido quanto possível. Isso significa que você pode aprender ao se candidatar; pode até descobrir um caminho de carreira totalmente novo.

Buscar vários empregos também é um dos melhores modos de encontrar ainda mais oportunidades. Talvez um empregador não tenha nenhuma vaga, mas conheça alguém mais que tenha. 

2.2. Como conseguir pistas: não envie e-mails frios com o seu currículo; use conexões

Muitas organizações de grande porte têm um processo de inscrição padronizado, como o Serviço Público do Reino Unido e a Teach for America. Eles desejam manter o processo justo; então não há muito espaço de manobra. Nesses casos, basta se inscrever.

Mas o que você faz em todos os outros casos? A abordagem mais óbvia é enviar o seu currículo para muitas empresas e candidatar-se às publicações nos quadros de empregos. Essa é frequentemente a primeira coisa que os consultores de carreira mencionam.2

Recomendamos fazer isso às vezes — e temos o nosso próprio quadro de empregos —, mas o problema é que enviar seu currículo e responder a muitos anúncios de emprego na Internet tem uma baixa taxa de sucesso.

Richard Bolles — o autor de What Color is Your Parachute?, o livro de aconselhamento de carreira mais vendido de todos os tempos — estima que a chance de conseguir um emprego apenas enviando seu currículo para uma empresa é de cerca de 1 em 1.000.3 Isso significa que (a não ser que a sua candidatura seja mais forte que a média) você precisa enviar cem currículos apenas para ter 10% de chance de conseguir um emprego. Nosso palpite é que responder a uma listagem de empregos num quadro de empregos tem cerca de 1% de chance de sucesso.

Além disso, os cargos nesses quadros precisam ser padronizados e se encontram principalmente nas grandes empresas, de modo que não incluem muitas das melhores posições.

As melhores oportunidades são menos competitivas porque estão escondidas, muitas vezes em empresas pequenas, mas em rápido crescimento, e personalizadas para você. Você precisa de uma maneira diferente de encontrá-las.

Considere o ponto de vista do empregador. Os empregadores preferem contratar as pessoas que eles já conhecem, ou falhando isso, contratar por meio de referências, apresentações de alguém que eles já conhecem.

O que você prefere: uma recomendação de alguém em quem você confia ou 20 currículos de pessoas que viram o seu anúncio de emprego no vagas.com? É mais provável que a recomendação funcione melhor porque alguém está dando garantias quanto aquela pessoa. Requer menos esforço: fazer triagem de 20 pessoas das quais você não sabe nada é difícil. As referências também vêm de um reservatório melhor de candidatos: as pessoas mais empregáveis já têm muitas ofertas, de modo que raramente respondem a anúncios de emprego.

Por essas razões, muitos recrutadores consideram as referências como o melhor método para encontrar candidatos.4

Mas aqueles que buscam empregos costumam fazer as coisas ao contrário; eles começam com os métodos que menos agradam os recrutadores.

Os candidatos encontram cerca de 50% dos empregos por meio de conexões, e muitos nunca são anunciados. Logo, se você não buscar referências, você vai perder muitas oportunidades.

Além disso, falar com pessoas no setor é o melhor jeito de conseguir informação sobre como se apresentar e como se aproximar de oportunidades. Também está entre os melhores modos de avaliar a sua adequação, ajudando você a focar nas melhores oportunidades.

2.3. Como conseguir referências

Você precisa dominar a arte de pedir apresentações. Reunimos uma lista de roteiros de e-mail que você pode usar.

Para obter referências, aqui está um processo passo a passo. Se você não está se candidatando a um emprego agora, pule esta seção até que esteja.

  1. Primeiro, atualize seu perfil do LinkedIn (ou site pessoal). Isso não é porque você receberá ótimas ofertas de emprego através do LinkedIn — isso é muito raro —; é porque as pessoas que estão pensando em conhecê-lo irão dar uma olhada no seu perfil. Concentre seu perfil em seus feitos mais impressionantes. Seja o mais concreto possível: por exemplo, “em terceiro lugar no país”, “aumentei as doações anuais em 100%”. Corte o resto. É melhor ter dois feitos impressionantes do que dois feitos impressionantes e três fracos. Acrescente links para qualquer projeto de portfólio relevante para o emprego.
  2. Faça uma pesquisa de si mesmo no Google e faça o que puder para que os resultados fiquem bons (p. ex., exclua publicações vergonhosas antigas do seu blog). Aqui está um guia.
  3. Se você já conhece alguém do setor que possa contratar pessoas, peça uma reunião para discutir oportunidades nesse setor. Isso é algo próximo a ir diretamente para uma entrevista, pulando todas as etapas da triagem. Lembre-se, não é necessário haver uma posição aberta; os empregadores frequentemente criam posições para pessoas boas. Antes de participar da reunião, use os conselhos sobre como se preparar para entrevistas abaixo.
  4. Se você não os conhecer tão bem, peça uma reunião para descobrir mais sobre os empregos no setor: uma “entrevista informativa”. Se tudo correr bem, peça-lhes que apresentem pessoas que possam contratá-lo, o que efetivamente é o mesmo que pedir uma referência dessa pessoa. Não lhes peça um emprego se você prometeu que era uma entrevista informativa.
  5. Ao pedir apresentações, prepare uma descrição específica de uma frase sobre os tipos de oportunidades que você gostaria de encontrar. Um bom exemplo é algo como: “uma posição iniciante em marketing numa start-up de tecnologia em educação”. Dois maus exemplos são: “um trabalho em software” ou “um trabalho que se adéque às minhas habilidades”. Ser concreto torna mais fácil para as pessoas terem ideias; então incline-se a um formato muito estreito em vez de muito amplo.
  6. Caso não dê certo nas etapas acima, recorra às conexões das suas conexões. Se você tem um bom amigo que conhece alguém que possa contratar você, então você pode pedir diretamente a esse amigo uma referência. O ideal é perguntar a alguém com quem você já trabalhou antes, onde você tenha tido um desempenho muito bom.
  7. Se a sua conexão não puder indicar você, peça para apresentar você a pessoas daquele setor que possam contratar. Então voltamos às entrevistas informativas.
  8. Para descobrir quem as suas conexões conhecem, use o LinkedIn, o Twitter ou outras redes sociais. Digamos que você queira trabalhar no Airbnb. Vá para o LinkedIn e pesquise “Airbnb”. Ele mostrará uma lista de todos os seus contatos que trabalham no Airbnb, seguidos de conexões de conexões que trabalham no Airbnb. Escolha a pessoa com o maior número de conexões mútuas e entre em contato.
  9. Lembre-se, se você tiver 200 conexões do LinkedIn e cada uma delas tiver 200 conexões que não coincidam, você poderá alcançar pelo menos 10.000 pessoas usando esses métodos.
  10. Há muitas pessoas no grupo do 80.000 Horas no LinkedIn que terão prazer em lhe dar conselhos sobre como se candidatar e podem apresentar você a outras pessoas.
  11. Se você ainda não chegou a lugar nenhum, pode valer a pena passar algum tempo construindo suas conexões no setor primeiro. Leia nossos conselhos sobre como formar conexões. Comece com pessoas com quem você tem alguma conexão, como ex-alunos da universidade e amigos de amigos de amigos. A sua universidade provavelmente pode lhe dar uma lista de ex-alunos dispostos a ajudar em cada setor. Há provavelmente alguns bons grupos de que você pode participar, assim como conferências. Caso contrário, você pode recorrer a e-mails frios. Aqui está um guia para conseguir empregos sem conexões. Aqui está um guia para encontrar o endereço de e-mail de qualquer pessoa.

Lembre-se de usar os roteiros ao pedir apresentações.

ROTEIROS

2.4. Recrutadores e anúncios

Preferimos as táticas acima, mas pode valer a pena conversar com os recrutadores, e muitas vezes isso é mais eficiente do que se candidatar de modo não solicitado. Procure aqueles que tenham uma boa rede de contatos no setor em que você está interessado.

Você também pode explorar os anúncios de empregos, o que às vezes funciona e é também um modo útil de conseguir ideias. Em particular, dê uma olhada nas nossas vagas, que listam os melhores empregos que podemos encontrar para colocar você numa melhor posição para resolver os problemas mais prementes do mundo.

3. Etapa II: conversão

Quando você está conversando com uma pessoa que tem o poder de contratar você, como você a convence?

Mais uma vez, pense nisso do ponto de vista dela. Uma vez aqui no 80.000 Horas, estávamos tentando contratar um engenheiro de web. A maioria dos candidatos preencheu nosso formulário de inscrição, enquanto um deles nos enviou uma versão reformulada de nosso antigo quiz de carreira. Qual candidatura é mais convincente? A pessoa que enviou o quiz ficou imediatamente entre os melhores 20% dos candidatos, apesar de ter pouca experiência formal.

Os empregadores procuram várias qualidades. Eles querem funcionários que saibam socializar bem com a equipe, se mantenham no emprego e não causem problemas. Mas o mais importante é que o empregador quer ter certeza de que você pode resolver os problemas que ele enfrenta. Se você puder provar que obterá os resultados que o empregador mais valoriza, todo o resto é muito menos importante.

Então, como você pode fazer isso?

3.1. Quando o processo é altamente padronizado

Nesses casos, como a Teach for America e muitos empregos no governo, você precisa ter o melhor desempenho. Maximize suas chances descobrindo exatamente o que o processo envolve e praticando exatamente isso. Por exemplo, se for uma entrevista de competência, descubra quais competências eles procuram e então peça a um amigo que faça perguntas semelhantes. Algumas organizações de serviço público publicam as rubricas que usam para avaliar os candidatos.

A coisa mais útil que você pode fazer é encontrar uma pessoa que passou recentemente pelo processo, perguntar como ele funciona e, se possível, praticar as principais etapas com ela. Às vezes, há livros escritos que detalham exatamente como se candidatar.

A maioria dos empregadores, no entanto, não possui um processo totalmente padronizado. O que você faz nesses casos?

Se você já fez o mesmo trabalho antes, só precisa praticar como contar a sua história. Pule para a seção de dicas de entrevista. Mas e se você não tiver muita experiência relevante?

A ideia básica é: simplesmente faça o trabalho.

3.2. Simplesmente faça o trabalho

A maneira mais poderosa de provar que você pode fazer o trabalho é realmente fazendo uma parte dele. E, como vimos, fazer o trabalho é a melhor maneira de descobrir se você é bom nele; logo, isso irá ajudá-lo a evitar desperdiçar seu próprio tempo também.

Aqui estão quatro maneiras de colocar isso em prática.

3.2.1. Faça um projeto de portfólio

Por exemplo, se você deseja se tornar escritor ou jornalista, tente manter um blog ou feed do Twitter sobre um tópico relevante. Se deseja se tornar engenheiro de software, ponha projetos no seu GitHub.

Inclua esses projetos no seu site pessoal e/ou perfil do LinkedIn. Mencione-os nas suas candidaturas ou durante as entrevistas.

3.2.2. O projeto pré-entrevista

O projeto pré-entrevista é o que o engenheiro de web fez com o nosso quiz de carreira. Para fazer o seu próprio projeto:

  1. Descubra o que você estaria fazendo na função (isso já o coloca bem à frente).
  2. Em particular, descubra quais problemas você precisará resolver para a organização. Para descobrir isso, você provavelmente precisará fazer algumas pesquisas secundáriasaqui está um guia simples — e depois falar com as pessoas do setor.
  3. Passe um final de semana preparando uma solução para esses problemas e envie um resumo de uma página para algumas pessoas da empresa com um convite para conversar mais.
  4. Se você não receber um retorno depois de uma semana, mande pelo menos uma mensagem seguinte.
  5. Alternativamente, escreva suas sugestões e apresente-as na entrevista. Ramit Sethi chama isso de “a técnica de maleta”.

Veja mais alguns exemplos neste artigo (leitura de oito minutos; foi daqui que também retiramos o termo “projeto pré-entrevista”).

Falando por experiência pessoal, supervisionamos quatro anos de processos competitivos de candidaturas para trabalho no 80.000 Horas e fazer qualquer uma das coisas acima colocaria você imediatamente entre os 20% dos candidatos (se as suas sugestões fizessem sentido). Isso demonstra muito entusiasmo e a maioria das pessoas não sabem quase nada sobre a função para a qual estão se candidatando.

3.2.3. Período de teste

Se o empregador estiver em cima do muro, você pode se oferecer para fazer um período de teste de duas ou quatro semanas, talvez com pagamento reduzido ou como estagiário. Deixe claro que, se o empregador não estiver feliz no final, você sairá de bom grado.

Somente levante essa opção se o empregador estiver em cima do muro, ou pode parecer que você está se subestimando.

3.2.4. Vá para um cargo próximo

Se você não conseguir o emprego que deseja imediatamente, considere se candidatar a outra posição na organização, como uma posição freelance ou uma posição abaixo da que realmente deseja.

Trabalhar em uma posição próxima lhe dá a oportunidade de provar sua motivação e adequação cultural. Quando o seu chefe tiver um cargo para preencher, é muito mais fácil promover alguém com quem ele já trabalhou do que iniciar um longo processo seletivo.

Só confira se o cargo pode realmente levar àquele que você deseja. Por exemplo, muitas vezes vemos pessoas que se candidatam para posições de operações em organizações de pesquisa à espera de se tornarem pesquisadores posteriormente. Os caminhos requerem conjuntos de competências muito diferentes, de modo que são tratados como diferentes trajetórias, mas muitas pessoas preferem fazer pesquisa. Isso significa que, embora às vezes isso funcione, é raro, e pode ser frustrante para ambos os lados.

3.3. Como se preparar para entrevistas

Se você puder mostrar a um empregador que pode resolver os problemas dele, você já trilhou a maior parte do caminho, e provavelmente não precisa gabaritar a entrevista. No entanto, há mais coisas que você pode fazer para se tornar ainda mais convincente.

Aqui estão os melhores conselhos que encontramos sobre preparação para entrevistas. Também são úteis para obter pistas de suas conexões. Se você não está ativamente procurando um emprego agora, pule esta seção por enquanto.

  1. Quando conhecer um empregador, faça muitas perguntas para entender seus desafios. Discuta como você poderia contribuir para resolver esses desafios. Isso é exatamente o que os grandes vendedores fazem. Uma pesquisa sobre vendas concluiu que “existe uma clara associação estatística entre o uso de perguntas e o sucesso da interação”. Além disso, quando os vendedores eram treinados para fazer mais perguntas, isso os tornava mais eficazes.5
  2. Prepare seus três principais argumentos de venda antes das reuniões. Essas são as mensagens que você tentará transmitir durante a conversa. Por exemplo: 1) eu fiz este trabalho com sucesso antes, 2) estou realmente empolgado com esta empresa e 3) tenho sugestões para naquilo em que eu poderia trabalhar. Escrevê-las antes torna mais provável que você mencione o que é mais importante, e três argumentos é o limite do que seu interlocutor conseguirá se lembrar. É por isso que esse é um conselho-padrão quando se lança uma ideia de negócios. Se você não tem certeza do que tem a oferecer, há um exercício detalhado no final do artigo sobre capital de carreira.
  3. Foque no que é mais impressionante. O que parece melhor: “Eu aconselhei Obama em política energética” ou “Eu aconselhei Obama em política energética e trabalhei como professor do ensino médio nos últimos três anos”? Muitas pessoas preenchem seus currículos com tudo o que fizeram, mas geralmente é melhor escolher uma ou duas conquistas mais impressionantes e focar nelas. Soa melhor e aumenta a probabilidade de que o entrevistador se lembre disso.
  4. Prepare 1-2 fatos e histórias concretas para sustentar as suas três mensagens principais. Por exemplo, se você está se candidatando para ser engenheiro de web, em vez de “Sou um trabalhador esforçado”, experimente “Eu tenho um amigo que administra uma organização que estava prestes a receber cobertura da imprensa. Ele precisava construir um site em 24 horas; então viramos a noite para construí-lo. No dia seguinte, recebemos 1.000 inscrições”. Em vez de dizer “Eu realmente quero trabalhar nesta indústria”, conte a história do que o levou a se candidatar. Histórias e detalhes concretos são muito mais memoráveis do que afirmações abstratas.6
  5. Descubra como resumir o que você tem a oferecer em uma única frase. Steve Jobs não vendeu milhões de iPods dizendo que eles são 30% melhores que os mp3 players, mas sim com o slogan “1.000 músicas no seu bolso”. Ter um resumo breve e vívido facilita que outras pessoas promovam o seu nome. Por exemplo, algo como “Ele é o cara que aconselhou Obama na política climática e quer um cargo de pesquisa” é o ideal.
  6. Prepare respostas para as perguntas mais prováveis. Escreva-as e então pratique dizendo-as em voz alta. As três questões seguintes normalmente surgem: (1) Fale-me sobre você — esta é uma oportunidade para contar a história de por que você quer esta posição e mencionar uma ou duas conquistas—, (2) Por que você quer esta posição? (3) Quais são as suas perguntas para nós? Então, em geral, o entrevistador adicionará algumas questões comportamentais sobre os traços mais importantes para você. Geralmente, começa com “Conte-me sobre uma vez que você…” e termina com coisas como: “exibiu liderança”, “teve que trabalhar em equipe”, “teve que lidar com uma situação ou pessoa difícil”, “falhou” ou “teve sucesso”. Você pode encontrar uma lista de perguntas comuns sobre entrevistas aqui.
  7. Pratique a reunião do começo ao fim. Reúna-se com um amigo e faça-o fazer cinco perguntas para a entrevista; depois pratique respondê-las rapidamente. Se você não tem um amigo para ajudar, diga suas respostas em voz alta e ensaie mentalmente como deseja que tudo transcorra. Pergunte a si mesmo o que é mais provável que dê errado e o que você fará se isso acontecer.
  8. Aprender. Depois de cada entrevista, anote o que deu certo, o que poderia ter sido melhor e o que você fará diferente da próxima vez.

3.4. Melhore e adapte o seu processo

Candidatar-se a empregos é uma habilidade difícil que leva tempo para aprender.

Depois de toda entrevista ou outra interação importante com um empregador, escreva quão bem ela foi, como ela poderia ter ido melhor e o que você fará melhor da próxima vez.

Se você fez 5-10 entrevistas e não conseguiu chegar ao próximo estágio, é hora então de uma reavaliação mais minuciosa. Você pode estar cometendo um erro em como se apresenta. Pergunte a alguém da área (idealmente alguém com experiência de contratação) para dar uma olhada nos seus materiais e fazer uma entrevista de mentira com eles (ou explicar o que aconteceu nas entrevistas).

Da mesma forma, se você fez mais de 20 candidaturas e não foi convidado para nenhuma entrevista, peça a alguém da área para analisar os seus materiais de candidatura.

Se você não conseguir encontrar um erro, então pode estar se candidatando para empregos que não são bem adequados e devia considerar uma área ou cargo diferente.

Se você já fez 10 entrevistas e chegou aos últimos estágios algumas vezes, mas ainda não teve nenhuma oferta, continue. Com frequência, 3-10 pessoas chegam aos estágios finais, de modo que você provavelmente terá que fazer pelo menos cinco entrevistas de estágio final antes de conseguir uma oferta.

Por outro lado, se estiver recebendo ofertas relativamente fácil, então candidate-se para mais cargos de extensão.

4. Etapa III: Negociação

A negociação começa depois que você recebe uma oferta, tendo o empregador dito que gostaria de contratá-lo.

A maioria das pessoas fica tão feliz em conseguir um emprego, ou desajeitada quanto a ideia de negociar, que nunca tenta. Mas dez minutos de negociação podem significar grandes benefícios nos próximos dois anos. Então, a mensagem crucial aqui é realmente considere fazer isso.

Por exemplo, você poderia pedir para seu empregador que iguale suas doações para a caridade. Isso pode significar milhares em doações extras por ano, fazendo com que aqueles dez minutos que você levou para negociar estejam entre os mais produtivos de sua vida.

Você também pode negociar trabalhar em uma determinada equipe, ter horários mais flexíveis, trabalhar remotamente ou aprender certas habilidades. Tudo isso pode fazer uma grande diferença para sua felicidade diária e capital de carreira, e muitas vezes são mais fáceis de pedir do que um aumento de salário.

Negociação nem sempre é algo apropriado. Não faça isso se você conseguiu uma oferta altamente padronizada, como muitos cargos no governo —  eles não poderão mudar o contrato. Também não faça isso se você for apenas um pouco melhor que os outros candidatos ou não tiver alternativas. E definitivamente não negocie até que o empregador faça uma oferta — pega mal começar a negociar durante a entrevista.

No entanto, achamos que a negociação deve ser tentada na maioria dos casos, uma vez que você tenha uma oferta. Contratar alguém leva meses e consome muito tempo de gerenciamento. Uma vez que o empregador fez uma oferta, ele investiu muitos milhares de dólares no processo. O melhor candidato é muitas vezes melhor do que o segundo melhor. Isso significa que é improvável que ele deixe o melhor candidato escapar por, digamos, um aumento de 5% nos custos.

É ainda mais improvável que ele retire a oferta inicial porque você tentou negociar. Seja educado e, no pior dos casos, é provável que eles se atenham à oferta original.

Deve-se considerar negociar ainda mais quando você tem mais de uma boa oferta, porque então você tem uma forte posição de retirada.

4.1. Como negociar

A ideia básica é simples: explique o valor que você dará ao empregador e por que se justifica lhe dar os benefícios que você deseja. Então, procure métricas objetivas e soluções ganha-ganha; você pode abrir mão de algo importante para o empregador em troca de algo importante para você? Por exemplo:

  • Outras pessoas com meu nível de experiência neste setor geralmente recebem US$ 50.000 e podem trabalhar em casa dois dias por semana. Mas prefiro trabalhar com você. Você pode igualar as ofertas das outras empresas?
  • Estou realmente motivado a aprender habilidades de vendas; então, gostaria de trabalhar ao lado de pessoa X. Isso me tornará muito mais eficiente na função em seis meses.

Se a sua posição for mais fraca, você pode negociar sobre uma futura promoção ou aumento de salário:

  • Gostaria de trabalhar em direção a isto [insira o nome do cargo]. O que eu precisaria fazer nos próximos seis meses para fazer isso acontecer?

Então peça-lhe para se comprometer com o combinado se alcançar as condições.

4.2. Negocie depois de começar

Depois de começar num trabalho, tente ter o melhor desempenho possível e então negocie novamente. A maioria dos empregadores não está disposta a perder alguém que já está fazendo um excelente trabalho.

Apenas tenha em mente que a maioria das empresas tem um processo-padrão de análise de desempenho; então aguarde-o antes de fazer sua solicitação.

4.3. Aprenda mais sobre como negociar

Muita coisa já foi escrita sobre negociação de salário, de modo que isto mal chega à superfície. Aqui está um bom guia (30 minutos). Ramit Sethi (cujo estilo de vida não se adequará a toda situação!) também tem dicas (vídeo de 14 minutos e guia gratuito em troca da assinatura de um boletim informativo). Se quiser avançar mais, confira o livro Supere o Não de William Ury, que desenvolveu o curso de negociação na Faculdade de Direito de Harvard.

5. Tenha um plano para permanecer motivado

A sua primeira busca de emprego pode ser uma das coisas mais difíceis que você já fez; você provavelmente nunca foi rejeitado 30 vezes seguidas antes. Pode envolver meses de trabalho. E você pode ter que fazer a maior parte disso sozinho. Pode fazer o namoro on-line parecer fácil.

Isso significa que você vai precisar fazer uso de todas as técnicas motivacionais que você conhece na busca de emprego. Aqui estão algumas dicas:

  1. Talvez a dica mais útil para os nossos leitores que encontramos seja formar pares com alguém que também esteja procurando emprego. Confira o seu progresso e compartilhe dicas e pistas. Alternativamente, encontre alguém que tenha recentemente tido sucesso numa procura semelhante de emprego e esteja disposto a encontrar com você e lhe dar dicas.
  2. Defina uma meta bem específica — como falar com cinco pessoas toda semana até ter uma oferta, comprometa-se publicamente com a meta e pague uma pena se não cumpri-la.
  3. Torne mais fácil encarar rejeições. Você pode fazer um cartão de lealdade que você carimba toda vez que recebe uma rejeição e se recompensar com um sorvete quando o cartão estiver cheio!
  4. Trate o processo como um emprego. Provavelmente, você vai fazer o trabalho por anos, 40 horas por semana; portanto, faz sentido que leve mais de 5% desse tempo para garantir o cargo, e isso já é 1-2 meses de trabalho em tempo integral. Quanto mais tempo você dedicar a ele, melhores os resultados provavelmente serão. E se você não está trabalhando no momento, tratar a sua busca de emprego como um emprego em si pode ajudar muito com a motivação. Chegue às 9 da manhã e trabalhe até as 5 da tarde.
  5. Aplique outras dicas sobre como se motivar. Por exemplo, dê uma olhada no livro The Motivation Hacker de Nick Winter, e os conselhos de produtividade em nosso artigo sobre aumentar o seu capital de carreira em qualquer trabalho.

6. Confira nossos conselhos sobre diferentes trabalhos

A melhor maneira de conseguir um emprego depende do tipo de trabalho que você busca. Vá para as nossas revisões de carreira e vá até o final do perfil para ver os conselhos personalizados para cada tipo de trabalho.

7. Nunca mais procure um emprego novamente

Sua procura de empregos ficará cada vez mais fácil à medida que você for construindo seu capital de carreira.

A coisa mais importante que você pode fazer para se colocar em uma posição melhor é ganhar mais conexões, de modo a obter melhores referências. Temos dicas sobre isso aqui e no próximo artigo.

Quando tiver um emprego, foque em desenvolver fortes habilidades e se destacar no seu trabalho. O melhor marketing é o boca a boca, os empregadores procurando-o em vez do contrário. Se você é ótimo no seu trabalho, então as pessoas vão ativamente encaminhá-lo aos empregadores, porque estarão fazendo um favor a eles além de você. Leia nosso artigo sobre capital de carreira para descobrir como nunca mais ter que procurar emprego novamente.

8. Conclusão

Conseguir um emprego pode ser um processo desagradável, mas se você seguir as etapas deste artigo, terá as melhores chances de sucesso. E isso fará com que você cumpra seu potencial para encontrar uma carreira satisfatória e contribuir para o mundo.

Aplique isto à sua carreira

Quais são as três etapas mais importantes a serem seguidas para ingressar nas suas principais opções?

Tente ser o mais específico possível. Alguns bons exemplos:
-Dar seguimento com o meu chefe do meu último estágio.
-Escrever 10 candidaturas.
-Encontrar três pessoas do setor.
-Encontrar alguém com quem posso procurar emprego.

Os principais passos provavelmente envolvem falar com pessoas.

Quando você vai seguir cada um desses passos? Muitos estudos mostraram que escrever quando você fará uma tarefa torna muito mais provável que você realmente a faça; isso se chama “intenção de implementação”.

Leia em seguida

Parte 12: Uma poderosa maneira de melhorar a sua carreira: junte-se a uma comunidade. Ou veja uma visão geral do guia de carreiras inteiro.

9. Notas e referências

1. A duração média do desemprego é 20-30 semanas, ou cerca de seis meses.

Fontes: FRED, link arquivado, recuperado em 6 de março de 2023.

2. Por exemplo, o serviço nacional de aconselhamento de carreiras do Reino Unido coloca os anúncios de emprego na Internet e demais lugares como as suas primeiras duas dicas. Link arquivado, recuperado em 14 de outubro de 2022.

3. A edição de 2015 de What Color is Your Parachute menciona vários estudos que encontraram taxas de sucesso por currículo abaixo de 1 em 1.000. Seu melhor palpite sobre a taxa global de sucesso de enviar seu currículo é de menos de 10%, o que seria consistente com um valor de 1 em 1.000 se o candidato a emprego médio enviasse 100 currículos, o que parece razoável. Infelizmente, esses são os melhores números que conhecemos sobre taxas de sucesso de procura de emprego.

4. Sam Altman é o ex-presidente da Y Combinator, a aceleradora de start-ups mais bem sucedida do mundo. Em seu conselho sobre contratações para startu-ps, ele diz:

Concentre-se nas maneiras corretas de obter candidatos. Basicamente, isso se resume a “usar mais suas redes pessoais”. Por pelo menos uma margem de 10x, as melhores fontes de candidatos que já vi são amigos e amigos de amigos. Mesmo se você não acha que pode conseguir essas pessoas, vá atrás das melhores implacavelmente. Se funcionar 5% do tempo, ainda vale a pena. Quando você contrata uma pessoa, assim que você tem certeza de que ela é uma estrela, você deve lhe pedir para sentar e então arranque dela os nomes de todo mundo que você deveria tentar contratar. Pode ser que tenha que trabalhar muito duro para isso.

Link arquivado, recuperado em 5 de junho de 2016.

Pensamos que esse conselho reflete as melhores práticas, pelo menos no setor da tecnologia. Este artigo do New York Times também descreve como as referências estão sendo amplamente adotadas como um método-chave de contratação em todo o mundo dos negócios:

“In Hiring, a Friend in Need Is a Prospect, Indeed”, Nelson Schwartz, 27 de janeiro de 2013, Link.

5. Veja Alcançando Excelência em Vendas de Neil Rackman.

Sua pesquisa é baseada em questionários com mais de 35.000 vendedores e extrai suas análises da literatura existente, o que faz dela uma das revisões mais completas que conhecemos. Além disso, a maior parte dos conselhos é sobre vendas de baixo valor, que se revelam bastante diferentes.

Rackham não apenas encontrou as técnicas que os melhores vendedores usam, ele também treinou pessoas nessas técnicas e mostrou que elas as tornavam mais efetivas em comparação com um grupo de controle que recebia treinamento normal de vendas.

6. Para um resumo popular da pesquisa sobre como fazer uma comunicação memorável, veja Made to Stick de Chip e Dan Heath. O livro coloca uma grande ênfase no uso de histórias, analogias e fatos concretos para tornar as idéias mais memoráveis. Link.


NOTA: esta é uma tradução do Guia de Carreiras do 80,000 Hours, tendo maio de 2023 como última atualização. Ela pode não corresponder à versão mais atualizada, que pode ser acessada em: https://80000hours.org/career-guide/how-to-get-a-job/