Blog do Altruísmo Eficaz

Como saber se alguém é pobre?

Como saber se alguém é pobre? O meio mais popular se baseia nos rendimentos que estejam abaixo da linha de pobreza estabelecida pelo Banco Mundial, que atualmente é de menos de 1,90 dólares por dia. Mas tem gente que acha essa uma abordagem simplista. Para corrigir isso, uma das propostas é um índice baseado em uma medição Leia mais…
Leia mais

A Fábula do Dragão Tirano por Nick Bostrom

Era uma vez, um planeta que foi dominado por um dragão gigante. O dragão era mais alto do que a maior das catedrais e estava coberto com espessas escamas pretas. Seus olhos vermelhos brilhavam de ódio e de suas mandíbulas terríveis fluía um fluxo incessante de lodo verde amarelado e malcheiroso. Ele exigia da humanidade Leia mais…
Leia mais

Um debate sobre Tecnocracia – por E. Glen Weyl e Scott Alexander

Reproduzimos aqui dois textos: o primeiro, Por que não sou um Tecnocrata por E. Glen Weyl e a resposta a esse artigo Contra Weyl sobre a Tecnocracia por Scott Alexander. Ambos foram traduzidos pelo Chaos Star em seu blog Political Syberia. O debate se estende ainda por outras réplicas e você pode conferi-las em seu blog. O debate gira…
Leia mais

Vacinas: precisamos parar de falar em eficácia

1.Eficácia = redução de risco Não vamos falar aqui detalhadamente sobre cálculo da eficácia das vacinas. Você pode encontrar uma explicação completa sobre como se calcula a eficácia de vacinas nessa matéria do AosFatos. Vamos apenas partir de algo bem intuitivo: “eficácia de 50%” [1] quer dizer que você reduz o risco pela metade. Se Leia mais…
Leia mais

Estar atento aos perigos do progresso – por Daron Acemoglu

É sempre bom nos lembrar que, no grande movimento da história, nós somos os afortunados. A descrição de Thomas Hobbes da vida como “solitária, pobre, desagradável, brutal e curta” foi adequada durante a maior parte da história humana. Não mais. A fome e a escassez tornaram-se mais raras, o padrão de vida da maior parte Leia mais…
Leia mais

Apátrida, ela se tornou o rosto de uma situação invisível para muitos

Maha Mamo não tinha cidadania. Nascida no Líbano e filha de pais sírios, ela não tinha direito a nenhuma das duas nacionalidades. Levou anos de perseverança e um pouco de sorte para encontrar uma pátria – no Brasil. RIO DE JANEIRO – O assunto foi um tabu durante a sua infância no Líbano. Citado, porém Leia mais…
Leia mais
Censura - rostos riscados caneta vermelha

O que importa e o que não importa

É quase surreal pensar nas coisas em que estávamos preocupados há não muito tempo. Como poderíamos ter sido tão ingénuos? Tão arrogantes? Como pudemos não ver os sinais? Bem, não importa, a vida tem sua própria forma de nos ensinar que estamos olhando só pro próprio umbigo. Não há outra expressão para o que a Leia mais…
Leia mais

Recompensar o fornecimento privado de bens públicos

Este artigo dá uma introdução sobre como os atores privados (por exemplo, indivíduos e empresas) podem ser incentivados por outros atores privados a fornecerem bens públicos, permitindo que motivações egoístas resultem em resultados altruístas. Uma variedade de fundos e mecanismos de votação tem se mostrado promissores em teoria e já estão sendo usados hoje. Introdução Leia mais…
Leia mais
Trio de ganhadores do Prêmio Nobel de Economia de 2019.

O que vermes podem nos ensinar sobre o apocalipse da Inteligência Artificial?

É bom tratar de crianças com parasitas intestinais, dizem os altruístas eficazes — mas também devemos ter cuidado com os robôs assassinos. Se você é pai ou mãe, provavelmente conhece os vermes filiformes. Se você não é, pode nunca ter ouvido falar deles. Eles são uma daquelas alegrias secretas da paternidade que ninguém menciona até que eles Leia mais…
Leia mais

De vez em quando eu consigo ver o mundo como ele deveria ser visto…

De vez em quando eu consigo ver o mundo como ele deveria ser visto. Onde a própria existência do sofrimento, qualquer sofrimento, é um imenso erro cósmico, uma mutilação intolerável no mundo, angustiante e enfurecedor. Onde poder viver apenas uma única vida humana parece assustadoramente inadequado em comparação com a magnitude do problema. Onde todas Leia mais…
Leia mais

O Precipício: uma resenha arriscada

A seguir resenhamos, com alguns apontamentos críticos, o livro The Precipice: Existential Risk and the Future of Humanity, por Toby Ord. Ord é um dos grandes nomes do movimento do Altruísmo Eficaz e o livro, ainda que recém lançado, já pode ser considerado uma das principais obras de referência para o movimento. A ficção, da Leia mais…
Leia mais

O que é uma pandemia comparada ao nosso esgoto?

Há alguns problemas em como a sociedade brasileira normaliza riscos; apontamos alguns deles. Talvez vocês se lembrem que, em março, ao comentar a pandemia de Covid-19, o presidente Bolsonaro mencionou que brasileiro pula em esgoto e não acontece nada. Não quero politizar a questão, mas acabei de googlar “morre afogado em fossa”. Semana passada, um menino Leia mais…
Leia mais

Doar sem Gastar

Caridade com milhas, imposto de renda e usando o ribon A melhor coisa que faço com minhas milhas é doar cestas básicas. Ainda lembro a época em que as pessoas checavam compulsivamente sites de viagens até conseguir uma promoção para Fernando de Noronha por 10000 milhas (mesmo que fosse no inverno do ano seguinte); meu sonho Leia mais…
Leia mais

Indiferença, racismo e violência: o que vem depois da justiça para George Floyd? — Parte 3

Como já abordamos na Parte 2, para resolver o problema da violência policial, é preciso discutir seriamente reformas de política criminal tendo por base as políticas públicas baseadas nas melhores evidências cientificas. Nesta seção, apresentaremos mais algumas sugestões. 0.Antes de ler esse artigo… Nosso primeiro ponto é de que vidas negras importam em qualquer lugar do Leia mais…
Leia mais

Indiferença, racismo e violência: o que vem depois da justiça para George Floyd? — Parte 2

Resumo: argumentamos que, para resolver o problema da violência policial, é preciso discutir seriamente reformas de política criminal — baseadas em evidências científicas. 0.Antes de ler esse artigo… Nosso primeiro ponto é de que vidas negras importam em qualquer lugar do mundo — no Minnesota, no Alagoas ou em Gana. Sendo assim, nosso principal questionamento é por que o sofrimento Leia mais…
Leia mais

Incerteza e passividade: desafios da ciência social aplicada a políticas públicas (comentados por filósofos)

Sumário: a partir de um texto do filósofo libertário Michael Huemer, analisamos que tipo heurísticas devemos usar / evitar em decisões sociais com grande incerteza. No Elogio da Passividade (aqui para o áudiotexto), Huemer conta a história da morte de George Washington: os médicos, desconhecendo como tratar a doença (em razão do atraso científico da época), apenas Leia mais…
Leia mais
irlandeses

Irlandeses gratos honram sua dívida de fome ajudando a tribo Choctaw

Irlandeses arrecadam 1,8 milhão de dólares para a tribo americana Choctaw combater os efeitos do coronavírus, retribuindo gesto feito em 1847 quando essa tribo doou 150 dólares na grande fome irlandesa. A generosidade remonta a um gesto feito em março de 1847, quando a tribo Choctaw teve notícias da Grande Fome. Doações para tribos nativo Leia mais…
Leia mais
astronomos

Por qual motivo a ciência e os especialistas eram menos questionados no passado recente?

Hoje parece haver uma força inédita na história das sociedades secularizadas no sentido de questionamento do conhecimento especializado. Teorias alternativas com fraco embasamento tem ganhado popularidade inédita, e tem demonstrado organização a tal ponto, que simplesmente ignora-las, como expressão excêntrica de uma minoria irrelevante tem deixado de ser um posicionamento razoável. Em boa parte a Leia mais…
Leia mais

A revolta do público e a crise de autoridade na sociedade em rede

O desenvolvimento das tecnologias de informação levou a uma maior disponibilidade de informações (muitas vezes não confiáveis) e facilitaram enormemente sua disseminação. Mais que isso: tornaram também mais fácil manifestar a insatisfação e aos insatisfeitos se coordenarem através de redes sociais. A sociedade em rede é um termo já tornado clássico na sociologia. A sociedade em Leia mais…
Leia mais