Blog do Altruísmo Eficaz

Toda arte é vegana, sabia? – PARTE 1

Semana 8           Não sabia? Então este diário está aqui para provar! Hoje, focaremos em filmes e séries. Filmes: Os pássaros (de Hitchcock): a sinopse diz que uma rica socialite se interessa por um advogado em uma pet shop. Vai atrás desse romance e a cidade começa a ser atacada por milhões de pássaros. Ou seja, uma dura crítica à alienação da elite …
Leia mais

Jesus assiste a um filme vegano – PARTE 2

Voltamos no outro dia. Peguei uma cerveja e ofereci a Jesus. Ele agradeceu, mas pediu só um copo de água. E transformou em vinho. Retomamos o filme do minuto 20, quando se inicia a descrição da produção de ovos. As galinhas poedeiras são separadas dos machos (estes são enviados vivos a um triturador, que é considerada a forma mais humana). …
Leia mais

Jesus assiste a um filme vegano – PARTE 1

Semana 6 Resolvi assistir Dominion, o mais completo e atual documentário vegano, que mostra os bastidores de toda a violência animal na indústria da moda, cosméticos, entretenimento, alimentação etc. Eu não queria assistir sozinho e chamei Jesus. As cenas são em alta definição, feitas na Austrália, bem recentes (2018) e com os métodos de criação e abate “mais humanos”, suponho, que …
Leia mais

O Veganismo é uma seita?

Semana 5 O culto “Peoples Temple”, no final da década de 70, talvez seja um dos mais famosos da história. O líder Jim Jones convidou em torno de mil seguidores a se mudarem da Califórnia para a Guiana para construir uma sociedade utópica e autossuficiente. A situação evoluiu para um absurdo do líder convencer todos a se suicidarem juntos. Os …
Leia mais

A moral superior dos veganos

Semana 4 Para nós, que comemos carne, é difícil ler esse título, não? Como assim alguém tem uma moral superior à minha? Não sou inferior a ninguém! Quem é você para dizer que sou inferior a um vegano? Esses chatos malucos fazem parte de uma seita! Pois é: sou carnívoro como você, leitor. Como financiador da tortura de animais, digo que …
Leia mais

Carne: uma indústria da fome

Semana 3 Uma breve pausa na questão da tortura animal (abordada na última semana) para analisar outro ângulo dessa indústria. Comer carne é caro, é para poucos. Em 2020, o consumo médio no Brasil foi de 30 kg por habitante segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em uma conta grosseira, se pensarmos que os 50% mais pobres comem no máximo …
Leia mais

Um dos poucos consensos globais: tortura

Semana 2 O ser humano nasce, cresce, se divide politicamente e morre. Esse é o ciclo. Somos muito diversos e, durante nossas curtas vidas, conseguimos gerar e receber bastante ódio por opiniões e ambições contrárias. Pouquíssimos temas são consenso, mas um deles é a tortura. Exceto por uma diminuta minoria que louva torturadores, o valor da vida de um “inimigo” pode …
Leia mais

Nós que comemos carne somos os chatos. E cruéis.

Semana 1 Faz alguns dias que uma imagem não me sai da cabeça. Não vou descrevê-la, mas é uma daquelas que os veganos pedem para vermos. Não vou especificar nem postar a cena aqui, fiquemos na teoria: apenas imagine algo bem cruel e cheio de sangue e gritos desesperados de um animal. E um martelo. Pois é, caí nessa “emboscada” …
Leia mais

Como saber se alguém é pobre?

Como saber se alguém é pobre? O meio mais popular se baseia nos rendimentos que estejam abaixo da linha de pobreza estabelecida pelo Banco Mundial, que atualmente é de menos de 1,90 dólares por dia. Mas tem gente que acha essa uma abordagem simplista. Para corrigir isso, uma das propostas é um índice baseado em uma medição multidimensional da pobreza, o …
Leia mais

A Fábula do Dragão Tirano por Nick Bostrom

Era uma vez, um planeta que foi dominado por um dragão gigante. O dragão era mais alto do que a maior das catedrais e estava coberto com espessas escamas pretas. Seus olhos vermelhos brilhavam de ódio e de suas mandíbulas terríveis fluía um fluxo incessante de lodo verde amarelado e malcheiroso. Ele exigia da humanidade um tributo de gelar …
Leia mais

Um debate sobre Tecnocracia – por E. Glen Weyl e Scott Alexander

Reproduzimos aqui dois textos: o primeiro, Por que não sou um Tecnocrata por E. Glen Weyl e a resposta a esse artigo Contra Weyl sobre a Tecnocracia por Scott Alexander. Ambos foram traduzidos pelo Chaos Star em seu blog Political Syberia. O debate se estende ainda por outras réplicas e você pode conferi-las em seu blog. O debate gira em …
Leia mais

Vacinas: precisamos parar de falar em eficácia

1.Eficácia = redução de risco Não vamos falar aqui detalhadamente sobre cálculo da eficácia das vacinas. Você pode encontrar uma explicação completa sobre como se calcula a eficácia de vacinas nessa matéria do AosFatos. Vamos apenas partir de algo bem intuitivo: “eficácia de 50%” [1] quer dizer que você reduz o risco pela metade. Se você tomar tal vacina, e …
Leia mais

Estar atento aos perigos do progresso – por Daron Acemoglu

É sempre bom nos lembrar que, no grande movimento da história, nós somos os afortunados. A descrição de Thomas Hobbes da vida como “solitária, pobre, desagradável, brutal e curta” foi adequada durante a maior parte da história humana. Não mais. A fome e a escassez tornaram-se mais raras, o padrão de vida da maior parte das pessoas aumentou e …
Leia mais

Apátrida, ela se tornou o rosto de uma situação invisível para muitos

Maha Mamo não tinha cidadania. Nascida no Líbano e filha de pais sírios, ela não tinha direito a nenhuma das duas nacionalidades. Levou anos de perseverança e um pouco de sorte para encontrar uma pátria – no Brasil. RIO DE JANEIRO – O assunto foi um tabu durante a sua infância no Líbano. Citado, porém nunca discutido abertamente. Isso veio à …
Leia mais
Censura - rostos riscados caneta vermelha

O que importa e o que não importa

É quase surreal pensar nas coisas em que estávamos preocupados há não muito tempo. Como poderíamos ter sido tão ingénuos? Tão arrogantes? Como pudemos não ver os sinais? Bem, não importa, a vida tem sua própria forma de nos ensinar que estamos olhando só pro próprio umbigo. Não há outra expressão para o que a sociedade ocidental, particularmente mas de …
Leia mais

Recompensar o fornecimento privado de bens públicos

Este artigo dá uma introdução sobre como os atores privados (por exemplo, indivíduos e empresas) podem ser incentivados por outros atores privados a fornecerem bens públicos, permitindo que motivações egoístas resultem em resultados altruístas. Uma variedade de fundos e mecanismos de votação tem se mostrado promissores em teoria e já estão sendo usados hoje. Introdução Os incentivos são importantes: quando algo …
Leia mais
Trio de ganhadores do Prêmio Nobel de Economia de 2019.

O que vermes podem nos ensinar sobre o apocalipse da Inteligência Artificial?

É bom tratar de crianças com parasitas intestinais, dizem os altruístas eficazes — mas também devemos ter cuidado com os robôs assassinos. Se você é pai ou mãe, provavelmente conhece os vermes filiformes. Se você não é, pode nunca ter ouvido falar deles. Eles são uma daquelas alegrias secretas da paternidade que ninguém menciona até que eles apareçam — pequenas criaturas sombrias e pálidas, …
Leia mais

De vez em quando eu consigo ver o mundo como ele deveria ser visto…

De vez em quando eu consigo ver o mundo como ele deveria ser visto. Onde a própria existência do sofrimento, qualquer sofrimento, é um imenso erro cósmico, uma mutilação intolerável no mundo, angustiante e enfurecedor. Onde poder viver apenas uma única vida humana parece assustadoramente inadequado em comparação com a magnitude do problema. Onde todas as brigas interpessoais normais parecem triviais …
Leia mais

O Precipício: uma resenha arriscada

A seguir resenhamos, com alguns apontamentos críticos, o livro The Precipice: Existential Risk and the Future of Humanity, por Toby Ord. Ord é um dos grandes nomes do movimento do Altruísmo Eficaz e o livro, ainda que recém lançado, já pode ser considerado uma das principais obras de referência para o movimento. A ficção, da literatura ao cinema e passando …
Leia mais

O que é uma pandemia comparada ao nosso esgoto?

Há alguns problemas em como a sociedade brasileira normaliza riscos; apontamos alguns deles. Talvez vocês se lembrem que, em março, ao comentar a pandemia de Covid-19, o presidente Bolsonaro mencionou que brasileiro pula em esgoto e não acontece nada. Não quero politizar a questão, mas acabei de googlar “morre afogado em fossa”. Semana passada, um menino de 3 anos morreu afogado em …
Leia mais