Blog do Altruísmo Eficaz

Veganos, comam carne!

Semana 17 Imaginem a cena: domingão, todos reunidos, você leva seus legumes veganos para a churrasqueira, ambiente de paz e fraternidade, algumas piadas sobre sua comida, você pega a batata recheada, abre em seu prato, todos olham com “putz, olha o que ele vai comer que ridículo”, você alcança 2 corações de frango e uma casquinha de picanha, joga sobre …
Leia mais

Meu gato

Semana 16 Levei meu gato para uma cirurgia e não sei se volta Ele odeia entrar na caixinha de transporte, tem trauma de lugares estranhos. Então já fui preparando terreno meia hora antes. Expliquei o que iria acontecer, fiz carinho, ele ainda achava que o dia seria normal, não entende muito frases longas. Até se virou feliz para receber cócegas na …
Leia mais

Precisamos de um Proálcool de Plantas

Semana 14 Não estamos loucos, sabemos que o álcool do proálcool vinha de plantas. Sabemos também que muita coisa deu errado na forma como foi implementado. Mas o propósito por trás da iniciativa é também muito similar ao problema animal que vemos hoje: temos um ingrediente ruim na fórmula, é impossível substituí-lo completamente no curto prazo, mas seria possível diluí-lo …
Leia mais

Se nem Bela Gil e Anita são veganas…

Semana 13 Se existisse uma pílula que hackeasse seu cérebro para se tornar vegano, você tomaria? Se, de um dia para o outro, você se libertasse do vício em sofrimento animal e seu paladar achasse sem graça o sabor de carne/leite/queijo/ovo/etc? Sim, eu sei que você não tomaria a pílula. E-tá-tudo-bem, a amizade continua. O mundo nunca será vegano por …
Leia mais

A felicidade é vegana

Semana 12 O frango da Sadia não é feliz. Ele nem tem bico nem pode mexer suas asas.Ele fica preso amontoado junto com outros milhares, jogado em caixas pra lá e para cá. A vaca da Milka não é feliz. Ela vê seu filhinho sequestrado no primeiro dia e morto para carne de vitela. E ela logo é estuprada para engravidar …
Leia mais

Make Veganism Cool Again

Semana 11 O número de veganos tem crescido, mas somos ainda menos de 5% da população brasileira. Segundo pesquisa do Ibope de 2018, pelo menos o número de vegetarianos já é bem bem considerável, chegando a 15% da população (aproximadamente 30 milhões de pessoas).  Já li que essas pesquisas podem estar superestimadas, então vamos considerar, por segurança, metade desses números: 2,5% …
Leia mais

Você já é vegano, sabia?

Semana 10           “Abate humanizado” é um oxímoro, uma figura de linguagem que une conceitos opostos (como “água seca” ou “barulho silencioso”). Serve para a poesia, mas no mundo real simplesmente não existe.  Já o veganismo (segundo a Vegan Society): “é um modo de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra …
Leia mais

Toda arte é vegana, sabia? – PARTE 2

Semana 9 Não sabia? Então este diário está aqui para provar. Hoje, focaremos em literatura! Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) – o maior clássico da literatura nacional é dedicado aos vermes que comerão o cadáver do protagonista. Uma genial inversão crítica ao nosso vício de comer cadáveres. A metamorfose (Kafka) – o autor critica nosso trato com animais por …
Leia mais

Daqui 100 anos, a discriminação pelo passaporte será tão errada quanto a discriminação pela cor da pele

É 2020 e você está navegando na web quando vê um anúncio de emprego com algo muito incomum: “Estamos procurando profissionais de marketing experientes para nos ajudar a lançar uma nova linha de produtos. Apenas candidatos brancos, por favor”. Enfurecedor e deprimente! Quanto tempo você acha que levaria para todas as agências de notícias do mundo falarem sobre isso? E para …
Leia mais

Toda arte é vegana, sabia? – PARTE 1

Semana 8           Não sabia? Então este diário está aqui para provar! Hoje, focaremos em filmes e séries. Filmes: Os pássaros (de Hitchcock): a sinopse diz que uma rica socialite se interessa por um advogado em uma pet shop. Vai atrás desse romance e a cidade começa a ser atacada por milhões de pássaros. Ou seja, uma dura crítica à alienação da elite …
Leia mais

Jesus assiste a um filme vegano – PARTE 2

Voltamos no outro dia. Peguei uma cerveja e ofereci a Jesus. Ele agradeceu, mas pediu só um copo de água. E transformou em vinho. Retomamos o filme do minuto 20, quando se inicia a descrição da produção de ovos. As galinhas poedeiras são separadas dos machos (estes são enviados vivos a um triturador, que é considerada a forma mais humana). …
Leia mais

Jesus assiste a um filme vegano – PARTE 1

Semana 6 Resolvi assistir Dominion, o mais completo e atual documentário vegano, que mostra os bastidores de toda a violência animal na indústria da moda, cosméticos, entretenimento, alimentação etc. Eu não queria assistir sozinho e chamei Jesus. As cenas são em alta definição, feitas na Austrália, bem recentes (2018) e com os métodos de criação e abate “mais humanos”, suponho, que …
Leia mais

O Veganismo é uma seita?

Semana 5 O culto “Peoples Temple”, no final da década de 70, talvez seja um dos mais famosos da história. O líder Jim Jones convidou em torno de mil seguidores a se mudarem da Califórnia para a Guiana para construir uma sociedade utópica e autossuficiente. A situação evoluiu para um absurdo do líder convencer todos a se suicidarem juntos. Os …
Leia mais

A moral superior dos veganos

Semana 4 Para nós, que comemos carne, é difícil ler esse título, não? Como assim alguém tem uma moral superior à minha? Não sou inferior a ninguém! Quem é você para dizer que sou inferior a um vegano? Esses chatos malucos fazem parte de uma seita! Pois é: sou carnívoro como você, leitor. Como financiador da tortura de animais, digo que …
Leia mais

Carne: uma indústria da fome

Semana 3 Uma breve pausa na questão da tortura animal (abordada na última semana) para analisar outro ângulo dessa indústria. Comer carne é caro, é para poucos. Em 2020, o consumo médio no Brasil foi de 30 kg por habitante segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em uma conta grosseira, se pensarmos que os 50% mais pobres comem no máximo …
Leia mais

Um dos poucos consensos globais: tortura

Semana 2 O ser humano nasce, cresce, se divide politicamente e morre. Esse é o ciclo. Somos muito diversos e, durante nossas curtas vidas, conseguimos gerar e receber bastante ódio por opiniões e ambições contrárias. Pouquíssimos temas são consenso, mas um deles é a tortura. Exceto por uma diminuta minoria que louva torturadores, o valor da vida de um “inimigo” pode …
Leia mais

Nós que comemos carne somos os chatos. E cruéis.

Semana 1 Faz alguns dias que uma imagem não me sai da cabeça. Não vou descrevê-la, mas é uma daquelas que os veganos pedem para vermos. Não vou especificar nem postar a cena aqui, fiquemos na teoria: apenas imagine algo bem cruel e cheio de sangue e gritos desesperados de um animal. E um martelo. Pois é, caí nessa “emboscada” …
Leia mais

Como saber se alguém é pobre?

Como saber se alguém é pobre? O meio mais popular se baseia nos rendimentos que estejam abaixo da linha de pobreza estabelecida pelo Banco Mundial, que atualmente é de menos de 1,90 dólares por dia. Mas tem gente que acha essa uma abordagem simplista. Para corrigir isso, uma das propostas é um índice baseado em uma medição multidimensional da pobreza, o …
Leia mais

A Fábula do Dragão Tirano por Nick Bostrom

Era uma vez, um planeta que foi dominado por um dragão gigante. O dragão era mais alto do que a maior das catedrais e estava coberto com espessas escamas pretas. Seus olhos vermelhos brilhavam de ódio e de suas mandíbulas terríveis fluía um fluxo incessante de lodo verde amarelado e malcheiroso. Ele exigia da humanidade um tributo de gelar …
Leia mais

Um debate sobre Tecnocracia – por E. Glen Weyl e Scott Alexander

Reproduzimos aqui dois textos: o primeiro, Por que não sou um Tecnocrata por E. Glen Weyl e a resposta a esse artigo Contra Weyl sobre a Tecnocracia por Scott Alexander. Ambos foram traduzidos pelo Chaos Star em seu blog Political Syberia. O debate se estende ainda por outras réplicas e você pode conferi-las em seu blog. O debate gira em …
Leia mais

Vacinas: precisamos parar de falar em eficácia

1.Eficácia = redução de risco Não vamos falar aqui detalhadamente sobre cálculo da eficácia das vacinas. Você pode encontrar uma explicação completa sobre como se calcula a eficácia de vacinas nessa matéria do AosFatos. Vamos apenas partir de algo bem intuitivo: “eficácia de 50%” [1] quer dizer que você reduz o risco pela metade. Se você tomar tal vacina, e …
Leia mais