Benjamin Todd
Estamos prestes a resumir o guia inteiro em um minuto. Mas, antes disso, imagine algo animador: você está no fim da sua carreira de 80.000 horas.
Você está em seu leito de morte, repassando a sua vida.
De que tipo de coisa você pode se arrepender?
Talvez você tenha seguido o que parecia ser a opção mais fácil, ou feito o que seus pais fizeram.
Quem sabe você até tenha ganhado um monte de dinheiro fazendo algo que lhe interessava, e tivesse uma bela casa e um carrão. Mas você ainda se pergunta: para que tudo isso?
Agora imagine que você tenha trabalhado bem duro a vida toda, e tenha acabado salvando a vida de 100 crianças. Você consegue se imaginar arrependido disso?
Para ter uma vida genuinamente plena, precisamos nos voltar para fora e não para dentro. Em vez de perguntar “qual é a minha paixão?”, pergunte-se: “como posso contribuir ao máximo para o mundo?”
Como vimos, usando as nossas posições afortunadas no mundo e agindo de maneira estratégica, todos nós podemos fazer muito para ajudar os outros. E podemos fazer isso a um baixo custo para nós mesmos, e provavelmente tendo uma carreira mais bem-sucedida e satisfatória também.
O guia inteiro em um minuto
Para ter uma boa carreira, faça o que contribui. Em vez de esperar descobrir a sua paixão num lampejo de insight, a sua satisfação crescerá com o tempo conforme você aprende o que se adéqua, domina habilidades valiosas e as utiliza para ajudar os outros. (Parte 1)
Para fazer o que contribui, construa habilidades úteis e aplique-as a problemas significativos. Aqui estão três estágios fundamentais nos quais você deve focar ao longo do tempo:
- Explore e investigue as suas incertezas fundamentais para encontrar as suas melhores opções, em vez de “confiar no seu instinto” ou filtrar cedo demais. Faça disso o seu foco fundamental até ter confiança suficiente em algumas opções de longo prazo para apostar em uma (Parte 8).
- Construa capital de carreira para se tornar tão grande quanto pode ser. Isso significa procurar empregos que lhe permitam melhorar em termos gerais as suas habilidades, reputação, conexões e caráter, e que mais acelerem você em direção à sua visão, bem como investigar o seu desenvolvimento pessoal. Faça isso até ter aproveitado as melhores oportunidades para investir em si mesmo (Parte 7 e Parte 9). Então, use o seu capital de carreira para…
- Implemente. Use o seu capital de carreira para efetivamente ajudar os outros. Faça isso focando nos problemas sociais mais urgentes em vez daqueles com que você se depara: aqueles que são grandes em termos de escala, negligenciados e solucionáveis (Parte 2, Parte 4 e Parte 5).
Para fazer a maior contribuição para a resolução desses problemas, pense de forma ampla: considere pesquisar, comunicar ideias, construir comunidades, construir organizações e carreiras no governo e na elaboração de políticas, ou ganhar para doar, assim como as carreiras ajudando diretamente que vêm primeiro à mente. (Parte 6). E foque nos caminhos que tenham a melhor adequação pessoal. (Parte 8).
Embora muitos esforços para ajudar os outros fracassem, os melhores podem ser enormemente eficazes; então seja ambicioso. Mas não esqueça que você pode ter um grande impacto em qualquer emprego (Parte 3).
Enquanto faz o que mencionamos acima, continue adaptando o seu plano para encontrar a sua melhor adequação pessoal. Pense como um cientista testando uma hipótese: faça o seu melhor palpite, esclareça as suas incertezas fundamentais e então investigue-as. Tenha algumas ideias sobre a melhor visão de longo prazo, mas então dê bastante atenção a encontrar o melhor próximo passo (pensando de frente para trás e de trás para frente). Elimine quaisquer empregos que causem danos diretos significativos, ainda que pareça que lhe permitem ter um maior impacto. Se você continuar aprendendo mais e melhorando as suas habilidades com cada passo, você pode construir uma carreira cada vez melhor com o tempo. (Parte 8 e Parte 10).
Busque uma comunidade e candidate-se de modo amplo (tanto com opções de extensão quanto de reserva) para ter sucesso. (Parte 11 e Parte 12).
Trabalhando juntos, ao longo de nossas vidas, podemos prevenir a próxima pandemia e mitigar os riscos da IA, podemos acabar com a pobreza extrema e a pecuária industrial, e podemos fazer isso enquanto temos vidas interessantes e realizadas também. Então, vamos fazer isso.
Você tem 80.000 horas na sua carreira.
Não as desperdice.
Receba ajuda para fazer o seu plano falando individualmente com a nossa equipe Agora que você completou o guia, a nossa equipe de aconselhamento talvez possa ajudá-lo a verificar o seu novo plano de carreira, e também apresentá-lo a mentores e encontrar oportunidades de trabalho para ajudar você a colocá-lo em ação. (É de graça!) FALE COM A NOSSA EQUIPE (EM INGLÊS) |
Leia também:
O Propósito da Vida não é a Felicidade: é a Utilidade
NOTA: esta é uma tradução do Guia de Carreiras do 80,000 Hours, tendo maio de 2023 como última atualização. Ela pode não corresponder à versão mais atualizada, que pode ser acessada em: https://80000hours.org/career-guide/end/