Guia de “Doação 101” da GiveWell

N.R: Nos sistemas de numeração de cursos universitários americanos, o número 101 é frequentemente usado para um curso introdutório em nível iniciante na área de assunto de um departamento. Com base nisso, o termo “101” (pronuncia-se ONE-oh-ONE) virou uma gíria para o conhecimento básico de um tópico ou a uma coleção de materiais introdutórios a um tópico, como na frase “aprender a descascar batatas é Cozinha 101”.

Os princípios-chave que recomendamos que você tenha em mente ao decidir onde doar:

Sua doação pode mudar a vida de alguém.

Por alguns milhares de dólares, mais ou menos, você pode salvar ou melhorar a vida de alguém no mundo em desenvolvimento. Esta alegação não é um “discurso de marketing” como os  que você lê em solicitações de mala direta – é o resultado alcançado por organizações excepcionais. Para saber mais, consulte:

A doação errada pode não realizar nada.

Organizações que comprovadamente mudam vidas são a exceção, não a regra. Por que? Os captadores de fundos muitas vezes dependem de conexões sociais ou apelos emocionais e quase nunca fazem demonstrações baseadas em fatos da efetividade dos programas. Isso significa que muitas organizações arrecadam dinheiro e executam programas sem nunca demonstrarem que seus programas realmente funcionam. Por que as organizações devem demonstrar que seus programas funcionam?

Especialistas, governos e fundações tentaram (e muitas vezes falharam) por décadas em resolver muitos dos mesmos problemas que as organizações estão trabalhando hoje. Isso significa que muitas organizações podem não estar realizando nada. Para saber mais, consulte:

Seu dólar vai mais longe no exterior

Em última análise, não há resposta “certa” para a questão de qual causa você deve apoiar. Ao considerar essa decisão, vale a pena reconhecer que o impacto que você pode ter com sua doação varia muito entre as causas. Se você se concentrar na educação na cidade de Nova York, custa mais de 100.000 dólares para educar um aluno ao longo de 12 anos de escola. Ao apoiar a ajuda internacional, você pode salvar a vida de uma pessoa por alguns milhares de dólares ou mais.1 Isso não significa que você deva necessariamente apoiar a ajuda internacional, mas, assim como sempre que gasta seu dinheiro, é importante saber o que está recebendo. Para saber mais, consulte:

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

1. Em média, as doações de nosso Fundo das melhores organizações em 2021 salvou uma vida por cerca de 5.000 dólares. Saiba mais sobre nosso custo estimado para salvar uma vida em “Como Produzimos Estimativas de Impacto.”

Autor: GiveWell

Publicado originalmente aqui.

Tradução: Leo Arruda

Revisão: Fernando Moreno

Deixe um comentário