Em meio a pandemia, os Irlandeses arrecadaram 1,8 milhão de dólares para a tribo americana Choctaw combater os efeitos do coronavírus, retribuindo gesto feito em 1847 quando essa tribo doou 150 dólares na grande fome da Irlanda.
Doações para tribos nativo americanas que foram gravemente atingidas pelo coronavírus estão chegando da Irlanda, pagando uma dívida que remonta à fome do século XIX.
Pelo menos 41 pessoas foram vítimas do Covid-19 na nação Navajo, que fica em partes do Utah, Arizona e Novo México, o aumento de casos é parcialmente atribuído a uma crise da água. Estima-se que 40% dos navajos não têm água corrente em casa, e uma seca no sudoeste agravou a crise.
À medida que a pandemia se intensificou, as famílias Navajo e Hopi montaram uma campanha no GoFundMe para arrecadar dinheiro para pagar pela água engarrafada. Já foram arrecadados mais de US $ 1,3 milhão (€ 1,2 milhão), com doações vindas da Irlanda.
Índice
A grande fome da Irlanda
A generosidade remonta a um gesto feito em março de 1847, quando a tribo Choctaw ouviu falar de uma grande fome na Irlanda. A tribo ainda estava gradualmente se restabelecendo em Oklahoma após ter sido expulsa de suas terras ancestrais no Mississippi.
Reunidos em um prédio em Skullyville, Oklahoma, os Choctaw decidiram mostrar solidariedade por pessoas que estavam a quilômetros de distância e que nunca haviam conhecido. Agora, 173 anos depois, o gesto está sendo retribuído por doadores da Irlanda.
“O povo Choctaw e Navajo ajudou os irlandeses durante a Grande Fome, apesar de seu próprio sofrimento”, escreveu Michael Corkery, que doou US$ 200.
“Quando eu ouvi falar disso, nunca esqueci. Agora é história, mas ainda estamos agradecidos. Obrigado!”
Tradução: Fernando Moreno
Traduzido originalmente de: https://www.independent.ie/world-news/coronavirus/grateful-irish-honour-their-famine-debt-to-choctaw-tribe-39178123.html
Você pode se interessar em ler também:
O Propósito da Vida não é a Felicidade: é a Utilidade