A inteligência artificial (IA) é o conjunto de competências intelectuais características de seres humanos demonstradas por máquinas, bem como a área de pesquisa voltada para a criação de máquinas com essas capacidades.
Terminologia
A literatura sobre risco da IA apresenta várias expressões que são comumente usadas para se referir a vários tipos ou formas de inteligência artificial. Essas noções nem sempre são usadas de forma consistente.
Como observado, a inteligência artificial é o conjunto de capacidades intelectuais características dos seres humanos exibidas pelas máquinas. Mas alguns autores usam o termo de forma imprecisa, para se referir à IA de nível humano ou mesmo à IA forte (um termo que em si é muito impreciso). 1
A inteligência artificial de nível humano (Human-level artificial intelligence – HLAI) é a IA que é pelo menos tão inteligente quanto um ser humano médio ou típico. Em certo sentido, essa IA exigiria a exibição de habilidades de nível humano em cada uma das capacidades que constituem a inteligência humana. Em outro sentido, mais fraco, o requisito é que essas capacidades, avaliadas em conjunto, sejam pelo menos equivalentes ao agregado de capacidades humanas. Uma IA que é mais fraca que humanos em algumas dimensões, mas mais forte que humanos em outras, contaria como nível humano nesse sentido mais fraco. (No entanto, não está claro como essas diferentes capacidades devem ser trocadas umas contra as outras ou o que fundamentaria essas trocas.2)
A inteligência artificial geral (Artificial General Intelligence AGI) é a IA que não apenas exibe alta capacidade em uma ampla gama de domínios específicos, mas que também pode generalizar essa inteligência entre esses domínios e exibir outras habilidades que são amplas e não restritas em escopo.3 “Inteligência artificial geral” às vezes também é usada como sinônimo de “inteligência artificial de nível humano”. 4 5
Inteligência de máquina de alto nível (High-level machine intelligence – HLMI) é a IA que pode realizar a maioria das profissões humanas pelo menos tão bem quanto um humano típico. Vincent Müller e Nick Bostrom cunharam a expressão para superar as deficiências percebidas na terminologia existente.6 7
Finalmente, “inteligência artificial forte” (strong AI) é uma expressão multiplamente ambígua que pode significar “inteligência artificial geral”, “inteligência artificial de nível humano” ou “superinteligência“, entre outras coisas.8
Discussão
Hoje, alguns sistemas de IA são melhores do que as pessoas mais inteligentes em algumas tarefas intelectuais, como xadrez, mas muito piores em outras, como escrever trabalhos acadêmicos. Se os sistemas de IA eventualmente se tornarem tão bons ou melhores que os humanos em muitas dessas tarefas restantes, seu impacto provavelmente será transformador. Além disso, no caso extremo em que os sistemas de IA eventualmente se tornem mais capazes do que os humanos em todas as tarefas intelectuais, esse seria sem dúvida o desenvolvimento mais significativo da história humana.
Possíveis impactos do progresso na IA incluem progresso científico acelerado, desemprego em larga escala, novas formas de guerra e riscos de comportamento não intencional em sistemas de IA.
Leitura adicional
Christiano, Paul (2014) Três impactos da inteligência de máquina, Rational Altruist, 23 de agosto.
Notas
1. Um exemplo deste último é Muehlhauser, Luke (2013) Quando a IA será criada?, Machine Intelligence Research Institute, 16 de maio.
2. Impactos de IA (2014) IA de nível humano, Impactos de IA, 23 de janeiro.
3. Ver Pennachin, Cassio & Ben Goertzel (2007) Contemporary approach to artificial general intelligence, em Ben Goertzel & Cassio Pennachin (eds.) Artificial General Intelligence, Berlin: Springer, pp. 1–30. A expressão foi popularizada, mas não cunhada, por Cássio Pennachin e Ben Goertzel. Ver Goertzel, Ben (2011) Quem cunhou o termo “AGI”?, Blog de Ben Goertzel, 28 de agosto.
4. Muehlhauser, Luke (2013) O que é inteligência?, Machine Intelligence Research Institute, 19 de junho.
5. Baum, Seth D, Ben Goertzel & Ted G Goertzel (2011) Quanto tempo até a IA de nível humano? Resultados de uma avaliação de especialistas, Previsão Tecnológica e Mudança Social, vol. 78, pp. 185-195.
6. Müller, Vincent C. & Nick Bostrom (2016) Progresso futuro em inteligência artificial: uma pesquisa de opinião de especialistas, em Vincent C. Müller (ed.) Questões fundamentais de inteligência artificial, Cham: Springer International Publishing, pp. 555–572.
7. Em sua influente pesquisa com pesquisadores de aprendizado de máquina, Katja Grace e seus colaboradores definem “inteligência de máquina de alto nível” da seguinte forma: “temos ‘inteligência de máquina de alto nível’ quando máquinas sem ajuda podem realizar todas as tarefas de forma melhor e mais barata do que trabalhadores humanos. ” (Grace, Katja et al. (2017) Quando a IA excederá o desempenho humano? Evidências de especialistas em IA, ArXiv, 1705.08807.) A expressão é operacionalizada ainda mais em Muehlhauser, Luke (2015) O que sabemos sobre cronogramas de IA?, Open Philanthropy, outubro (atualizado em julho de 2016), seção 1.
8. Wikipedia (2021) Strong AI, Wikipedia, 18 de outubro.
Fonte: https://forum.effectivealtruism.org/topics/artificial-intelligence