Da Wikipédia em Português:
Um Estudos de infecção humana controlada (EIHC), também chamado de ensaio de desafios humanos, é um tipo de ensaio clínico para uma vacina ou outro produto farmacêutico envolvendo a exposição intencional do sujeito do teste à condição testada. Os estudos de desafio humano podem ser eticamente controversos porque envolvem a exposição dos voluntários a perigos além daqueles representados por possíveis efeitos colaterais da substância sendo testada.
Durante meados do século 20 e 21, o número de EIHCs tem aumentado. Um estudo deste tipo para testar vacinas promissoras para prevenção da COVID-19 foi considerado durante 2020 por vários desenvolvedores de vacinas, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e foi aprovado no Reino Unido em 2021.
Durante a segunda metade dos séculos 20 e 21, as vacinas para cerca de 15 patógenos foram aceleradas em estudos de desafio humano – envolvendo cerca de 30.000 participantes – contribuindo para o desenvolvimento de vacinas para prevenir cólera, febre tifóide, gripe sazonal e outras infecções. Desde a década de 1980, os ensaios de desafio que relataram efeitos adversos resultaram em apenas 0,2% de pacientes com efeitos adversos graves De acordo com especialistas em ética médica, os métodos de condução de ensaios clínicos por testes de desafio humano melhoraram ao longo do século 21, satisfazendo requisitos éticos, de segurança e regulatórios, tornando-se cientificamente aceitáveis e eticamente válidos desde que os participantes estejam bem informados e tenham se voluntariado livremente, e que os ensaios estejam aderentes ao rigor demandado para a realização de pesquisas clínicas.
Do EA Forum:
Ensaios clínicos que envolvem a exposição deliberada de voluntários interessados a doenças infecciosas. Os ensaios dos desafios humanos têm sido usados para diversas doenças, inclusive influenza, febre tifoide, cólera, malária e, mais recentemente, COVID-19.
1Day Sooner
Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que advoga em nome de voluntários que estejam dispostos a participarem de pesquisas médicas de alto risco e alto impacto.
A 1Day Sooner foi fundada em abril de 2020 para promover o uso de EIHCs como forma de acelerar o desenvolvimento de vacinas COVID-19. A organização agora expandiu sua atuação para trabalhar em outros tipos de testes bem como em outros projetos, tal como a equidade de vacinas e a prontidão para pandemias.
Leitura adicional:
Wellcome (2018) What are human infection studies and why do we need them?, Wellcome, Dezembro (atualizado 28 June 2021).
Matthews, Dylan (2020) How exposing healthy volunteers to Covid-19 for vaccine testing would work, Vox, May 20.
Piper, Kelsey (2021) What kind of person signs up to be infected with the coronavirus on purpose?, Vox, March 31.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estudos_de_infec%C3%A7%C3%A3o_humana_controlada
https://forum.effectivealtruism.org/topics/human-challenge-trials