Espaço para mais financiamento é uma medida da capacidade de uma organização de absorver doações adicionais.
Uma maneira de olhar para as organizações ou áreas é extrapolando a eficácia média do passado. Um ponto fraco dessa abordagem é que ela não leva em conta a tendência a rendimentos decrescentes (ou retornos decrescentes). Se o valor do financiamento for aumentado e se o financiamento extra tiver retornos decrescentes, as estimativas baseadas na eficácia média passada superestimarão a eficácia futura.
A GiveWell usa o conceito de “espaço para mais financiamento” para resolver este problema.1 Se uma organização apresenta retornos decrescentes acentuadamente, diz-se que “não há espaço para mais financiamento”. Por outro lado, se aparentemente a organização ainda não estiver obtendo retornos decrescentes, a organização tem “espaço para mais financiamento”. É uma questão de definição o quão acentuadamente os retornos devem estar diminuindo antes que uma organização não tenha espaço para mais financiamento.
Um conceito relacionado é o de “lacuna de financiamento”, que é a diferença entre a quantidade de dinheiro que uma organização tem atualmente e a quantidade de dinheiro que ela precisaria levantar para não ter mais espaço para mais financiamento. Max Dalton fornece uma análise mais completa daquilo que deveriamos entender por uma lacuna de financiamento.2
No entanto, alguns argumento que os modelos de “lacuna de financiamento” são geralmente menos precisos ou claros do que os modelos que mostram o impacto em função do financiamento.3
Leitura adicional
GiveWell (2016) Espaço para mais financiamento, GiveWell.
Notas
1. Karnofsky, Holden (2009) Algumas maneiras simples de verificar “espaço para mais financiamento”, The GiveWell Blog, 17 de dezembro (atualizado em 17 de agosto de 2011).
2. Dalton, Max (2017) Definindo funções de retorno e lacunas de financiamento, Center for Effective Altruism, 23 de maio.
3. Dalton, Max & Owen Cotton-Barratt (2017) Selecionando o modelo apropriado para retornos decrescentes, Center for Effective Altruism, 23 de maio.
Fonte: https://forum.effectivealtruism.org/topics/room-for-more-funding