Quanto sua personalidade, valores e preferências mudarão na próxima década? Provavelmente mais do que você pensa, pelo menos de acordo com um artigo recente, “The End of History Illusion” 1 por uma equipe de psicólogos de Harvard e da Universidade da Virgínia.
Em vários experimentos separados, os autores pediram a um total de mais de 19.000 pessoas entre 18 e 68 anos para medir sua personalidade, valores e preferências atuais2. Metade deles também foi solicitado a completar a avaliação como eles acreditavam que teriam feito dez anos antes, enquanto a outra metade foi solicitada a prever o que eles diriam em dez anos.
Em seguida, os autores analisaram os dados sobre como as pessoas acreditavam que haviam mudado na última década (dados de mudanças anteriores) e os dados sobre como as pessoas acreditavam que mudariam na próxima década (dados de mudanças futuras). Eles compararam os dados de mudanças futuras de pessoas de 18 anos no estudo com os dados de mudanças passadas de pessoas de 28 anos, os dados de mudanças futuras de pessoas de 19 anos com os dados de mudanças passadas de pessoas de 29 anos e assim por diante.
Se as pessoas fossem precisas em suas previsões de quanto elas mudariam, você esperaria que os conjuntos de dados correspondessem. Na verdade, os experimentos mostraram consistentemente que as pessoas subestimavam o quanto elas mudariam.3
Os resultados mostram que as pessoas mudam ao longo de suas vidas (embora a taxa de mudança diminua à medida que as pessoas envelhecem), resultado consistente com outros estudos.
Mais interessante ainda, enquanto os participantes do estudo foram capazes de reconhecer que mudaram no passado, pessoas de todas as idades parecem acreditar que esse processo de mudança chegou ao fim para eles. Como dizem os autores do jornal:
[Eles] parecem acreditar que o ritmo da mudança pessoal diminuiu muito e que recentemente se tornaram as pessoas que permanecerão.
Você pode assistir o autor Dan Gilbert discutir suas descobertas aqui.
O que isto significa?
O jornal menciona adolescentes fazendo tatuagens que eles vão querer remover mais tarde na vida e jovens adultos se casando com pessoas das quais mais tarde vão querer se livrar. Mas o que isso significa para nossas carreiras?
O fato de sua personalidade, valores e interesses mudarem no futuro é um dos principais motivos para manter suas opções em aberto.
No entanto, este artigo também sugere4 que você provavelmente subestima o quanto mudará. Isso significa que você deve tentar manter suas opções ainda mais abertas do que pensa inicialmente.
Notas e referências
1. Quoidbach, J., Gilbert, DT, & Wilson, TD (2013). A Ilusão do Fim da História. Science, 339(6115), 96-98. Arquivado por Archive.org.
2. A personalidade foi avaliada usando o Inventário de Personalidade de Dez Itens para medir os cinco grandes traços de personalidade . Para valores, os participantes foram solicitados a declarar a importância para eles de dez valores básicos, como hedonismo, sucesso e segurança. Para preferências, eles foram solicitados a nomear seu tipo favorito de música, tipo favorito de férias, tipo favorito de comida, hobby favorito e melhor amigo.
3. Testes adicionais foram realizados para descartar possíveis razões alternativas para a discrepância: superestimação do nível de mudança passada, diferentes maneiras de interpretar termos em relação a estimativas passadas e futuras e subestimação de mudança futura devido à incerteza sobre como seria a mudança.
4. Este é apenas um estudo em psicologia, então não devemos colocar muito peso nas descobertas. No entanto, o tamanho da amostra foi razoavelmente grande, não temos conhecimento de nenhum documento conflitante e o resultado é intuitivo. Com isso em mente, achamos mais provável que as conclusões do artigo sejam precisas.
Fonte: https://80000hours.org/2015/02/we-change-more-than-we-expect-so-keep-your-options-open/