Introdução: Por que eu deveria ler este guia?

NOTA: essa é uma tradução não oficial do Guia de Carreiras original e pode não corresponder a versão mais atualizada, a qual pode ser acessada em: https://80000hours.org/career-guide/introduction/

Ao longo de sua carreira, você gastará cerca de 80.000 horas trabalhando: 40 horas por semana, 50 semanas por ano, por 40 anos. Diante disso, como gastar esse tempo é uma das decisões mais importantes que você tomará na sua vida.

Escolha com sabedoria, e você não só terá uma vida mais gratificante e interessante, como também poderá ajudar a resolver alguns dos problemas mais urgentes do mundo. Mas como escolher?

Para responder a esta pergunta, criamos uma organização sem fins lucrativos independente e trabalhamos por 5 anos juntamente a acadêmicos de Oxford. Nosso único objetivo é ajudar você a ter o maior impacto positivo possível no mundo.

Ao longo do caminho descobrimos algumas coisas surpreendentes e mais de 2 milhões de pessoas leram nossos conselhos.

Cada ponto ilustra uma das 80.000 horas em sua carreira. Se você pudesse fazer sua carreira apenas 1% mais impactante, ou 1% mais agradável, valeria a pena gastar até 1% de sua carreira, descobrindo como fazê-lo. São 800 horas, cinco meses de trabalho em tempo integral. Felizmente, este guia leva apenas cerca de 4 horas. 

Como começamos?

Em 2011, éramos estudantes em Oxford. Queríamos descobrir como poderíamos fazer um trabalho que amássemos e ao mesmo tempo tivéssemos um impacto positivo significativo.

Nós nos perguntamos: devemos trabalhar numa ONG? Fazer uma pós-graduação? Entrar em empresas para que pudéssemos ganhar altos salários e dar dinheiro à filantropia? Desistir e ir meditar em uma caverna? Ou algo totalmente diferente?

A maioria dos guias de carreira que liamos eram sobre como conseguir empregos diferentes, mas poucos deram conselhos sobre quais empregos deveríamos buscar. A maioria das pessoas que conhecíamos nem sequer buscou um aconselhamento formal de carreira, se fiando, em vez disso, em conversas com amigos.

Quanto a fazer o bem com a sua carreira, as pessoas sugeriram coisas como medicina, trabalho social, educação ou, o mais empolgante, trabalhar na área de responsabilidade social corporativa. Mas, por mais valiosas que sejam essas carreiras, sentíamos que poderia haver opções de ainda maior impacto em outros lugares.

Por exemplo, reconhecemos que algumas das pessoas com maior impacto na história vieram de campos diferentes. Martin Luther King, Jr. foi um pastor que moldou o movimento dos Direitos Civis. Bill Gates é um engenheiro de software bilionário que salvou a vida de milhões de crianças ao doar sua riqueza. Marie Curie foi uma cientista pioneira em sua pesquisa sobre radioatividade que resultou em tecnologias médicas que salvaram muitas vidas.

Começamos então a fazer nossa própria pesquisa sobre qual carreira escolher, e a dar palestras em Oxford. E, para nossa surpresa, as pessoas escutaram, e algumas começaram a mudar completamente o que elas fariam com suas vidas.

Em 2011, inspirados neste feedback, fundamos a 80.000 horas como um projeto de meio período em colaboração com pesquisadores de Oxford.1 O objetivo era fornecer o conselho que queríamos ter tido – fácil de usar, explicado de forma transparente e baseado nas melhores evidências disponíveis.

Em 2012, levantamos um financiamento e contratamos nossa equipe. Nós somos uma ONG sustentada por doações individuais, e nós não recebemos dinheiro de anunciantes ou recrutadores, então todos os nossos conselhos são imparciais.

Desde então, conversamos com centenas de especialistas, passamos centenas de horas lendo a literatura relevante, e conduzimos nossas próprias análises sobre as muitas opções de emprego disponíveis. Ainda temos muito a aprender, muitas destas questões são difíceis de resolver, e cometemos alguns erros; mas não achamos que outra pessoa tenha feito tanta pesquisa sistemática sobre este tema como nós.

Entre as coisas que aprendemos: se você quer uma carreira satisfatória, “siga sua paixão” pode ser um conselho enganoso; que você pode ser capaz de fazer mais bem como contador do que trabalhando numa ONG; e que muitas abordagens para tornar o mundo um lugar melhor não funcionam. Nós também apresentamos novas formas de abordar questões muito antigas, como, por exemplo, a melhor maneira de descobrir aquilo em que você é bom e como ter mais sucesso na carreira.

Mais importante ainda, aprendemos que, ao longo da sua carreira, se você escolher bem, você provavelmente poderá fazer um bem na escala de salvar centenas de vidas, ou mais, enquanto faz um trabalho que é mais agradável e gratificante também.

Até agora, milhares de pessoas mudaram significativamente seus planos de carreira com base em nossos conselhos. Esses leitores prometeram mais de US $ 30 milhões para algumas das instituições de caridade mais eficazes do mundo, fundaram dez novas organizações voltadas para fazer o bem e ajudaram a iniciar o movimento global de “altruísmo eficaz”, que visa usar evidências e a razão para determinar as maneiras mais efetivas de ajudar os outros. Alguns de nossos leitores estão salvando centenas de vidas pelo desenvolvimento internacional, alguns estão trabalhando em áreas negligenciadas de políticas públicas, alguns estão desenvolvendo tecnologias inovadoras e outros usaram nossa pesquisa para descobrir seus próprios caminhos.

 

O que você aprenderá

Os primeiros seis artigos discutem quais opções serão mais gratificantes e terão o maior impacto a longo prazo:

  1. O que caracteriza um trabalho dos sonhos?

  2. Será que uma pessoa pode fazer a diferença?

  3. Como ter um impacto positivo real em qualquer trabalho.

  4. Como escolher onde manter o foco.

  5. Quais são os maiores e mais urgentes problemas do mundo?

  6. Em que trabalho você pode ajudar o maior número de pessoas?

Os quatro seguintes abordam como restringir essas opções e ter sucesso ao investir em si mesmo:

  1. Quais empregos colocam você em uma posição melhor?

  2. Como encontrar a carreira certa para você.

  3. Como ser mais bem sucedido em qualquer trabalho.

  4. Como escrever um plano de carreira.

As duas últimas abordam a forma de agir e lançar a sua carreira dos sonhos:

  1. Como conseguir um emprego.

  2. Como a nossa comunidade pode ajudar.

 

Para quem é esse guia?

A maioria das seções é relevante para todos. No início de sua carreira, você tem mais flexibilidade, mas não importa quantos anos você tem, você precisa investir em suas habilidades, escolher quais problemas se concentrar e comparar as opções disponíveis para você. Embora tenhamos planejado o guia especialmente para estudantes e recém-formados em seus 20 anos, as idéias se aplicam a um leitor de qualquer idade.

Para as pessoas que já estão trabalhando em uma área específica, também temos informações sobre o que fazer dentro de diferentes caminhos de carreira, problemas globais e áreas de especialização.

Clique aqui para o próximo capítulo: o que torna um trabalho satisfatório? O que a evidência diz? O que é um trabalho “dos sonhos”?